Sede do Minerasil - Santanenses lutam para manter sua história


Na última semana do mês de janeiro passado, lideranças comunitárias do bairro Santa, em Urussanga, receberam a visita do deputado estadual Felipe Estevão.

Na oportunidade, foi solicitado que o parlamentar garanta recursos através de uma emenda para que a sede do Minerasil Futebol Clube possa ser reconstruída.


Da história

Prestes a completar 76 anos, o Minerasil Futebol Clube já mereceu até uma Moção de Congratulação do poder legislativo urussanguense em 2016, em virtude da sua importância na história do esporte amador local.

O Minerasil Futebol Clube foi fundado em 1º de maio de 1945, na localidade de Santana, idealizado pelo engenheiro Sérgio Domingues, que trabalhava na companhia mineradora de mesmo nome,iniciando sua trajetória com a disputa de campeonatos amadores no vale de Braço do Norte, e posteriormente em 1955 na Liga Atlética da Região Mineira (LARM).

O Minerasil disputou o torneio da LARM até 1960, e mesmo não tendo conquistado nenhum título nessa competição, conseguiu montar equipes competitivas. Destacaram-se craques como o popular Camanga e Geovane, e as Pratas da Casa Marinho e Pedrinho.

O Clube disputou também a Liga Lauro Muller de Futebol onde foi campeão em 1960, 1962 e 1963, recebendo, neste último ano, a oportunidade de disputar o Campeonato Catarinense, juntamente com times como Figueirense, Avaí, Hercílio Luz e Metropol.

Quando a comopanhia Minerasil foi adquirida pela Companhia Carbonífera de Urussanga o apoio ao time não foi suficiente para impedir sua decadência.

Ainda que esforçados torcedores e diretorias do Clube se esforçassem paromovendo eventos e bailes com objetivo de angariar fundos para montar um bom plantel, nunca mais o Minerasil conseguiu voltar aos seus tempos de glória.

Hoje, pelo que se pode sentir, lideranças santanenses quererm trazer à tona o espírito vermelho e branco que brilhava nos uniformes do Minerasil e manter a sede- ícone desta memória desportiva- em condições de chegar no futuro.