SÉRGIO MAESTRELLI
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI


Qual a família das gerações passadas e/ou atuais que não possuem um José? No último dia 19, dia de São José, muitos com o nome de José comemoraram aniversário.

Um deles, José Cargnin, o mestre da madeira, há décadas um batalhador da área cultural com a Associação Veneta, comemorou seus 85 anos com seus familiares. E com um torresminho do lado.


PÍLULAS

  • A criançada vai vibrar com um novo espaço de diversão e lazer. Prefeitura anunciou que dez escolas urussanguenses estão sendo equipadas com parque infantil. Parques de 70 a 100 metros quadrados e um investimento de quase 200 mil reais. Uma demanda antiga foi atendida, declarou Janea Possamai, secretária da educação. Então, três pontos para Administração e para a oposição. A emenda do deputado Vampiro foi solicitada pelo vereador Luan Francisco Varnier.

  • A semana foi das capivaras. Como se já não bastasse os motoristas incautos, desavisados e desatentos, o trânsito tem mais esse quesito incorporado à respectiva pasta.

  • Depois de longos anos, conversamos com o Dr. Mauro Felippe no Ginásio de Esportes do Monsenhor num encontro casual. O assunto foi advocacia, jornalismo, livros, história, fotos e a passagem do tempo por nossas vidas, com o seu devido aprendizado. Ele que é advogado, escritor, fotógrafo e apaixonado por veículos antigos. Dr. Mauro herdou de seu nonno Santos Felippe, o Santinho, o amor e a habilidade em bater fotos registrando cenas inesquecíveis. É de sua autoria uma das fotos mais emblemáticas do meu pai. Um click mágico numa das Festas “Ritorno Alle Origini”. Após sua morte, fiz questão de colocar esta imagem em seu túmulo.

  • Por um dia, 22 de março, a água foi a vedete, esteve na vitrine das preocupações humanas. No dia seguinte, tudo volta ao normal, ao corriqueiro. Muita legislação, teoria e burocracia. “Molto parlare, e poco realizare”. À frente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, a presidente Lara Possamai Wessler e o vice-presidente, companheiro da Epagri, Engenheiro Agrônomo Fernando Damian Preve Filho lutando para modificar esta realidade nua e crua.

  • Rumores de que vereadores devem buscar novamente autorização na Secretaria da Infraestrutura para que a Prefeitura Municipal tape os buracos presentes e também os futuros na SC-108, Genésio Mazon e similares. Que o Lula cuide das federais, que o Jorginho cuide das estaduais e que o Gustavo cuide das municipais. Que cada um faça o melhor em seus respectivos canteiros e deixe de se preocupar com o canteiro de obras do vizinho.

  • No embate para presidir muitas entidades aqui em Urussanga o dilema é este: Um se sente “muito cru” e outro “muito cozido”. Então a solução é procurar alguém apenas “refogado”.

  • Uma operação lava jato limpando o barro e arrancando o mato no meio fio antes de pintá-lo e uma vassourinha que varre o pó e a terra é algo estupidamente necessário, caso contrário não é pintura, é “spotáchio” diria o imigrante italiano. Pintar mais o mato do que o próprio meio fio como ocorreu em operações passadas em governos sejam eles azuis ou vermelhos não merece repetição em nome do respeito ao cidadão. Empresa terceirizada deveria estar proibida de executar serviços públicos sem o devido acompanhamento de um fiscal da municipalidade. Francamente, amigo Franco, não sei por que a imprensa tem que alertar sobre coisas tão banais e triviais. Então que o Diretor Deco esteja atento.

  • Deputado, senador, presidente, prefeito, vereador, dizem, em tese, que eles representam o povo. Eles representam, no máximo, o grupo que os elegeu. Essa é a democracia brasileira.

  • E a Operação “Mensageiro”? Aquela em que os maus políticos recebiam propina até no recolhimento do lixo. Será que produzirá seus efeitos ou seguirá na mesma trilha da Operação Lava Jato e mais uma vez o cidadão terá que ir ao cartório e trocar o seu nome pelo nome não de Eugênio, e sim de Ingênuo.

  • Nessa distribuição de locomotivas, Criciúma já tem a sua, Pedras Grandes também. O município de Lauro Muller com a sua já alinhavada. Adivinha qual o município que ficará órfão? Vai ganhar uma goiaba vermelha ou branca, ao seu critério. Nesse andar da carruagem não me surpreenderia se Nova Veneza também terá a sua, mesmo não tendo estação de trem.

  • Tati Teixeira, ex-vereadora e ex-prefeita interina de Criciúma, e ex deputada interina, perdeu a sua batalha da vida. Deixa a vida precocemente. Momento triste. Tati Teixeira, salvo melhor juízo, tinha raízes fincadas na Comunidade de Santana.

  • Pela informação prestada pelo presidente Everaldo Savi Mondo, tudo indica que teremos o retorno da Festa Ritorno Alle Origni em alto estilo e no patamar que o evento merece. Que o São Pedro, dono da senha das torneiras do céu, nos ajude no período de 26 a 28 de maio.

  • A expectativa da mudança de local do Posto de Pesagem de veículos em Araranguá acabou frustrada, segundo o colunista Rafael Matos. As autuações pela PRF apresentam falhas e a localização do posto atual deveria ser revista, pois a existência de desvios e vias marginais dribla a fiscalização. Mesmo assim a concessionária sepultou a ideia de um novo local e vai reformar o antigo.

  • A que interesses atende essa decisão? Não sei se tu me entendes! O peso das cargas acima do permitido danifica o asfalto e a fatura das constantes manutenções vai para o bolso do povo.

  • E o que dizer das fiscalizações na Genésio Mazon, SC-108, e a Rodovia dos Mineiros com esta última já apresentando problemas em vários pontos nos seus parcos 2 km de manto preto?


ATTENTI RAGAZZI

“Eu sou velho, mas nunca vi uma decisão assim”. Janguinha, sobre o eletrizante jogo do Criciúma e Avaí no Heriberto Hülse, na noite em que a casa do Avaí caiu por 14x13 depois de 30 penalidades cobradas.


bottom of page