SERGIO COSTA

Candidata oficial

Médica Dra. Saionara Bora já teve seu nome oficializado como pré-candidata a prefeita do MDB de Lauro Muller.

Entusiasmada com essa nova fase em sua vida, a médica afirma que já está elaborando um plano de governo que atenda as prioridades dos lauro-mullenses.

Saúde, agricultura e turismo serão as áreas que, segundo Dra. Saionara, merecerão projetos para melhoria e incentivo do município.

“A área de saúde em Lauro Muller é deficitária e carecendo de programas que podem melhorar a vida dos cidadãos.

Os agricultores também merecerão maior atenção para que possam ficar em suas propriedades e aumentar a produção e renda. Quanto ao turimo, a cidade tem um potencial muito grande a ser desenvolvido para trazer benefícios a todos”, explicou a pré-candidata a prefeita na vizinha cidade.


Amor intermunicipal

Enquanto o transporte coletivo intermunicipal está suspenso por causa do corona, as “coronguinhas” estão por todos os pontos ao longo do trecho Cocal /Criciúma. aguardando seus pacientes.


Água na Praça

Lelo Xerife esteve esta semana na sede da PMU para sugerir ao Prefeito a utilização de poços artesianos na praça Anita Garibaldi. Isso porque já foi verificado, em sondagens anteriores, que há água em abundância no subsolo e que poderia ser utilizada para molhar a grama e as flores do jardim.

A ideia do Xerife Lelo é evitar o uso da água tratada pelo Samae para estes fins, uma vez que vivemos uma grave crise hídrica na região com a estiagem.

Boa, Lelo Xerife.


Lembrado

Partidos meio que alinhados com a atual administração estão lançando pré-candidatos a eleição deste ano.

Acredita-se que cada um destes esteja testando nomes entre suas fileiras para ver quem sairá melhor nas futuras pesquisas e poderá compor de vice com o atual prefeito Gustavo Cancellier, tido como o pole position do PP à reeleição.

É aquela velha história: “quem não é visto, pode não ser lembrado”.


Felicidade

É chegar nos 142 anos de fundação de Urussanga e lembrar que há 27 anos os diretores de Panorama, apoiados pelo então prefeito José Vânio Piacentini, trouxeram para Urussanga cinco gerações da família do fundador da cidade- Joaquim Vieira Ferreira.

Um marco histórico que ficou perpetuado no busto em bronze que Piacentini mandou confeccionar do fundador e atualmente está na Praça Anita Garibaldi.

Naquela época, familiares de Joaquim ficaram hospedados na residência da professora Glória de Souza Fenili e também na Pousada da Vinícola Mazon.


Investindo

Urussanguense José Carlos Sacchet inaugurou essa semana o novo escritório da Construtora Sacchet que, agora, está funcionando no residencial que leva o nome da família, na Rua Barão do Rio Branco.

Muito bonito o local e Sacchet merecendo nossos parabéns por acreditar e investir em Urussanga.


Afastado mas nem tanto

Vice-prefeito Décio Silva, em entrevista na emissora local de rádio, deixou muita gente sem entender realmente sua participação quanto a postura do PDT no próximo pleito eleitoral.

Ao mesmo tempo em que afirmou estar fora da Executiva que decidirá para onde PDTistas caminharão, apresentou como candidata a prefeita de seu partido a sobrinha do vice-presidente da sigla- Rosana Sebastião.


Em família

Se for realmente confirmada a candidatura, PDT terá o tio Rozemar disputando vaga no legislativo e a sobrinha Rosana buscando cadeira no executivo urussanguense.


Jogo de forças

Para quem está de fora assistindo o desenrolar dos jogos políticos-partidários na Benedetta, a impressão que fica é a de termos dois grandes partidos: MDB e PP sendo “assediados” pelos menores em busca de espaço em um futuro governo.

Por isso, se vê partido que aparenta precisar trabalhar bastante para fazer vereador pedindo cabeça de chapa ou a cadeira do vice.


Coligação I

Enquanto o vice-prefeito Décio Silva deixa imagem de indecisão sobre o futuro do PDT na política local, o vereador João Batista Bom não titubeou ao afirmar para esse colunista que o PDT estará coligado com o PP se o candidato for o atual prefeito Gustavo Cancellier.


Coligação II

Dito isso, pode-se pensar que PDT está apenas fazendo jogo de mídia para futuras negociações ou, então, que haverá divisão no partido se o direcionamento da Executiva não for de permanecer apoiando a atual administração e coligação.


Fake I

Enquanto a imprensa nacional se vê intitulada como mentirosa, é no gabinete e residências de deputados e simpatizantes de partidos que a Polícia Federal apreende telefones e computadores com suspeita de esquema de fabricação de notícias falsas.


Fake II

E na terra dos barrigas-verdes não foi diferente.

Deputado estadual Jessé Lopes ainda terá que pedir muitas desculpas ao governador Carlos Moisés, após ter dito aos quatro ventos que o Chefe do Executivo no Estado teria engravidado uma secretária.


Adiando

Cresce o movimento para unificação das eleições e seu adiamento para 2022.

Nessa sexta-feira, 29/05, Federação Catarinense dos municípios promoverá uma videoconferência com deputados e senadores da bancada catrinense em Brasília para pedir apoio a esta causa.


Boa ação


Mascote da Coopercocal - o Benjamin, e uma comissão coordenada pelo presidente Altair Melo entregaram cerca de duas mil máscaras de proteção facial para serem distribuídas aos associados da cooperativa. Integrantes da Associação Cocal Arte confeccionaram as máscaras que, segundo a presidente Rita Mendes Melo é um gesto de amor em plena pandemia do coronavírus.