SÉRGIO MAESTRELLI
- MARCIA MARQUES COSTA
- 24 de mai. de 2023
- 4 min de leitura
INSTALADO O CONSELHO DE POLÍTICA CULTURAL DE URUSSANGA

Em reunião realizada nas dependências do Rotary Club no Parque Municipal foi instalado no último dia 17, o Conselho Municipal de Política Cultural de Urussanga- CMPCU.
Na agenda da 1ª reunião, a aprovação do regimento interno bem como a efetivação dos membros do referido Conselho cuja diretoria ficou assim constituída: Presidente Maria Alice Júlio Batista; vice-presidente Vanessa Lopes; 1º secretário Mauro Paes Correa; 2º secretário Rita Padoin. Das câmaras setoriais e seus componentes: Câmara de Articulação Institucional – Adroaldo Luiz Apolinário, Andrei Leandro, Márcia Echamendi Possamai; Câmara de Coordenação, Programas e Projetos – Vanessa Lopes, Rita Padoin, Karla Ribeiro; Câmara de Legislação e Normas - Mauro Paes Correa, Magali Albino, Marlene Zannin; Câmara de Patrimônio Histórico e Cultural – Adriana Pardi Corrêa, Sérgio Maestrelli, Marielle e Michelle Bonetti. Integram o referido Conselho: Da Diretoria de Cultura: Maria Alice Júlio Batista, Adriana Pardi Corrêa; Da Diretoria de Turismo: Magali Albino e Renata M. Savi Mondo; Da Diretoria de Esportes: Sheila De Brida e Adavilson Rodrigues; Da Diretoria de Planejamento: Andrei Leandro, Heliton Rabello; Da Secretaria de Educação: Marcia Echamendi Possamai e Juliane Fontanella; Da Secretaria de Administração e Finanças: Mauro Paes Correa e Karina Vieira; Do Poder Legislativo: Fabiano De Bona e José Carlos José; Da Epagri, Henrique Viana e Silva; Da ProGoethe: Gilmar Trevisol; Da Associazione Bellunesi Nel Mondo: Vitor de Brida; Da Auras, Manuela de Souza Fretta e Luciane Alves Gomes Martins; Da Acobrida: Vanessa Lopes, Andresa Maria Romagna; Da Associação Trevisani Nel Mondo, Eloisa Piovesan Kestering. Do Rotary Club, Edna Zannin Lopes; Da ACIU, Joelma Fornasa; Da Associação Coral Santa Cecília, Adroaldo Luiz Apolinário e Terezinha Possenti; Da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses, Rita Padoin; Da Associação Circuito Turístico La Benedetta, Ana Paula Zapelini e da Rádio Fundação Marconi, Sérgio Maestrelli e Edi Carlos de Rezende. Decidiu-se por reuniões na 1º terça feira de cada mês no horário das 8 horas da manhã. Esse colunista já participou de outras edições do Conselho Municipal de Cultura nos últimos 25 anos. Conselhos estes, sempre ativados, inativados e reativados. Quer nos parecer que nesta edição, seus integrantes estão dispostos a ir para o front no embate, no combate e na defesa da cultura urussanguense juntos aos poderes públicos e iniciativa privada.

Há 70 anos, em 1953 um grupo de urussanguenses formado por Armando F. Bettiol, Moacir Damiani, Vangiro De Bona Sartor, Humberto de Bona Sartor e Hédi Damian, iniciaram a construção da Gruta Nossa Senhora de Fátima. No dia 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, iniciando-se ao amanhecer a recitação das 1000 Ave-Marias, momento religioso que se prolongou até o entardecer.
PÍLULAS
“Toda roupa tem uma história. Escolha um final feliz.” Pe. Giliard na Campanha do Agasalho da XVII Festa Ritorno Alle Origini, neste ano santo de 2023.
Enquanto isso, em frente ao Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, retira-se o spotáchio 1 de concreto e instala-se outro, o spotáchio 2. O primeiro foi o de concreto, agora reina um de asfalto com um remendo horrível próximo a uma boca de lobo. Tem razão os monarquistas quando dizem que “rei morto, rei posto”. O Conselho de Cultura recentemente empossado vai ter muito trabalho pela frente.
“Com duas opiniões, se constrói uma ideia melhor, uma obra melhor”. Vice Prefeito de Treviso, Valentim Cimolim.
“Nenhuma pergunta é boba. Vivemos num mundo cheio de dúvidas. São as perguntas que movem o mundo. Sem perguntas não existem respostas, então faça a sua pergunta. Sem respostas não há conhecimento”. Michele Rosso, citando Joacir Saviato no programa Ponto de Encontro com Jair de Ávila, o Bicudo.
Na antiguidade, Átila, o Rei dos Hunos era denominado pelo mundo romano como o “Flagelo de Deus”. Aqui em Urussanga podemos denominar o sistema de drenagem como o flagelo das estradas e ruas de Urussanga, asfaltadas, lajotadas, de chão ou com paralelepípedos. Ela é o “tibinga” que anda atravancando tudo. Conforme o vereador Fabiano, até burro com venda nos olhos sabe onde está o problema.
Cuidado. Há sempre um celular de prontidão apontado para você. Este aviso deve ser estendido para todos. Um exemplo disso ocorreu no último affair no Congresso Nacional envolvendo a deputada catarinense Júlia Zanatta e o deputado Márcio Jerry. Alguém disse: “se os envolvidos fossem um deputado da Direita e uma deputada da Esquerda, a Esquerda pediria a cassação imediata; Como o episódio envolveu uma deputada da Direita e um deputado da Esquerda, então é Fake News”. Mas que barbaridade! não é mesmo Claudino?
Para limpar esse Brasil varonil vai ser necessário muito bombril. É muita treta e muita mutreta neste planeta verde amarelo. Ela permeia do “bar da favela” ao Palácio do Planalto e adjacências.
Prefeitura em ação com sinalização horizontal revitalizada em praticamente toda as ruas do perímetro urbano. Iniciativa que se já se revelava necessária. Pontos para a administração.
ATTENTI RAGAZZI
Nesses três dias da XVII Ritorno Alle Origini que o Parque Municipal Ado Cassetari Vieira se transforme num palco de uma grande cozinha para que os urussanguenses e nossos visitantes se confraternizem ao redor de uma boa mesa com boas conversas, boa comida, bons vinhos. Que o passado que constitui o nosso alicerce, seja lembrado, reverenciado e respeitado.