top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Segurança nas escolas é pauta nas prefeituras e câmaras de vereadores da região



A tragédia ocorrida na semana passada em Blumenau, onde quatro crianças foram assassinadas dentro da escola, resultou numa comoção internacional e numa preocupação de prevenir que fatos como aquele não mais se repitam.

Prefeitos da região solicitaram apoio da Polícia Militar na intensificação da vigilância próximo às escolas e estão buscando formas de garantir a segurança dos alunos dentro dos estabelecimentos escolares.

Em Urussanga, em seu pronunciamento na sessão da terça-feira 12/04, presidente da Casa Daniel Moraes, o Nel (PSD- foto), reforçou a necessidade de deixar as diferenças políticas de lado para trabalhar junto ao Executivo na adoção de medidas que reforcem a segurança nas escolas.

“Sendo pai e presidente do Legislativo, me senti revoltado com essa situação, com esse vagabundo. Imediatamente, me reuni com o prefeito e fiquei a tarde toda ali com a secretária de Educação e departamento jurídico para que, juntos, fizéssemos algo enérgico”, afirmou Nel.

O vereador elogiou a ideia nascida das discussões com o Executivo, acerca da criação de vagas de vigilantes nas escolas. Esses postos poderão ser ocupados por militares da reserva, sendo que o município pagará apenas a gratificação. “Cada escola terá um vigilante treinado e especializado. Se não houver pessoal da reserva à disposição, os vigilantes receberão um treinamento”, detalhou.

O projeto deve ser encaminhado pelo Executivo nos próximos dias. Nel também elogiou o projeto de lei apresentado pelo vereador Luan Varnier, que torna obrigatórias algumas dessas medidas. O presidente da Câmara ainda sugeriu a compra de detectores de metais portáteis.

Nel agradeceu o prefeito Gustavo Cancellier (PP) e o vereador licenciado Thiago Mutini (PP), que ajudou a abrir um canal de diálogo. “Para tratar de assuntos assim importantes, estou sempre à disposição para conversar com o prefeito ou quem for. O mais importante é dar segurança para as nossas crianças e tranquilidade para os pais”, afirmou Nel.




Já em Pedras Grandes, o prefeito Agnaldo Filippi fala em instalação de câmeras externas nas escolas de Ilhota, Imaculado Coração Maria , Azambuja e Ribeirão da Areia,

ainda contratação de Vigilante, intensificação ronda policial programada, instalação de portão eletrônico na escola Ilhota, bem como criar normas para que as portas das escolas fiquem sempre trancadas, acesso restrito e exigência de identificação .

“Também está sendo providenciado um estudo para instalação de detectores de metal nas escolas e travas de segurança portas” explicou o prefeito Agnaldo ao acrescentar que as crianças, adolescentes e jovens são o futuro e precisam estar bem protegidos.


Comments


bottom of page