top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI

ONDE ESTÃO OS PÉS DE MAGNÓLIA BRANCA?

Na semana passada, a Marconi, diretamente do Parque Municipal com o programa “Conversa no Parque” com Jair de Ávila, conversou com a Rosa “Valdete” Miotello. Em pauta, uma varredura de alguns aspectos de sua vida e de fatos da história de Urussanga.

Envolveu cultura, rádio, história, religião e em determinado momento, se reportou sobre a Magnólia Branca, um dos livros do Monsenhor. Flor símbolo oficial da cidade desde o período do Centenário, temos alguns exemplares plantados naquela época.

Algumas em residências particulares como, por exemplo, na casa da família Fornasa e da Dona Nadir De Brida Ferraro, ou em espaços públicos, nos arredores da Igreja Matriz e no Paço Municipal. Com relação à árvore do Paço Municipal, há alguns anos o DEPLAN, com a autorização da então FAMU, efetuou o corte mediante o argumento de que alguns galhos poderiam danificar carros no estacionamento. Tanto o DEPLAN, quanto a FAMU, desconheciam que se tratava da magnólia Branca. Como diria o Pe. Carlos, a ignorância “estravanca” tudo e quando “não mata, aleija”.

Visando contornar ou tentando consertar o absurdo ambiental e cultural praticado pelo Poder Público Municipal, o Lions Clube providenciou silenciosamente o plantio de nova muda no local e tudo nos bastidores, para evitar o surgimento de mais uma polenta misturada com polêmica. Tem coisas que só Urussanga é capaz de fazer. É vero ou não é vero?



No histórico Bairro da Estação, os amigos Miraldo e Marilene aguardando o apito do trem. Nos últimos dois meses, mais de 25 viagens ferroviárias, totalizando algo em torno de seis mil pessoas dos municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso.



Nem sempre é a mãe que conduz o filho. Às vezes é o filho que conduz a mãe, não é mesmo, Sérgio Costa? Pisando no granito da Praça Anita em mais um Sete de Setembro, ele esteve inserido no pelotão do E. E. Barão do Rio Branco. Mulheres fizeram história naquele educandário. Dentre elas, as professoras Odete Bilk Costa, a partir de 1936, Orcy Silva Bez Batti, Zuleima Dal Bó Martins, Glória de Souza Fenili. “Valorize a Educação Básica” dizia uma faixa da Escola. Corretíssimo o pensamento, pois o alicerce, o esteio, a coluna estão lá. É preciso chegar à universidade com chão firme.


PÍLULAS

  • “A Marconi está aí para informar e não para agradar. É igual ao Evangelho. Não apenas anuncia, mas também denuncia”. Pe. Valdemar Carminati.

  • Quem diria, hein! Nem eu e nem você sabia que em Balneário Camboriú estão os imóveis com o metro quadrado mais caro do Brasil, com um custo de R$ 12.335,00. Se isso já não bastasse, convêm registrar que o município de Itapema detém o segundo lugar e Florianópolis o 5º. Deixou São Paulo na poeira em dia de sol e na neblina em dia de chuva.

  • Vereador Fabiano, questionado sobre as letras da placa de sua moto ser MDB, afirmou que qualquer semelhança com partidos políticos é mera coincidência e registrou que no seu caso MDB significa Murialdo De Bona. Se saiu muito bem o edil, atualmente sem partido.

  • “Dia do Padroeiro é dia de festa. Dia de faxina na igreja, no salão e principalmente no coração”. Pe. Giliard Gava.

  • O Governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou a construção de um muro na linha vermelha para garantir a segurança daquela via, da Ilha do Governador até o acesso à Rodovia Presidente Dutra. Um dos objetivos da obra com espessura de 30 cm será o de impedir que balas perdidas atinjam pessoas na via expressa. E depois o brasileiro ainda quer fazer piada envolvendo portugueses.

  • Paiolon afirmando que recebeu um zap de um ouvinte de “Nhoqueford”. Fomos verificar a informação e o zap era de Oxford, na Inglaterra. Efeito do nhoque do Hospital com vinho.

  • Sobre o pedestal da Anita, ouviu-se na esquina que no Além ela comentou com o Giuseppe: “Fui gastar todas as balas na Revolução Farroupilha e na guerra de Unificação da Itália. Deveria ter reservado alguns cartuchos para usar em Urussanga”. Mais uma da série: “A turma são fogo”. Marzano, Marzano... O bom humor faz girar melhor as engrenagens da vida e afasta as doenças.

  • E quem nos deu uma grande dica, por mais incrível que pareça, foi o amigo Dica.

  • Por essa eu não esperava. Nem você. Nesse Sete de Setembro, uma criança informando ao cerimonial que sua mãe estava perdida na praça e que ela estava aguardando a mesma no pé da figueira. Essa Benedetta pode ser complicada, mas não deixa de ser divertida.


ATTENTI RAGAZZI

A Câmara novamente quase entrou em erupção com polêmica envolvendo os vereadores Ailton De Bona Sartor. Luan Varnier e Fabiano de Bona. O primeiro registrando que a Oposição não age com a cabeça e sim com o fígado; o segundo afirmando que a Oposição é feita com a verdade e não com o fígado; e o terceiro afirmando que a Oposição não atua com o fígado e sim com o coração. Na sequência, um duelo verbal versando sobre o que é e o que não é “Blá-Blá-Blá”. Foi a noite do Figatil, o medicamento digestivo do Brasil. Segundo a bula, o medicamento alivia a má digestão em 15 minutos.

Comments


bottom of page