SÉRGIO MAESTRELLI

PÍLULAS


Não estamos em época de Olimpíadas, mas nesta eleição salto triplo perfeito foi o salto político dado pelos eleitores paranaenses e paulistas ao Deltan Martinazzo Dallagnol e ao casal Sérgio e Rosângela Moro. Menosprezaram os institutos de pesquisa e todos no pódium.

Já o maior tombo eleitoral teve como personagem a deputada paulista Joice Hasselmann. Em 2018, Joice Hasselmann foi a mulher mais votada para a Câmara dos Deputados na história do Brasil, com 1.078.666 votos. Ela era uma das principais aliadas do presidente Jair Bolsonaro, com quem rompeu em 2019. Em 2022, concorrendo ao mesmo cargo, perdeu 99,9% dos eleitores. Recebeu apenas a inacreditável soma de 13.679 votos. Essa pode dizer que desceu do pico do Monte Everest e baixou a mina.

Muitos comentários de que políticos de Urussanga condenam veementemente a corrupção em nível municipal, o que é corretíssimo. Mas a pergunta que circula é por que motivos esses mesmos políticos apoiam candidatos comprovadamente corruptos em nível estadual e nacional? Eu também não sei.

Ainda sobre o dia 2 de outubro. O governador Moisés, a exemplo do Moisés bíblico, não conseguiu salvo conduto para tentar chegar à terra prometida. Em 2018, ele se fartou de votos no mundo bolsonarista e, depois, sem muitas delongas se achou o “bambam”. Chutou o Capitão Mito e o resto da história você já sabe. Se tivesse se mantido fiel a quem o elegeu, poderia estar reeleito. Entretanto, preferiu se unir à oposição, errou o passo no Paço e caiu no vazio da história. Edilene Steinwandter, ex- presidente da Epagri, também foi levada de arrasto pelo barco do Moisés.

Stevan Grützmann Arcari iniciou a abertura de sua estrada política e conseguiu assento à mesa para discutir a próxima eleição municipal. Políticos tradicionais do sul sentiram o barco fazer água e ficaram sem o passaporte para Florianópolis ou para Brasília. PP,PSDB, MDB,PSD sofreram um forte processo de desidratação.

“Eu não encontrei o documento, mas eu acho que não procurei como devia”. Isso é que se chama de franqueza e de honestidade.

Como diria o amigo alfaiate Paulinho Magdalena: “Fazer bainha não compensa mais”. É, os tempos mudaram.

Equipe do DNIT-Rede Ferroviária estarão nesta semana em Urussanga. Em pauta, a discussão dos caminhos para a restauração da Estação de Trem, Centro de Informações Turísticas e Sede da ProGoethe.

Aliás, Estação do Trem, Restaurante San Gennaro, prédio do SUS (o qual já está mais para prédio do SUSto), dentre outros estão na lista dos imóveis que nos lembram a Pompeia destruída pelo Vesúvio, em 79 d.C. Menos burocracia e mais pedreiros, pintores e carpinteiros.



ATTENTI RAGAZZI

Câmara de vereadores de Urussanga, que está no ponto de fervura há muito tempo, agora parece que entrou mesmo em ebulição. Um intenso bombardeiro e lançamento de mísseis em todas as direções. Foi o que se verificou na última sessão. Por enquanto, sem drones. Por enquanto.


DE ONDE VEM O “PARA INGLÊS VER”

Essa expressão é usada no Brasil e também em Portugal. Ela é comumente utilizada para algo que não é válido ou real. Tem raízes na época histórica em que a Inglaterra pressionava o Brasil para proibir o tráfico de escravos. Assim, o Brasil criava regras que antecipadamente sabia que não seriam cumpridas, leis demagógicas que jamais funcionariam na prática. Ou seja, eram leis apenas para os ingleses verem. Atualmente, a expressão está relacionada com a mentira e a hipocrisia das pessoas que tentam enganar as outras.


DIGITE E NÃO DELETE

Tenha opinião própria. Se digitou, não delete. Estamos nos referindo a opiniões de alguns de nossos agentes políticos, mas vale para qualquer assunto. O jornalista que atua na mídia escrita, ou falada segue seu dilema. Se errou, gravado está, ou impresso está e, assim, permanece. Agora, cômodo mesmo é publicar algo em seu perfil ou comentários nas redes sociais e, depois, com a repercussão, logo constata o tamanho da gafe ou da besteira e da bobagem que fez e vai lá, rapidamente, apagar ou alterar tudo. É algo esdrúxulo. Como não encontrei no dicionário um termo melhor, classificamos episódios deste tipo como algo simplesmente ridículo. A pessoa tem que ter personalidade, manter e sustentar a sua opinião. Não pode ser pá de catavento que gira conforme o vento. Ora vento norte, ora sul, ora nordeste, ora sudeste, ora sudoeste... Não pode ter o perfil do “vamos na onda que é a melhor coisa que existe”. Parafraseando aquela máxima do: “Se beber, não dirija”, nós dizemos: “Se postou, não delete. Sustente o que publicou”.


JERICÓ

Jericó é a cidade mais antiga do mundo e se localiza na Palestina. Há cerca de dez mil anos, é habitada ininterruptamente e suas ruínas se localizam nas proximidades da Jericó moderna. Também são consideradas as cidades mais antigas as de Ur na Suméria, Damasco na Síria, Beirute no Líbano, Cairo no Egito e Sanaa no Iêmen, além, evidentemente, de Jerusalém. Os amantes da história têm uma parada obrigatória em Jericó, que aparece em setenta passagens da Bíblia. Jericó é uma cidade palestina localizada na Cisjordânia, distante 25 quilômetros de Jerusalém. Biblos é considerada a mais antiga cidade da mais antiga civilização da Idade Antiga: os fenícios. Ela está situada a 42 km ao norte de Beirute. Jerusalém é conhecida pelas inúmeras controvérsias político-religiosas durante milênios. Objetos mais antigos encontrados em Jerusalém foram as cerâmicas datadas em 3200 a.C. O nome anterior de Jerusalém era Rusalimum ou Urusalimum, nome que aparece nos achados do Egito Antigo e se constitui na referência mais antiga dessa cidade. Para os árabes é “Al-Wuds” (A Sagrada). Para os gregos, Hierosolyma. Atualmente, é controlada pelo Estado de Israel. A cidade de Jerusalém é considerada sagrada por três religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo.



O asfalto de nossas ruas, morrendo de inveja e querendo imitar o calçamento.



O mês de outubro começou com o Secretário de Obras Jucemar Sangaletti firmando um convênio com o COMBEA mediante concurso público e terceirizando o setor de vigilância da Garagem. Tá tudo monitorado pelo Totó.



Lá no Posto Ipiranga, o Bettiol e o Cittadin calibrando os pneus da bicicleta do Mercado Gastaldon. Sai da frente, porque o número de entregas a serem feitas é grande. E se houver excesso de carga na rodovia “denuncie”!



Vladimir Putin tem sorte que esse grupo não atua na Ucrânia, mas apenas na Benedetta. Pelé, Vicente, Bita, Derdi, Wilsinho e o Barbosinha. Eles oficialmente estavam reunidos na Tafona do Derdi para trocar figurinhas do álbum da copa Catar 2022, mas teve alguns complementos indispensáveis: branquinha, amarelinha, vinho, salame, queijo e um torresminho. Faltou o Paúra, porque não vi nenhuma fatia de polenta. Saber aproveitar o tempo é algo essencial nesta vida. E eles sabem.



Uma grande enciclopédia foi fechada pelo Senhor da Vida. No dia 08 de outubro, Otávio Sorato, 103 anos, o “Amigo do Vinho Goethe” de Estação Cocal nos deu adeus. Otávio deixa para os filhos, netos, bisnetos e amigos, um grande legado alicerçado no trabalho, na história, na cultura, nas festas, na religião, num grande exemplo de vida. A sua vida foi registrada em livro para a posteridade. Nesta imagem saboreando um vinho Goethe na Vila Stazione da Família Búrigo numa reunião da Epagri/ProGoethe. Quem 100 anos um bom vinho bebeu, 100 anos viveu.