GILIARD CESCONETO GAVA, O 7º PÁROCO
No anoitecer de um dia ausente de fortes “tempestas”, os sinos da Matriz Nossa Senhora da Conceição de Urussanga soavam festivos e, às 18h30, a porta central da Igreja Matriz se abriu para os fiéis. Na porta, surgia a figura do Pe. Giliard Cesconeto Gava, o 7º pároco de Urussanga seguido do novo vigário, Pe. Fernando dos Santos de Oliveira, e do Pe. Valdemar Carminati, o padre bergamasco. Após a procissão com os padroeiros das 29 capelas, das associações religiosas e dos 32 padres, acompanhados do Bispo Diocesano Dom Jacinto Inácio Flach, foi efetuada a leitura da Provisão do novo pároco e do novo vigário com a tradicional “Saudação, Paz e Benção”. O bispo Dom Jacinto anunciou aos padres o “Recebam o Evangelho do qual fosse instruído para disseminar a palavra de Deus e que não falte vinho, o vinho Goethe, nesta caminhada e que as talhas jamais permaneçam vazias, aqui ou em Caná da Galileia”. Enquanto o bispo, o pároco e o vigário, em procissão, visitaram e benzeram com incenso o sacrário, o confessionário, o batistério e o campanário, o coral, em momento solene e sublime, cantou o “Deus eterno a vós Louvor...”. Padre Giliard tocou o sino da torre num momento de grande emoção. Pe. Valdemar afirmou que a Igreja não era uma pirâmide, mas um círculo, e que a palavra e a fé fossem postas em prática. Pe. Fernando afirmou que pretende caminhar pelas 29 comunidades e que Deus abençoasse a sua missão. Pe Giliard, com emoção, afirmou que em sua caminhada há uma coincidência: a constante presença de Maria em sua caminhada. Em Lauro Muller, com o Imaculado Coração de Maria. Em Caravaggio, no santuário da Madonna Del Caravaggio. Em Maracajá, com Nossa Senhora da Conceição e, agora, em Urussanga com Nossa Senhora Imaculada da Conceição. Dessa forma, sempre com Maria em sua caminhada a serviço do Senhor. Ele afirmou que chega a Urussanga se apresentando como Pe. Giliard, nosso irmão, e disse ao povo de Urussanga: eu vos quero bem. Foi um dia memorável em que os padres e a Rádio Marconi renovaram os compromissos com a religião, com a verdade, com a liberdade de expressão e a serviço da comunidade.
PEDRO DE JESUS
Ivanete de Jesus sobre seu pai: “Pedro de Jesus cumpriu sua missão neste plano e foi residir em outra morada. Gratidão por tanto e por tudo. Obrigado por ter desempenhado todos os seus papéis como esposo, avô, bisavô, padrinho, compadre, amigo, irmão, vizinho com dedicação e maestria. E obrigado especialmente por ter sido meu pai. Gratidão por ter segurado minhas mãos, mesmo quando cansado chegava em casa”.
A MENTIRA E A VERDADE
O vereador Fabiano Murialdo De Bona comandou a última sessão legislativa e encerrou a mesma com a seguinte parábola: A Mentira e a Verdade se encontraram, e a Mentira convidou a Verdade para um banho de rio. Com o calor de 32ºC, ambas retiraram as roupas. Durante o banho, numa manobra rápida, a Mentira roubou a roupa da Verdade, vestindo-a. E, assim, a Mentira saiu trajada com a roupa da verdade. A Verdade, não querendo vestir a roupa da Mentira, saiu nua. Ou seja: é mais fácil aceitar uma Mentira vestida de Verdade do que uma Verdade nua e crua.
Pe. Daniel Pagani, 6º Pároco, Pe. Giliard Cesconeto Gava, 7º Pároco, no dia 10 de Fevereiro, no Campo Santo, momento após o descerramento da placa de mármore que registra uma homenagem póstuma ao 1º Pároco de Urussanga, Pe. Luigi Marzano, ele que descansa em paz em solo italiano.
PÍLULAS
Vereador Bonomi registrou a falta de ônibus escolar para que universitários se desloquem a Tubarão. Têm apenas 11 inscritos, mas o mínimo previsto pela legislação é 15. Solução é estabelecer parceria com estudantes de Cocal do Sul. Olhe só, 11 alunos e 15 lugares. Nem no ônibus esses dois números se entendem.
Atenção, oficinas mecânicas: União Europeia aprova proibição de veículos a gasolina a partir de 2035.
Governo de SC quer torrar milhões na troca da cor dos coturnos da PM. O governo de Jorginho Mello, em Santa Catarina, avalia mudar a cor dos coturnos dos policiais militares. Atualmente, a tropa utiliza botas pretas, mas a ideia é trocá-las por modelos na cor caqui. A medida pode ter um custo de quase três milhões de reais para os cofres estaduais. Que a PM fique com os coturnos pretos e mande estes três milhões para o asfalto do Rio Carvão, governador Jorginho.
Vereador Fabiano perguntou se é necessário nomear um “Diretor de Boca de Lobo”, após constatar problemas com bocas de lobo em dezenas de locais.
A criatividade brasileira não tem limites, pelo menos no campo do humor. Um brasileiro disse que, no Éden, o diabo ofereceu fruta para Adão e Eva; no deserto, ofereceu pão para Cristo. E para o povo brasileiro ofereceu picanha.
“O futuro é um quarto escuro” para todos e principalmente para os políticos. Que o digam os prefeitos chamados pela Justiça para uma conversa ambiental (lixo) por toda Santa Catarina, inclusive aqui no Sul Maravilha, como denomina a região o colunista de Lauro Muller, Cacau Menezes.
75% do azeite de oliva produzido no Brasil tem origem no vizinho estado do Rio Grande do Sul. São 450 mil litros de azeite.
Vereador Casagrande afirmou estar com uma camisa azul e, mesmo desbotada, dela não desiste. Segundo ele, tem muitos urussanguenses que torcem para que o teto caia. Desde que seja na cabeça dos outros, evidentemente.
Serrinha de Santana – Um terceiro veículo desceu o trecho mais rápido do que o condutor esperava. Ao protelar a obra de contenção e colocação de guard rail, a Prefeitura está jogando dados com o azar. Qualquer hora acontece uma desgraça. Como a propriedade dos meus nonnos fica por lá, posso afirmar também que a maioria dos motoristas desce numa velocidade não compatível. Parece que estão sempre atrasados, ansiosos e agitados. Quando a protelação e a imprudência se dão as mãos, algo ruim pode acontecer.
Popularizada no auge do Império Romano, a sidra, bebida alcoólica fermentada da maçã, tem rica e longa tradição na Europa. Os romanos adoravam este líquido e de lá se disseminou por todo o continente europeu, principalmente na Alemanha e Bélgica, França e Inglaterra. Deste último país, a sidra voou para os Estados Unidos com os imigrantes que a produziram em abundância.
ATTENTI RAGAZZI
Ai daqueles que em nosso tempo tratam de, com a maior hipocrisia, imitar Pilatos! Disse Cristo no evangelho do último domingo: “Que o seu não seja não, e que o seu sim seja sim”. Tudo o que for além disso, vem do Maligno.
No dia 10 de Fevereiro, o calendário cravou os 72 anos de Fundação da Rádio Fundação Marconi. Um tempo de mais de 26.000 dias nos separa daquele dia em que o Monsenhor gritou: “Está no ar a ZYT 22, A Voz dos Vinhedos”, Radio Difusora ZYH-200, Rádio Marconi AM 780 e Rádio Marconi FM-99.9. Com Letícia Trevisol Apolinário, Gisele Cucker Benedet e Bruna de Brida, entramos na página em branco do Ano 73, que se inicia renovando o compromisso da emissora com a liberdade, verdade e estar ao lado da comunidade.
Ademir Lopes e Maria Luiza Nesi.
Ele tem exatamente a idade da Marconi. Também completou 72 anos no dia do aniversário da emissora. Ademir e Marconi nascendo no mesmo dia.
Kommentare