top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI

PÍLULAS

  • “Não se duvida de nada no Majestoso” - Marco Búrigo sobre o empate do Criciúma contra a Ponte Preta aos 45 do segundo tempo.

  • Nada mais benéfico e afável para servidores públicos “senza vôia”, do que estarem sob o comando de um gestor omisso, inexperiente e relapso. Unidos a fome com a vontade de comer.

  • “Vocês não vão acreditar no que eu vou falar. Conheci duas pessoas: o dono da Klabin, 28 mil funcionários, e o representante da Caterpillar no Brasil, Dr. Rogério, em São José dos Pinhais, na BR 116. Tomamos uma cachacinha e eles me contaram suas histórias. Ambos nasceram aqui, na localidade de Rio Dória, município de Treviso. Por um intermédio de um tio foram para São Paulo estudar. Todo grande foi pequeno um dia.”. Ex- deputado estadual Valmir Comin.

  • “Antes o que afetava as empresas eram as tarifas elevadas de energia. Agora o fator se chama insegurança ou instabilidade política” - Vereador Zé Biz.

  • E muitas pessoas continuam confundindo a Serrinha de Rio Carvão/Santana com o Cirsures e lá despejam lixo solto ou embalado. Mais uma “carguinha” foi recolhida no último sábado das encostas e das canaletas. O “bicho homem” é tinhoso. Só tem uma solução: instalar câmeras e colocar as imagens para o público. Só o constrangimento público funciona como corretivo para surtir o efeito desejado.

  • “Vamos nos reunir e nos unir nos propósitos e ideais rotários” - Edna Zaninn Lopes em sua primeira reunião como presidente do clube.

  • Só deu Brahman. Nada de Antarctica, Skin, Kaiser, Skol... Na Feagro de Braço do Norte, com 90 expositores, 600 animais expostos, 50 mil visitantes e 60 milhões em negócios, a Cabanha Bez Batti subiu ao lugar mais alto do podium em todas as modalidades que participou. Parabéns ao Arnaldo, Jane, Juninho e Alexandre. Urussanga nas alturas em termos de pecuária de corte.

  • Saiba para onde vão os maiores percentuais dos produtos catarinenses no exterior: EUA (18,3%), China (13,6%), Argentina (6,7%), Chile (4.9%), México (4,2%), Japão (3,8%), Arábia Saudita (3.4%), Holanda (2,8%), Emirados Árabes (2,6%) e Canadá (1,1%).

  • Vereador Fabiano Murialdo De Bona da tribuna na última sessão legislativa lembrou Baitaca e citou a necessidade do uso de creolina. Disse que muitos estão precisando de um banho de creolina. Depois de uma dose, o vivente tem vida nova. A Creolina é um desinfetante com ação bactericida e fungicida de uso veterinário e utilizada como desinfetante nas instalações rurais como aviários, estábulos, galpões. Portanto, creolina em humanos, somente no sentido figurado.


ATTENTI RAGAZZI


“Libertem-se de suas respectivas cangas”. Há mais seres humanos usando cangas do que os próprios bois. Tempos estranhos estes que estamos vivendo.



Os pesos pesados da religião no sul catarinense: Pe. Samiro Meurer, o titular do “Eldorado Bom dia”; Pe. Gilliard Cesconeto Gava, ordenado sacerdote em 07-05-2022 pela imposição das mãos do bispo Dom Jacinto Inacio Flach, no Seminário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Nova Veneza, com o lema sacerdotal “Nosso irmão e ministro de Deus”; e o Pe. Carlos Weck, que entrou para a história com o seu “Alvorada do Cristão” e seu espírito irreverente, com passagem e estadia marcante em Urussanga e, hoje, fazendo fumaça e fogo em Morro da Fumaça. O trio rezando e festando nos 50 anos de sacerdócio do Padre Valdemar Carminati, o padre bergamasco com raízes em Montaghú. Um abraço do Jornal Panorama ao Trio portador da Palavra de Deus.



Dori Búrigo, Giselda Trento Mazon, Arlete Frécia Salles, Graça Fabro Benedetti, na Sociedade Recreativa Urussanga, durante o lançamento do filme “Azambuja - A Imigração Italiana no Sul Catarinense”. Uma produção cinematográfica da Genuíno Films Ltda, de Josué Genuíno, tendo como produtor Sandro Pagnan. O filme foi rodado em dez municípios, envolvendo 25 pessoas e teve o patrocínio das empresas Anjo Tintas do Brasil e Bistek Supermercados. O roteiro é assinado por Cecília Coelho e Bruna Speck e tem a participação cultural dos museólogos Idemar Ghizzo e Valdirene Borger Dorigon . Dori Búrgio que, segundo consta, tem por lema “A arte existe porque a vida não basta. F.G” produziu intensos momentos de alegria e de retorno ao passado com a sua apresentação, baseada nos tamancos de madeira. “E eu era tão feliz com aquele tamanquinho”. Na mesma noite, ocorreu o relançamento do livro “Tão Fortes quanto a Vontade” da escritora Nelma Baldin, uma importante obra que analisa a imigração italiana no sul catarinense.



Em cerimônia oficial da Governadoria do Rotary Club, em reunião realizada no município de Timbó, no Médio Vale do Itajaí, a ex-presidente do Rotary Club de Urussanga, Juliana Turazi, assumiu o cargo distrital de Governadora Assistente da Área 18, compreendendo os Rotary Clubes de Orleans, Lauro Muller, São Ludgero, Braço do Norte, Urubici e Urussanga. Jornal Panorama deseja a Juliana uma eficiente gestão no desempenho deste cargo de âmbito regional. Na imagem, Erlon Cimardi, Governador 2022-2023 e esposa Kátia, Juliana Turazi e Elton Mazzucco, urussanguense radicado no município de Piçarras com a esposa.

Comments


bottom of page