top of page

SÉRGIO MAESTRELLI


Aposentado, o engenheiro agrônomo da Epagri Aldo Clóvis Eckert voltou a Urussanga. Estacionou seu carro na Praça Anita e passou a tarde inteira percorrendo a pé com sua esposa, filho e neto as ruas da cidade. Veio para matar a saudade da cidade. Ele atuou como extensionista da antiga ACARESC de Urussanga nos Anos 70. Ao encontrar o amigo e companheiro de empresa casualmente na rua, ele perguntou pelo mecânico Virgínio Maestrelli e fez questão de rever o Jeep Willys 4x4- 1954. Fomos à garagem do mesmo. Ao perguntar se o mesmo ainda circulava respondemos: pegue a chave e vire você mesmo. São 70 anos de garagem e de estrada.


PÍLULAS

  • “Não é fácil estar numa pasta de tanta turbulência quanto a da Educação. Temos que emanar muita gentileza, muito respeito e muita luz. Tem gente demais cuidando da vida dos outros...” Jânea Possamai - Secretária Municipal em sua Retrospectiva 2022.

  • O STF determinou que o “Auxílio Brasil” fica fora do teto de gastos. E determinou, também, que o Orçamento Secreto é inconstitucional. Com essas duas medidas o Congresso se dividiu em dois. De um lado, deputados e senadores com as barbas de molho. Do outro lado, deputados e senadores com a pulga na orelha. O alvo do STF era Bolsonaro. Agora o alvo é o Congresso Nacional. Políticos em polvorosa. Cada vez mais os “11” do STF governam o país. É o Judiciário colocando o Executivo e o Legislativo literalmente no bolso.

  • Tem uma música folclórica alemã muito tocada em Blumenau cuja letra afirma que o verão sempre voltará. Com esse nosso clima de um dia de sol, três de chuva e cinco nublados, começo a desconfiar.

  • Os deuses do futebol resolveram fazer cair do céu a coroa de louros para Lionel Messi e colocaram no alto do pedestal aquele que carregava a humildade e a simplicidade na vitória e na derrota. O futebol estava lhe devendo este título. Momento de voltar para casa, torcer para o Criciúma e parabenizar o Janguinha que, mesmo balançando, entrou para a história do UFC, numa homenagem merecida.

  • Urussanga viveu o ano de 2022 carregado de polêmicas.

  • Estivemos abertos para argumentações, contra argumentações, réplicas e tréplicas, discussões sóbrias, opiniões diversas, ouvir os contrários, analisar o contraditório, porém tudo sob o véu da racionalidade e livre de paixões, do fanatismo político-religioso, se possível sob o guarda chuva ou guarda sol da inteligência. Não seja fanático em nenhum assunto. O fanatismo atrofia a mente. Cuidado com ele.


ATTENTI RAGAZZI

Mais uma página vai sendo fechada no livro da vida. A Página do ano 2022 do Ano do Senhor. Há muitos anos que aos céus eu faço a seguinte oração: Senhor, tão pouco a pedir e tanto a agradecer. Que todos tenham um Natal com serenidade e paz interior. Que caia do céu a graça que você está necessitando.



Padre Daniel Pagani, o 6º Pároco de Urussanga, depois de seis anos à frente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (2017-2022) se despede. Optou por viver em 2023 o seu ano sabático, visando, segundo ele mesmo, recompor-se internamente, curar o cansaço físico, mental e emocional, em virtude de diversas dificuldades enfrentadas no desempenho de suas funções na Paróquia e na Rádio. Apaixonado pela religião e pela comunicação, Pe. Daniel Pagani deixa a Rádio Marconi maior do que a encontrou.


ANO SABÁTICO

Ano Sabático é a curiosidade do povo no momento. Trata-se de um período concedido pela Igreja a seus sacerdotes, em que os mesmos se retiram de cena, se licenciam de suas funções, para se dedicarem a um projeto particular, para darem uma parada, visando realinhar ideias e anseios, efetuar reflexões, proporcionar o devido descanso e renovação. O termo tem origem na cultura judaica. Na Bíblia, o ano sabático (Shabat) é conhecido pela palavra hebraica “Shemitá”, que significa libertação.


AI DAQUELES...

Ai daqueles impuros que vão à Casa do Senhor apenas para estabelecer fachadas e lançar nuvens de fumaça perante os irmãos. Melhor seria que agissem como aquele oficial romano em Cafarnaum que disse: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada”... assim como eu não sou digno de entrar na sua... Esse se salvou, e quanto aos outros que frequentemente estão na Casa do Senhor as dúvidas persistem. Ai daqueles que em nosso tempo tratam de imitar Pilatos. Ai daqueles que lançam cortinas de fumaça nas redes sociais apenas com o objetivo de camuflar ou dificultar o caminho da verdade. A verdade pode permanecer oculta, mas jamais poderá ser modificada. Por que o que é é, o que não é não é. A Lei dos Homens é falha, mas a Lei da Natureza não admite impunidade, pois as forças do Universo conspiram a favor do bem e, no transcorrer do tempo, linhas tortas serão endireitadas, ou se quebrarão definitivamente. Separar o que é trigo e o que é joio é tarefa complexa. Até Cristo, quando indagado por tal prática, recomendou que para essa tarefa se aguardasse um pouco mais. Deixei que cresçam juntos o trigo e o joio, ou seja, o bem e o mal. Na hora da colheita, tudo será devidamente separado.

bottom of page