top of page
Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SERGIO COSTA

Sindicato I

Cumprimentos aos que, in memoriam ou que estão junto de nós, trabalharam incansavelmente para que o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Urussanga e Cocal do Sul completasse neste mês os seus 50 anos.

Uma entidade que muito contribuiu no contexto organizacional e no desenvolvimento da classe rural urussanguense. Parabéns ao Presidente Adefonso Baesso, sua Diretoria e a todos que fazem parte desta história de sucesso.


Sindicato neutro

Após reunião de Diretoria e assinatura em Ata, Adefonso Baesso presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urussanga e Cocal do Sul afirma que, em relação ao próximo pleito, a decisão tomada pelos Diretores da referida entidade quanto a apoio a qualquer candidato ou partido é de absoluta neutralidade.

“É de conhecimento de todos que quando a ideologia político partidária entra nas entidades o direcionamento para um ou outro lado só traz prejuízos e desvirtua os objetivos para os quais deve trabalhar um Sindicato. Vamos estar irmanados com Executivo e no Legislativo, não importando as cores partidárias, visando sempre a busca e a soma de conquistas para os associados. Esta é a nossa verdadeira política”, conclui o presidente Adefonso Baesso.


Prometendo

Muito embora não tenha ainda recorrido ao nosso expert Marcio Sônego para suas manifestações relacionadas ao comportamento do clima e perspectivas para a próxima safra da uva, percebi em vários locais da Benedetta que a brotação das vinhas e do número de cachos por ramo prometem um volume de produção bem maior do que a safra 2019/2020 e, desta forma, dos bons vinhos também.Tomara que esteja certo!


Sem previsão

Talvez seja cedo, mas este colunista ainda não ouviu falar qual partido ou candidatos devem preparar a barca no rio Urussanga rumo à Esplanada, como sempre aconteceu em eleições anteriores.Aguardemos!


Expectativa

A divulgação da pesquisa eleitoral feita pela rádio Som Maior e divulgada pelo amigo Adelor Lessa essa semana, deixou contente o prefeito de Criciúma-Clésio Salvaro que está disparado na liderança.

Mas, por outro lado, deve estar criando um clima de muita expectativa nos municípios onde os prefeitos também buscam a reeleição. Afinal, um índice baixo em momento tão próximo da votação pode complicar tudo.


Longe dos holofotes

Velhas lideranças de partidos em Urussanga pouco tem aparecido ao lado dos candidatáveis nesta campanha eleitoral.

O que muita gente pergunta é: seria estratégia combinada entre candidatos e lideranças ou os “cernes” da política da Benedetta estariam invisíveis usando a técnica do personagem Chaves “sem querer querendo”? E, se for, quais seriam os motivos?


Recuperando

Divulgados na quarta-feira 30/09, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) mostram que a Região Carbonífera recuperou todos os empregos formais perdidos durante a pandemia e ainda acrescentou novos postos de trabalho com carteira assinada. No rancking dos melhores estão: Criciúma em 1º, Içara em 2º e Urussanga em 3º lugar na geração de novos postos de trabalho.



Gravações

Candidatos e seus cabos eleitorais que abram os olhos e fechem a boca ao fazerem acusações ao seus adversários, quando vão em residências pedir votos.

Informação passada a este colunista é de que há gravações de graves acusações que devem parar na polícia e no MP. Se liga, gente! Hoje há equipamentos minúsculos capazes de registrar tudo até no escuro.


Sem cobrança

Deputados catarinenses aprovaram em 1º turno na terça dessa semana, a PEC que pretende proibir a cobrança de pedágios urbanos em Santa Catarina. De autoria do deputado Ivan Naatz (PL), recebeu 28 votos favoráveis, três contrários e três abstenções. Ela altera o artigo 128 da Constituição Estadual, com o objetivo de proibir a cobrança de taxa de qualquer natureza que limite o tráfego de pessoas ou de bens, a exemplo da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) cobrada pelo município de Bombinhas, no Litoral Norte.


Mais aumentos

Mais de 80 presidentes de Sindicatos Rurais de Santa Catarina participaram esta semana de Webinar sobre os impactos da reforma tributária ao setor agropecuário.

Desoneração da cesta básica, fim dos benefícios fiscais e criação de um imposto seletivo que coloca os produtores rurais como contribuintes diretos são os principais pontos que preocupam o setor. Na avaliação deles, a reforma representa aumento da carga tributária para o agro e, consequentemente, elevação dos custos de produção. Em bom português: vai sobrar pro bolso do povo de novo!


Frase

“A verdade é que cada um tem a sua, e nem todos conseguem ou tentam enxergar a do outro.”

Marcia Marques Costa


CUIDANDO


A cada dia pode-se perceber o sentimento de amor a Urussanga e, obviamente, sem ser emanado de postulantes a cargos eletivos. Sob a supervisão de Dagani, os voluntários ex-prefeito Ruberval Pilotto e o Viltinho Damiani- roqueiro da Jandira, foram flagrados pela reportagem do Panorama SC, defronte ao “Bar Nosso Bar” executando um trabalho digno de registro. Se a moda pega, vamos ter uma Urussanga quase perfeita.


Comentários


bottom of page