SERGIO COSTA

Camperiando

Se deu para entender bem como serão as contas para conquistar vaga no legislativo neste pleito, partidos pequenos estão em maus lençóis.

Ou seja, dividir o número de votos válidos pelo número de cadeiras na Câmara dá um percentual alto. Tirando como exemplo a eleição de 2016, quando em Urussanga tivemos 13.745 votos válidos, seria necessário o partido ter mais de 1500 votos para garantir uma vaga.

Turma camperiando para não morrer na invernada.


Ônibus na pandemia

Enquanto ainda não se sabe quando acontece o retorno às aulas presenciais, o governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, oficializaram nesta quarta-feira, 21, a entrega de mais 73 ônibus novos para o transporte escolar, com investimento de R$ 16,6 milhões.

Final feliz

Filha do prefeito de Laranjeiras do Sul- PR, que foi sequestrada e mantida 5 dias em cativeiro na cidade de Cantagalo, foi libertada essa semana.

Médica Tamires Gimelli que reside em Erechim estava desaparecida desde a sexta-feira 16/10.


Guerra eleitoral

Clima está cada dia mais quente em Urussanga e na região com a proximidade do pleito de 15 de novembro.

Nessa guerra eleitoral, o meio mais utilizado para mostrar verdades ou difamar pessoas são as redes sociais.

Watsapp vem sendo acionado de madrugada, incomodando os cidadãos e tentando denegrir imagem de candidatos.

É o vale tudo pelo poder. Lamentável.


Politizada

Se houve algo neste tumultuado 2020 que foi politizado ao extremo, isso se chama Covid-19.

Enquanto governantes divergem sobre a melhor forma de combater e brasileiros discutem em redes sociais se a culpa é da direita ou da esquerda, o coronavírus mostra que não está para brincadeira. Em São Paulo, estudo aponta que de cada 4 paulistanos 1 já foi infectado pelo “coronga”.


Voltando

Enquanto isso, na nossa co-irmã Longarone, prefeito Roberto Padrin pede a colaboração da população no uso de máscaras e responsabilidade para com as medidas de prevenção no combate ao coronavírus que voltou com força total na Itália.


Pra se acabá

Professora dentro de saco virando notícia na internet, eleitor arrancando adesivo de candidato, tiros em sítio da família de candidata, discussões acaloradas e até desrespeitosas, denúncias e defesas sendo feitas no mundo virtual dão o tom deste final de campanha eleitoral em Urussanga. Quem sobreviver,certamente mancará.


Belo exemplo



Jorge Henrique Zanatta Trichez, o caçula da amiga Olguinha, foi flagrado por este colunista cuidando dos gerânios que enfeitam a fachada da Panificadora Urussanga, de propriedade de sua família.

Como as palavras bíblicas afirmam que “ nem só de pão viverá o homem...”, Ike vai se garantindo fisicamente com o oxigênio das plantas e espiritualmente com o toque divino na beleza das flores.

Parabéns,Ike!

Bom exemplo para deixar nossa Benedetta cada vez mais bonita.







FOTO DA SEMANA

Esta semana parte dos integrantes do Grupo Amici della Polenta dedicaram-se a tarefa do carregamento e descarregamento manualmente de parte dos tijolos que serão utilizados para a construção da Atafona que, quando pronta, será utilizada como “carro chefe” na divulgação de mais um item incluso nas nossas tradições, ou seja, a moagem do milho para obtenção de uma farinha de qualidade e preparada na sua essência ao modo que os imigrantes trouxeram e aqui implantaram. Hoje já considerada uma raridade na Região, a atafona do Parque Municipal servirá no mínimo para manter ainda arraigado em nós um dos equipamentos que tanto e tão frequente as pessoas de meia idade conviveram muito próximos de suas casas dado o número delas então existentes.