Seminário de Líderes Rurais em Orleans avalia ações na região Sul em 2022
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Seminário de Líderes Rurais em Orleans avalia ações na região Sul em 2022


Os Sindicatos Rurais filiados à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) estão em fase de encerramento das atividades do ano e vêm promovendo uma série de eventos para avaliação das ações de 2022 e alinhamento para 2023. Entre as mais recentes reuniões esteve o Seminário de Líderes Rurais na Comunidade Rio Novo, em Orleans.

O evento reuniu aproximadamente 80 participantes, entre eles, o vice-presidente da Faesc Enori Barbieri, o presidente do Sindicato Rural Natalino Bianco, a supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa, o supervisor técnico do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Jaison Buss, o gerente da unidade da Cooperativa Auriverde de Orleans Jhonata Alves, além dos técnicos de campo da ATeG Ramon Ghizzo, Ricardo Scasso e Beatriz Bortolatto.

Barbieri explica que a Faesc designou seus diretores para acompanhar as reuniões e esclarecer o que foi feito em prol do produtor rural durante o ano. Segundo ele, entre as grandes conquistas de 2022 estiveram a instalação do Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina (CAOAGRO/PCSC).

“Também falamos sobre a situação difícil que se encontram os produtores rurais em função da economia brasileira, discutimos onde e como plantar uma safra agrícola com os custos e insumos em alta e a inflação corroendo os preços dos produtos, além de falarmos sobre o mercado internacional que, apesar de estar demandando muitos produtos, está em baixa em função de uma crise financeira mundial”, salienta.

Segundo ele, também foram abordadas as perspectivas para o ano que vem. A Faesc tem orientado os produtores para que tenham um pouco de cautela, torcendo por uma grande safra, já que os custos estão elevados e os preços não são atrativos. Estamos vivendo um momento um pouco difícil, mas acreditamos que no ano que vem tudo possa normalizar e que os produtores voltem a contribuir com o Brasil, produzindo uma grande safra e garantindo a balança comercial brasileira”.

A programação seguiu com explanação da representante do Sindicato Rural, Iolene Bianco, que apresentou todos os serviços prestados pela entidade e falou dos expressivos resultados das ações da AteG, entre outros serviços. Também apresentou os demais membros da diretoria.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta o importante papel dos Sindicatos Rurais que atuam como porta-vozes das comunidades do campo e são essenciais para desenvolver ações que visam organizar, profissionalizar e promover o aumento da produtividade e da competitividade do agronegócio, entre outros aspectos. “Continuem contando conosco em todas as iniciativas que tenham como propósito o crescimento do agro e a qualidade de vida no campo. Em 2023 queremos inovar e fortalecer ainda mais nosso trabalho em todo o território catarinense”.

bottom of page