top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI

O ZÉ DA IONÁ, O ZÉ DO CEARA


José de Araújo, Zé do Bar (das disputadas figurinhas dos álbuns de jogadores de futebol da Copa de 70), o Zé do Bar do Emílio, o Zé do Ceara, o Zé da Ioná ou simplesmente o “Zé”. Urussanguense de Rio Bonito - Barro Branco nos dá adeus e deixa em todos os seus familiares e amigos marcas profundas carregadas de energia positiva. O Armazém Ceara, na primeira etapa na praça, nas dependências do antigo Armazém de Quintino Piovesan e depois na Rua Pedro Damiani, não era apenas aquele tradicional armazém. Era um ponto de encontro de pessoas onde se adquiriam produtos e se fortaleciam amizades. Ceara foi a junção dos sócios CECCONI E ARAÚJO e coincidentemente, Ceara vem do verbo cear e significa estar na mesa com boas refeições. O Ceara foi e é, por excelência, um espaço riquíssimo para formar e cultivar grandes amizades. Em cada compra, os fatos do mundo, do país, do estado da cidade e da rua passados a limpo. Na porta do Ceara, por milhares de dias, o Zé da Ioná e a Ioná do Zé. Bons tempos aqueles de boas conversas que permanecem como boas lembranças. Na despedida na capela mortuária, amigos reviveram os bons momentos vividos com o Zé. Parecia não haver tristeza no ar, apenas gratidão. José de Araújo deixou para os familiares e amigos um legado de muita alegria e de energia positiva. Que bom que assim foi. Dono de um coração puro, cujo mal não se atreveu a entrar, não há o que temer na eternidade, Zé. Uma homenagem do Jornal Panorama.


PÍLULAS

  • Passando um corretivo. Na edição anterior, onde se lê “mandados”, leia-se mandatos. E onde se lê “Agenor Nichele”, leia-se Agenir Nichele. O computador se intrometeu nos nossos textos e corrigiu automaticamente. Máquinas erram, e às vezes, a mente humana também. Ter leitores super atentos constitui um privilégio.

  • Virou moda agora não perguntar ao Ronaldo Coutinho se amanhã será um dia de sol e sim perguntar: Coutinho, nos próximos dias, quantos minutos teremos de sol?

  • Altamente positiva e com boa repercussão a série de entrevistas efetuadas pelo Informativo Rural da Epagri, coordenadas pelo extensionista Henrique Viana e Silva, envolvendo o trabalho dos pesquisadores da Estação Experimental da Epagri. Ao mesmo tempo em que é revelado o trabalho efetuado, aproxima a referida unidade da Epagri da comunidade (tradicionalmente distante) onde a mesma está inserida. Acreditamos que esta série deve envolver todos os engenheiros agrônomos e demais técnicos da Estação de Pesquisa. Hoje no comando da EEUR, o enólogo Stevan Grützmann Arcari, o “Tangará”, e regendo a área administrativa como uma orquestra, Henrique Trombim. Também pudera! Experiência ele tem, pois integra a Orquestra Municipal que numa das últimas apresentações em Rio Maior tocou o hino italiano, antes daquela paella, recebendo muitos aplausos.

  • Seguramente você já ouviu falar do município de Holambra, Estado de São Paulo, a cidade das flores e das plantas ornamentais. E não custa nada saber que o nome Holambra surgiu da junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade nasceu de uma colônia de holandeses estabelecida após a II Guerra Mundial.

  • Investimentos num patamar de 250 milhões de reais no município de Forquilhinha, a cidade mais alemã do Sul Catarinense. É o Invest 2. E eu fico aqui pensando com os meus botões e as minhas abotoaduras: E Urussanga passando a sacola e recolhendo de seus representantes governamentais e políticos, num famoso processo de conta-gotas, 50 mil, 150 mil, 280 mil, 300 mil. Quando um aporte se aproxima de 1 milhão para algum investimento, ocorre “frisson”. Não é este o caminho a ser trilhado para que Urussanga possa se desenvolver.

  • Vivemos na dosagem de colher de chá, quando o necessário seria uma pá.

  • “Eu venho assistir a sessão da Câmara para me informar e também para me divertir, para me desestressar. Tem momentos interessantes”. Tiago José Cancellier. “Ma que cosa!”

  • E na semana passada, “A Ratoeira do Padre Valdemar” que aparentemente envolvia apenas o rato, acabou envolvendo o porco e a vaca e deu no que falar. E o rato, o mais ameaçado, foi o único que se salvou. Moral da história: Diante de um problema que afeta outros, você nunca pode dizer que não tem nada a ver com isso. Pode ser a sua desgraça.

  • Segundo a FAO, órgão da ONU para o setor agrícola, cerca de 1/3 dos alimentos produzidos no mundo são perdidos quando se contabiliza toda a cadeia da produção, transporte, comercialização e consumo. É muito desperdício.

  • Ainda não veio o Vale Picanha, mas ela já teve uma redução de preço na ordem de 16.95%. O levantamento é do churrasqueiro Vecchi, o homem da costelinha de porco. Então, prepare a churrasqueira e vá estocando o carvão. Vem chegando o verão.

  • Em tempos de aquecimento global, parece que o time do Botafogo anda se derretendo mesmo depois de estar por muito tempo no cume do Everest. Justamente quando há fogo por todos os lugares, parece que o time se ressente da falta dele. Mesmo com o empate sobre o Red Bull Bragantino, por precaução e cautela, foi alugada uma Van aqui em Urussanga rumo ao Santuário do Caravaggio e ao Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. Na Van, o Odivaldo Cittadin, o Mauro Felippe, o José Ribeiro Ricardo, o Zé da Epagri, Joca e Jacy Massuchetti, Tita do Ceara, Ildemar Pola. Havia outros nomes, mas perdi a lista que me enviaram. Paciência. É de paciência e reza que os botafoguenses vão precisar, além da benção do Pe. Giliard e do Pe. Agenor.


ATTENTI RAGAZZI

Os contrários não nos incomodam. Eles apenas nos balizam. Não discuto pessoas, discuto ideias e todo cuidado é pouco, porque Deus está no todo e o diabo está nos detalhes.





Neste domingo, dia 19, e no dia 21, dia da padroeira, Rio Carvão irá receber os devotos de Nossa Senhora da Saúde em sua edição - Ano 143. Sejam todos bem-vindos, devotos de Nossa Senhora da Saúde. Que a brisa do Espírito Santo sopre sobre a existência de cada um e a Luz de Cristo brilhe em suas faces; que uma chuva de graças caia sobre suas vidas e todos permaneçam sob a proteção da Madonna Della Salute. Que ela nos livre de uma vida sem sentido, que nos dê saúde corporal e espiritual e que nos conduza para a vida eterna “nel paradiso”.


Comments


bottom of page