top of page
Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI


Antenor Ceron ao lado do quadro afixado nas paredes das antigas instalações da Carbonífera Treviso em Rio Carvão Alto/Santaninha. A Marion 2 sedenta, escavou com vontade as terras daquelas localidades em busca do carvão que descia pelas caçambas e pelo “caminhão” rumo ao trem no Bairro da Estação. Hoje somente uma história do passado. O ouro negro foi embora, o dinheiro também e restou a herança da água com PH 2.9. Não será a nossa geração que solucionará este grave problema.


NOSSO SENHOR DOS PASSOS


Na quinta feira santa do dia 04.04.1958, portanto há 65 anos foi fundada a Irmandade de Nosso Senhor dos Passos e do SS. Sacramento, com o comparecimento de dezesseis irmãos. Dr. Walter Silva, Dr. Plínio Franzoi e Dr. Jarbas Valdetaro foram nomeados diretores interinos da Irmandade.

Em 30-10-1958, houve a aprovação por parte do Governo Diocesano dos estatutos da entidade e da referida benção por parte do Sr. Bispo.

A 1ª Diretoria: Cônego Agenor Neves Marques, assistente eclesiástico; Dr. Walter Silva, presidente; Dr. Jarbas Valdetaro, vice-presidente; Dr. Plínio Franzói Júnior, 1º Secretário; Lúcio Olivier Ghisi, 2º secretário; Geraldo Simões, 1º tesoureiro; Ivo Ferraro, 2º tesoureiro; Egydio De Dezan, Procópio Dutra, irmãos do Culto; Conselheiros: Antônio Jorge da Silva, Pedro Luciano e José Brum; Suplentes: Clair da Silva, Avelino Zanatta e Antônio Bonifácio dos Santos.

Uma curiosidade: Integrando a diretoria dois representantes da Sub-Estação de Enologia (EEUR) até na religião.

Em termos de participação comunitária, que contraste com os dias atuais.


PÍLULAS


  • “Maestrelli não se dá mais conta de cortar a grama. A gente corta, olha para trás ela já está crescendo”. Ainda bem, disso eu. Se não como iríamos comer queijo? Assim como os ratos, eu também sou louco por queijo, seja ele, colonial, serrano, parmesão, com ou sem colorau e dos demais 2.220 tipos que existem no mundo. Salve todas as vacas e cabras do mundo. Elas e só elas sabem transformar capim em carne e leite.

  • O dia 1º de Abril, dia da mentira era muito comemorado com brincadeiras no passado. Agora não dá mais para comemorar porque todo dia virou dia da mentira. A solução seria, então comemorar o Dia da Verdade.

  • Deco dividiu sua equipe em duas. Uma descendo de Santana e outra subindo a Serrinha e efetuando uma operação pente fino com roçadas e limpeza dos canais de drenagem. A turma pegou pesado. Vai aliviar muito os estragos programados para a próxima chuva. Vanderlei Marcírio vai propor grades nas caixas coletoras, caso contrário na próxima chuva forte, tudo voltará para a estaca zero, situação que ninguém deseja.

  • Sangaletti, vamos tirar os eucaliptos que mantêm a trave da Serrinha de pé. Vamos arrancar e consertá-la. Chave de cano e solda nela. Vamos tirar essa visão da Ucrânia. O visual é muito deprimente, passa a sensação de desleixo. E a comunidade aguarda a anunciada segunda etapa visando o plantio de árvores, recomposição das encostas e o plantio de grama e flores por parte da Diretoria de Meio Ambiente. E deste modo tornar realidade o famoso cartão postal anunciado há mais de dois anos pelo vereador Zé Bis com luz à noite e flores de dia. Por lá a luz já espanta as trevas, só faltam flores.

  • Pe Giliard Gava na sessão legislativa desta semana tornou público uma ideia muito interessante e carregada de simbolismo religioso e cultural. Afirmou ele que “La Pietá, presente do Papa Paulo VI para Urussanga é um leão na gaiola rugindo para a cidade e que pretende celebrar a festa de Nossa Senhora da Piedade em 15 de setembro num grande evento para Urussanga. Ele a porta central da Igreja Matriz já se encontra constantemente aberta para a cidade para os nossos visitantes.

  • Há 50 anos, no dia 3 de abril de 1973, foi realizada pelo engenheiro da Motorola Martin Cooper, a primeira chamada móvel do mundo e assim apresentando o primeiro celular do planeta. Ele tinha 33 cm de altura e pesada 1,1 kg e foi apelidado de “tijolão”. Dez anos depois, o “tijolão” chegava às lojas, em 1983. Sua bateria aguentava 25 minutos. Hoje os dispositivos atuais pesam 200 gramas.

  • Como diria o Janguinha “ele não deve nada para ninguém, nem mesmo satisfação”.

  • O primeiro compromisso do Paço Municipal e dos órgãos públicos estaduais sediados no município é saber receber bem e ter respeito ao cidadão. É o mínimo que se espera do setor público nos três níveis, antes mesmo do problema ser equacionado ou enrolado. Respeito é necessário, não tem contra indicações e a boa educação não provoca efeitos colaterais. Alguns precisam tomar diariamente um bom chá de moringa que combate a inflamação no relacionamento humano. Não sei se tu me entendes?

  • Vereador Casagrande apresentando o projeto que institui o Dia Municipal da Fribromialgia. Não sabe o que é a fibromialgia? Então vá ao Aurélio ou digite no Google.


ATTENTI RAGAZZI


Vereador Zé Bis voltou à casa. Ele esteve afastado por duas sessões devido à cirurgia no pé. “Foi joanete” disse ele. E eu disse: Mas Zé, você poderia ter ido às sessões, afinal na Câmara você não usa o pé, usa a cabeça. Zé Bis relutou, mas acabou concordando. O bom humor faz girar melhor as engrenagens da vida.

Bình luận


bottom of page