top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Samae de Urussanga recupera estradas de acesso as ETA’s


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), seguindo a programação de recuperação das estradas que dão acesso às Estações de Abastecimento de Água (ETA), iniciou esta semana a recuperação da Unidade do Rio Salto. Esta unidade contempla 300 ligações, atendendo as comunidades do Rio Salto e Pirago. Foram investimentos com pavimentação asfáltica, R$ 30 mil reais tendo sido também recuperados com massa asfáltica, os recortes no asfalto em diversos pontos específicos espalhados pela cidade, ocasionados pela manutenção da rede de distribuição de água.

As ETAS recebem visitas dos técnicos diariamente, com objetivo de diminuir as manutenções corretivas. Esta estação em específico, fica em uma local íngreme, difícil acesso, principalmente em dias de chuvas, que dificulta as manutenções, explica do Diretor do Samae Vanderlei Marcírio: “com esse revestimento asfáltico, facilitará a manutenção e a locomoção dos servidores que levam diariamente os produtos químicos”, completa Marcírio.

Fazer periodicamente a manutenção das ETA é um dos pré-requisitos para manter os sistemas de tratamento na melhor condição possível para atender os usuários.

Na manutenção preventiva avalia-se o desempenho do sistema, o que pode reduzir as chances de reparos de emergência, além de diminuir os gastos e fazer com que os equipamentos funcionem bem e tenham uma vida útil maior.

O que é uma ETA e como ela opera?


As estações de tratamento consistem em um conjunto de instalações e equipamentos com a finalidade de tratar água e esgoto. A água só se torna própria para o consumo da população depois de passar por um processo de tratamento que utiliza elementos físicos e químicos.

Uma Estação de Tratamento de Água (ETA) baseia sua operação na eliminação de impurezas que são encontradas em fontes de água doce, onde é feita a captação e o processo que torna a água potável.

O procedimento tradicional que trata a água antes dela ir para o sistema de distribuição é composto por nove etapas: captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, cloração, fluoretação, reservação e distribuição.


Comments


bottom of page