SERGIO COSTA

Segredo comunitário

Que a Benedetta ferve no disse que me disse, isso não é nenhuma novidade desde a época da colonização.

Mas há algumas pessoas que tem o dom de espalhar notícias boca a boca.

Era o caso de um senhor que, aos coxixos, gostava de contar histórias e repassar fatos não comprovados.

O interessante é que, a cada um que contava, ele falava: “não fala pra ninguém. Isso é segredo!”


Votando contra

A prestação de contas do prefeito de Treviso- Jaimir Comim (PP), referente ao ano de 2018, foram aprovadas na sessão da terça-feira 18/08.

Vereadores do MDB Crisleide Cimolim, José Bonomi, Luciano Miotelli, Reginaldo Rizzati e Sidnei Viola votaram contra, mas não conseguiram os dois terços de votos necessário para a rejeição.



Diferente demais

Eu, que já presenciei várias campanhas políticas, não estou me adaptando a eleições com pandemia.

Muito diferente dos tempos de comícios e discursos inflamados em palanques improvisados, com plateias barulhentas para mostrar em que lado estavam. Sem falar naquele mar de bandeiras de cores diferentes se alternando na Praça de Anita.É o coronavírus. É a evolução.



Esta semana fotografei esse cartaz da foto ao lado na porta de uma sala onde funcionava uma farmácia em Urussanga.

Imagina! Se nem a farmácia que vende remédio para as doenças resistiu ao coronavírus, quem poderá nos salvar?


Mais caro

Cálculos do Sindicado Nacional dos Editores de Livros, da Câmara Brasileira do Livro e da Abrelivros dão conta de que a proposta de reforma tributária do governo federal deve encarecer em 20% o preço dos livros no Brasil.

O governo propõe a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços, a partir da fusão de PIS e Cofins. A alíquota geral será de 12%. O projeto de lei apresentado ao Congresso acaba com vários regimes especiais, entre eles o do setor editorial, que tem imunidade de impostos desde 1946.

Neve I

Já na noite da quarta-feira 19/08 circulavam pelos watsapp da vida, vídeos de neve em algumas localidades do Planalto Serrano e também imagens dos prejuízos causados por temporais em municípios catarinenses.


Neve II

E quem subir a Serra para tentar presenciar este fenômeno deve estar consciente de que a rodovia na Serra do Rio do Rastro está em manutenção e os riscos são ainda maiores para os usuários.

Além disso, todos os pontos considerados turísticos, a exemplo do mirante, estarão fechados.


A boca não é boa

Certa feita dois candidatos a vereador em Urussanga conversavam em relação as dificuldades da campanha, quando um disse para o outro: “olha, estou vendo que a boca não é boa”.

O segundo, meio que duvidando, disse ao primeiro: “porco zio, se tu com a boca cheia de ouro diz que não está bom, imagina eu aqui com os dentes todos cariados!”.


Mais dim dim

Estados e municípios deverão receber mais recursos federais após a assinatura, pelo Presidente Bolsonaro, de Medida Provisória permitindo esta operação.

É bom lembrar que os recursos não são destinados ao combate em si da pandemia, mas sim em função de seus efeitos que estão levando a queda de arrecadação pelos entes federados.



Pandemia de reajuste

Reajuste de preços também virou pandemia. Sobe preço da carne,do queijo, sobem os preços das frutas e tudo o mais.

Quanto aos medicamentos, as diferenças de preços para um mesmo produto chega a causar verdadeiras surpresas entre os exageros.



Embora sua casa tenha dois cômodos e uma pequena varanda na frente, este cão residente no interior do município de Urussanga gosta mesmo é de subir no telhado para apreciar a paisagem mais de cima.