Santa Catarina será centro do turismo sustentável mundial na Semana do Meio Ambiente
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Santa Catarina será centro do turismo sustentável mundial na Semana do Meio Ambiente


A cidade de Bombinhas vai atrair a atenção internacional entre os dias 5 e 7 de junho para falar de turismo sustentável. Especialistas da América Latina, Europa e América do Sul participam da Conferência latino-americana Green Destinations. Bombinhas foi escolhida por ser referência no assunto. O município compõe uma lista seleta de destinos sustentáveis no mundo, e foi reconhecido internacionalmente pela premiação TOP 100 Sustainabililty Stories, que premia histórias de boas práticas em destinos ao redor do mundo e levou o primeiro lugar na categoria Cultura & Tradição no concurso anual Green Destinations Story Awards 2023.

O evento é realizado pela organização holandesa Green Destinations, juntamente com o Instituto DEL e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC.

Para o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, a realização do evento em Santa Catarina, mostra que o estado tem evidenciados esforços pelo turismo de qualidade e sustentável. “Estamos muito animados para receber parceiros e profissionais de turismo no primeiro de muitos Green Destinations Latino América. Será uma excelente oportunidade para reunirmos líderes de destinos latino americanos, empresários e especialistas do setor para se inspirar com exemplos de boas práticas e discutir soluções sustentáveis e responsáveis para o turismo aqui na américa latina”.

Desde sua primeira edição em 2016 na Eslovênia, a conferência global Green Destinations, tornou-se um dos principais eventos dedicados a destinos turísticos sustentáveis e suas comunidades empresariais. O evento combina palestras e workshops sobre gestão e desenvolvimento sustentável no turismo nacional e internacional, networking com líderes do setor e apresentações de destinos referência e histórias de boas práticas, além de visitas técnicas, que possibilitam os participantes a testemunhar a aplicação do turismo responsável na cidade sede da conferência.

O principal objetivo do evento é apoiar gestores de destinos e líderes empresariais da América Latina no desenvolvimento de um turismo mais responsável e sustentável, através da apresentação de histórias de sucesso e do intercâmbio de experiências e boas práticas. O evento visa engajar a comunidade Green Destinations na América Latina: conselhos de turismo, destinos participantes do Top 100 e do programa de certificação Green Destinations, representantes de organizações parceiras da GD; e outros profissionais de turismo, para debater sobre estratégias de desenvolvimento sustentável no setor.


Temas relevantes Os painéis da conferência permeiam assuntos como gestão de parques naturais, marketing para destinos sustentáveis, certificação para sustentabilidade, Amazônia, e tendências para o turismo sustentável. A conferência reunirá palestrantes de 9 países para discutir e promover práticas sustentáveis no setor. Os palestrantes são especialistas em diversas áreas, como ecoturismo, conservação da biodiversidade, marketing e comunicação, desenvolvimento comunitário e políticas públicas. Eles trazem experiências e perspectivas únicas sobre como desenvolver e promover um turismo que seja economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. Além disso, a presença de palestrantes renomados ajuda a inspirar os participantes a pensar de maneira criativa e inovadora sobre como implementar práticas sustentáveis em suas próprias empresas e comunidades. A diversidade de ideias e opiniões apresentadas pelos palestrantes contribui para a criação de um ambiente de aprendizado dinâmico e enriquecedor, que promove o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento conjunto de soluções para os desafios enfrentados pelo setor do turismo na América Latina.


Bombinhas Apoiada, principalmente, pelo Programa DEL Turismo, criado e desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e pelo Instituto DEL, Bombinhas passou pelo processo de identificação de potenciais turísticos junto à comunidade juntamente com desenvolvimento desses potenciais com olhar voltado à práticas sustentáveis, e hoje colhe os frutos de trabalho exemplar de colaboração entre o município, a comunidade local e o Programa DEL turismo.

A história de boas práticas da pesca artesanal da Tainha, tradição antiga dos pescadores da península de Bombinhas, e o resgate da cultura ancestral da região, levou o destino à primeira colocação na categoria Cultura e Tradição e colocou o menor município de Santa Catarina na mira do turismo sustentável internacional.

A ideia do programa é simples: unir esforços nos municípios, planejar em longo prazo e executar. “Este programa tem feito muito pelas cidades quando identifica seus potenciais turísticos e trabalha em conjunto para que eles sejam desenvolvidos através de práticas sustentáveis. Queremos que o turista que chega aos destinos viva a experiência pelos olhos de quem mora na cidade e quer preservá-la”, explica Elisabeth Bauchwitz, turismóloga e consultora de Turismo do Programa DEL Turismo.

bottom of page