top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Sancionada Lei de criação do Sistema Municipal de Política Cultural


Um projeto de lei que há tempos os fazedores de cultura da cidade aguardavam foi enfim sancionado em Urussanga: o Sistema Municipal de Política Cultural.

Esta lei faz com que Urussanga passe a integrar o sistema estadual e nacional de cultura. O ato formal de sanção da lei foi realizado na manhã da terça-feira, dia 2 de julho, no salão de atos da Administração Municipal, com a presença do Conselho Municipal de Cultura, dos representantes do legislativo e executivo, das entidades, da gestão pública e da sociedade cultural local.

O objetivo desta lei é promover ações culturais e criar uma gestão descentralizada, com a participação tanto da gestão pública quanto da sociedade civil. A diretora de cultura, Maria Alice Batista, afirma que a implementação deste sistema no município é como dar um rumo e esperança a todos os agentes culturais, trabalhadores e espaços culturais.

“Muitos de nossos artistas foram embora por falta de incentivo, e agora, com esta lei, temos mais esperança de valorizar e capacitar todos”, salienta.

Para a presidente do conselho de cultura da cidade, Vanessa Lopes, este projeto estava para ser implementado desde 2010 e só nos últimos anos começou a ser viabilizado.

Com a nova lei, haverá uma reestruturação do Conselho, que agora será setorial, contando com a participação dos fazedores de cultura e da sociedade civil, e não apenas das entidades organizadas, como era anteriormente.

A criação do Fundo de Cultura permitirá um melhor gerenciamento dos recursos financeiros, que serão aplicados diretamente na cultura.

Além disso, a lei estabelece um planejamento a longo prazo, de 10 anos, para a política cultural.

Comments


bottom of page