SÉRGIO MAESTRELLI

PÍLULAS

  • “Em nome da Família Padoin, agradecemos o apoio de todos os vizinhos e amigos da Nonna Irma Scarpato Padoin, 92 anos, ela que sempre teve a sua casa aberta para todos e aguardando todos para conversas no fogão à lenha sempre aceso que aquecia os corações”. Do neto, Fernando Luigi Padoin Fontanella, no momento da despedida de sua nonna.

  • Pe. Daniel Pagani, na XX Festa do Vinho, durante a missa no anfiteatro, relembrando em suas preces todos aqueles que já participaram dos eventos anteriores e que já deixaram este mundo.

  • Jéssica Bonotto, nova presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, definiu juntamente com os demais membros as prioridades de sua gestão: aumento substancial do orçamento municipal para agricultura em 2023, haja vista que a agricultura é a 2ª fonte de renda; aumento do efetivo dos funcionários lotados na Diretoria de Agricultura, contratação de um médico veterinário, Programa de combate à Brucelose e Tuberculose, prêmio-incentivo aos conselheiros representantes das comunidades e estímulo a excursões técnicas. E, evidentemente, um diretor de agricultura que permaneça por alguns meses. A rotatividade nos cargos é algo tóxico para os agricultores. Jéssica é a segunda mulher a assumir tal conselho. A primeira foi a conselheira Beth Mazzucco, da Localidade de Rio América Baixo.

  • Você sabia que em Urussanga tem um time de pedreiros intitulado “Dio Furbo”?

  • Edson Savi Mondo, o Kuki, Léia Mariot, Sheilla De Brida, José Antônio Magalhães, Francisco Urbano, o Chico, Cirlene da Silva Souza, Janete da Silva, Carlos Alberto Cipriano, Henry Goulart. Esse é o time do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira que atua longe dos holofotes, viabilizando as atividades turístico-culturais. A comunidade reconhece e agradece o trabalho deste time.

  • “Com as atuais temperaturas, num dia 28ºC e em outro dia a previsão de 1,2,3ºC, estou me sentindo como leite pasteurizado” - Ruan Inocente, titular do programa radiofônico “Tarde Total”.

  • Muitos nos perguntaram se o projeto original do Parque Municipal era do Roberto Burle Marques? Não. O projeto é do paisagista paulista Roberto Burle Marx, de mãe pernambucana de ascendência francesa, e pai de origem alemã, falecido em 1994 aos 84 anos. Cerca de 30 plantas das florestas tropicais brasileiras levam o seu nome. O projeto paisagístico do antigo Retiro Pamir leva a sua assinatura.

  • A Casa Amarela é o centro nervoso do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. Dizem que ela foi assim denominada para evitar atritos entre vermelhos e azuis ou azuis e vermelhos.

  • Você, que pelas redes sociais sabe tudo e opina sobre tudo, arriscaria dizer quantos por cento das formigas saem de um formigueiro em busca de comida? 90% ou 10%? A questão não se resume apenas em dar um palpite na rede. É preciso pesquisar, ou seja, contar quantas formigas saem e quantas ficam no formigueiro. Isso se chama pesquisa séria e opinião segura. E saber que já teve pesquisador que já fez essa contagem.

  • Na maioria das situações, o menos é mais. Como explicar isso constitui um desafio para a matemática.

  • O projeto de restauração do Casarão da Rua Américo Cadorin está rendendo centenas de elogios ao empresário Geraldo Fornasa. Entretanto, precisamos registrar que tais méritos também devem ser direcionados a sua esposa, Carla Claumann Fornasa. Essa restauração tem a sua digital. Nos bastidores de uma grande história, mais uma vez uma grande mulher. A Cultura agradece, Carla.

  • Como diria o vereador Luan Francisco Varnier, “vamos corroborar”. Ou seja, vamos dar uma força, vamos dar maior robustez, vamos fortalecer, vamos ratificar, vamos confirmar... Apenas para quem desconhece o significado do verbo citado por ele.

  • Rua Pedro Damiani: Os comerciantes já estão perdendo a paciência com a morosidade das obras da empresa terceirizada. Um dia com três funcionários, outro dia com dois. E as semanas vão fluindo. Dizem eles que em alguns trechos foram retirados os meios-fios de granito, sendo substituídos por meios-fios de concreto-broa, aquele que se desmancha quando o pneu de um carro encosta. Não acreditei na substituição do granito pelo concreto, mas vamos verificar pelas fotos antigas da rua. Em alguns momentos, a rua interditada pela empreiteira foi “desinterditada” pelos comerciantes, pois não havia “homens trabalhando”. E o mês voa rápido, e os boletos logo chegam. Esperamos que ainda esta semana a camada asfáltica seja derramada.

  • Fique sabendo que asno, burro, jerico, jegue, jumento... é tudo a mesma coisa. E tem gente que reúne todos esses adjetivos.

  • E Shakespeare, o inglês, continua reinando no Reino do português Camões. Temos o “Open Pizza”, o PorcoMix e, agora, observamos nas prateleiras dos mercados não mais Mostarda Amarela, mas a Yellow Mustard.

  • “Se eu tomar cinco ou seis, não me seguram”. É o que diz o Baitaca em “Nego Bom não se mistura”, neste mundo cada vez mais misturado.


ATTENTI RAGAZZI

Na política não há empate. Ou você ganha, ou você perde.

Vereador Jaison Vieira Barreto.



Adilson Rebelo Ricardo, no equipamento do Paraíso da Criança, aguardando o momento de esparramar centenas de caipirinhas de vinho. Na imagem do Adilson, a homenagem a todos os voluntários que ergueram a belíssima construção, tendo como mestre de obras, em algumas ocasiões, o Pe. Jiovani Manique Barreto.



Enquanto a Sheilla De Brida resolvia problemas e pendências pelo Zap, pelo 1313 e na Casa Amarela, a Léia desempenhava a missão de percorrer os diversos equipamentos, repassando instruções e sempre acompanhada de seus dois guarda-costas. Salvo engano, na frente o Thor e na retaguarda a Clara Maria



Kamila Rodrigues da Silva, a engenheira civil responsável por implantar o projeto arquitetônico do Estúdio Parque da Rádio Marconi, era só felicidade, dando por concluída sua missão em entrevista ao comunicador Jair de Ávila.



Nem os cavalos quiseram ficar de fora da XX Festa do Vinho.



A Corte Soberana: Isis Gonçalves Inocente, a Rainha, Helena Serafin Couto Menegon, 1ª Princesa, Débora Rossi Savi Mondo, 2ª Princesa – A Corte Mirim: Lara Cemin Gastaldon, Rainha, Alice Vieira Madalena, 1ª Princesa e Valentina Furlan Cechinel, 2ª Princesa. Elas desempenharam o papel com competência, responsabilidade e simpatia em grau máximo. A festa terminou, mas elas continuarão a reinar até a próxima festa.



Turazi&Turazi – Juliana Turazi e Sebastião Turazi, o Tinho, a sobrinha e o tio. Juntos, o Rotary Club e o Lions Clube trabalhando por causas sociais. E lá na Praça D‘Itália, os valorosos guerreiros do Clube dos Treze. Uniformes diferentes com causas idênticas.


SEGUNDO LUCAS

“Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”. Retirado do Evangelho de Lucas, lido nas igrejas católicas no dia 14 de agosto. Esse trecho escrito tem mais de dois mil anos e tal realidade se intensifica a cada geração. E se você acha que esse tempo virá, você está enganado. Ele já veio com os tempos atuais. Esta realidade não é nossa. Acompanha o ser humano desde os primórdios com Adão e Eva e Caim e Abel.