Samae: Urussanga contemplada com o Plano de Segurança da Água


A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com o objetivo de viabilizar aos sistemas de abastecimento de água a orientação técnica para o Projeto de Elaboração do Planos de Segurança da Água, firmou um Termo de Execução Descentralizada com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, tendo em vista sua expertise técnica na área de avaliação de riscos em sistemas de abastecimento de água para consumo humano.

Na quarta-feira 15/03, o prefeito interino Jair Nandi e a diretora da Samae Magaly Bonetti Mazzucco, estiveram na sede do Consórcio Cisam/SUL em Orleans, participando do lançamento do projeto de elaboração de Planos de Segurança da Água (PSA) em Sistemas de Abastecimento de Água no Meio Urbano.

O Samae de Urussanga foi contemplado com a elaboração do projeto, juntamente com outros 17 municípios que compõem os Consórcios Cisam/Sul e Cisam-Meio Oeste.

O Plano de Segurança da Água (PSA) possui embasamento legal no Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017, alterado pela Portaria GM/MS nº 888/2021. O Plano é uma metodologia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com uma visão holística do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) visando a minimização de riscos de contaminação da água.

Posteriormente, a Samae irá disponibilizar informações sobre os Sistemas de Abastecimento de Água de Urussanga e os técnicos irão participar das oficinas técnicas, para que a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC elabore os Planos de Segurança da Água, conforme a realidade de cada município.

0s municípios selecionados são: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans, Pedras Grandes, Praia Grande,Sangão, Santa Rosa do Sul, Timbé do Sul, Urussanga, Campos Novos, Videira, Abdon Batista, Capinzal, Ouro, Brunópolis e Alto Bela Vista.