top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI

PÍLULAS

  • Desejamos competência e sorte a Luiz Eduardo Mutzberg. O nosso maior símbolo cultural tem um nome alemão: Goethe. Agora, o nosso diretor de turismo também tem um nome alemão: Mutzberg. Deve ser um bom sinal.

  • A Letícia vai brilhar. Trata-se de uma nova variedade de ameixa desenvolvida pela Epagri. Não sei quais os motivos para o nome de batismo. Talvez mãe, esposa, filha, namorada, ou secretária. Quem será a mulher homenageada? Emílio Della Bruna, que seguramente integra a equipe que está desenvolvendo esta variedade em benefício dos fruticultores catarinenses, deve saber.

  • Cinco são as indicações geográficas de SC: Vinhos dos Vales da Uva Goethe, Banana de Corupá, Queijo Serrano, Vinhos de Altitude, Mel de Melato de Bracatinga e Maçã Fuji. Na área dos vinhos, Vales da Uva Goethe foi a pioneira em SC e a 3ª do Brasil. E possui cinco vinícolas associadas: Vitivinícola Urussanga Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinhos Trevisol, Vinícola Quarezemin e Vinhos De Noni. A IG Vales da Uva Goethe se encontra em processo de obtenção da Denominação de Origem (DO). Já a IG Vinhos de Altitude possui 23 vinícolas associadas distribuídas pela Serra Catarinense. Há no mundo aproximadamente 10.000 IGs, principalmente em países europeus

  • No programa Ponto de Encontro da semana passada diretamente do Althoff Supermercados, Jair de Ávila entrevistou rapidamente Célio Gizoni, comerciante e ex- jogador do UFC. Celinho foi, por décadas, proprietário do Célios’Bar, na Praça Anita, antiga “rodoviária” e, depois, no Terminal Rodoviário Dionisio Pilloto. Celinho falou um “já passou tudo”. E tudo na vida vai passando rápido demais. O passado é experiência de vida, o presente é a vida e o futuro é a expectativa da vida.

  • Vereador Zé Bis correu como uma lebre nas indicações. Na sessão legislativa da semana passada, solicitou que o Pode Público Municipal construísse lombadas no trecho da estrada municipal Rio Caeté-Rio Deserto. Na sessão desta semana, ele foi além. Solicitou que a via seja incluída na programação dos trechos a serem asfaltados.

  • Com o preço do petróleo nas alturas dá uma inveja do Texas ou não dá? Com grandes reservas de petróleo e como símbolo um chapéu de caubói, o Texas tem um PIB que já ultrapassou a marca de 1,9 trilhão de dólares, “apenas” 100 bilhões a mais do que o do Brasil. E o Texas é apenas um dos 50 Estados que integram os Estados Unidos da América.

  • Altera-se novamente o panorama político urussanguense que continua totalmente imprevisível. Nem a mãe Diná arrisca uma previsão. Estamos em ano de Festa do Vinho, mas o trio dos vereadores afastados comemorou o seu “ritorno”. O vereador Taliano se disse chateado e ao mesmo tempo tranquilo. Fabiano afirmou que todos vivem o seu momento de espera e ele viveu o seu. Afirmou, ainda, que a verdade irá prevalecer. Bonetinho reafirmou o seu compromisso com o povo de Urussanga e a sua confiança nas instituições.

  • Se você estiver transitando pelo asfalto entre São Joaquim e Lages desacelere e conheça Painel, grande produtor de truta e de pinhão. O município com 2400 habitantes é o maior produtor de pinhão de SC, produzindo milhares de toneladas do produto para a exportação e abastecimento do mercado interno. Na mesa, oferece o entrevero e a paçoca de pinhão. Nas atividades de lazer, disponibiliza a pesca da truta, espécie que habita os rios serranos.

  • Que se ouvem anúncios de asfalto “per tutti i cantoni” não resta a menor dúvida. No Governo Municipal e no Estadual, anuncia-se asfalto em vários pontos, porém o que se constata é que, entre os anúncios e o início das obras propriamente ditas, têm-se um longo e interminável intervalo de tempo (meses e meses). Tempo este que é consumido por projetos e pela burocracia que impera e emperra. Depois, vem a questão da qualidade dos trabalhos de quem venceu a licitação. A solução é fiscalização 24 horas.

  • Rosa Miotello solicitou aos ouvintes de “Andorinha Mensageira” folhas de mentruz para produzir uma pomadinha. Mentruz ou Mastruz é a erva de Santa Maria, cuja ingestão em pequenas doses dizem que fortalece o sistema imunológico, melhora a digestão, reduz a pressão arterial e evita a osteoporose. Parece ser uma verdadeira farmácia. Mas alguns gostam mesmo do mestruz como licor ou na cachaça. Ai ele se transforma no chá mexicano.

  • E o Geddel já está solto. Ele, por decisão do STF, deixou as quatro paredes da prisão. Só para reavivar a memória do povo que já deve ter esquecido: Geddel é aquele político, ex- ministro do Governo Temer, que teve 51 milhões de reais em dinheiro vivo armazenados em várias caixas de papelão apreendidos num apartamento na Bahia. Neste país só dá mesmo para confiar no Santo Antônio. Todo o resto é uma temeridade.


ATTENTI RAGAZZI

“Apoio depois que dá certo não é apoio. É pegar carona”. Thainara Dagani Piva, sobre os possíveis apoiadores financeiros que chegam depois. Além de maratonista, ela se revelou uma frasista.


O QUE DISSERAM NOS 71 ANOS DA MARCONI

  • “Rádio Marconi, 71 anos. Ela se mantém no ar porque transmite credibilidade e trabalho sério. Que este legado seja mantido”

Prefeito Jair Nandi.


  • “Rádio Marconi FM 99.9 – Parabéns e Amém”.

Padre Miro De Bona.


  • “Louvemos a Deus por este meio de comunicação em nosso meio, sempre se aperfeiçoando e gravando as páginas de nossa história. Ela forma, informa e conforta e desempenha uma forte função social”.

Pe Daniel Pagani, diretor presidente.


  • “A Rádio Marconi segue cumprindo o objetivo de seu criador: evangelizando pelo ar. Ela é um instrumento fundamental para o ‘Vai, vai missionário do Senhor”.

Padre Valdemar Carminati.


  • “Rádio Marconi Ano 71 – ganha um “Espaço Memoria”, para perpetuar a memória do seu fundador: Padre Agenor” –

André Niclele, gerente administrativo.


  • “O presente e o futuro são construídos com informação de qualidade. O rádio é serviço essencial e o ouvinte é a razão de ser do nosso dia a dia.”

Joel Bernardo – Titular do Comando Marconi.

  • “Que as ondas da Rádio Marconi propagem o bem, propagem a esperança, a alegria e as orações. Que ela sempre que possível propague a Boa Nova. A Rádio Marconi, obra do Padre Agenor Neves Marques, é uma benção de Deus, uma benção dos céus”.

Dom Jacinto Inácio Flach, bispo diocesano.


  • “Rádio Marconi, a Andorinha do Padre Agenor que continua fazendo verão, a nossa Voz dos Vinhedos se aprimorando a cada safra”.

Sérgio Costa, ex- radialista e ex- diretor artístico da emissora, criador e apresentador ao lado de Márcia Marques Costa, do primeiro programa italiano da Marconi, unindo Urussanga e Itália, via RAI.


  • “Rádio Marconi tem carinho pelo ouvinte, e o ouvinte tem carinho pela Marconi”. Mensagem de um ouvinte que deixou a mensagem, mas não se identificou.



Iniciamos um novo quadro. Da série “Era assim e ficou assim”. O quadro mostrará se evoluímos ou se regredimos nos aspectos a serem abordados. Começamos com este: em 1999, retornávamos a Urussanga e fomos buscar na residência de Rosa Apolinário o tradicional calendário da Associação Antoniana. Naquela visita, fotografamos a residência do seu “Franz”, cuja possibilidade de demolição passou perto. Mas, demonstrando inteligência, lastro cultural e visão de futuro, a residência foi restaurada pela Rosa e pelo Dorivaldo, o “Barba”. Por enquanto, Rosa Miotello e Rosa Apolinário estão na trilha das restaurações. E as outras construções tombadas quando seguirão o mesmo caminho, ou tombarão mesmo na acepção mais clara da palavra?


TICHA


A Rua César Mariot, em toda a sua extensão e de ambos os lados, mais uma vez está de luto. Letícia Feltrin Stopassolli, 74 anos, nos deu adeus. As cerimônias fúnebres foram conduzidas pelo Vanderson da Silva, o nosso Ministro das Exéquias, o nosso novo Adão Bettiol. Do céu, seu Adão deve estar muito feliz com o seu substituto. Pelo exemplo dado em vida, Letícia não sofrerá nenhum tormento, pois os justos estão sob a proteção do Senhor. Por quase 30 anos, Letícia foi a missionária da Mãe Peregrina, recebendo Nossa Senhora em sua casa e coordenando a sua chegada na casa dos outros. Ticha sempre recebeu Nossa Senhora em sua casa e, agora, em seu caminho de verdade e luz rumo à eternidade, será recebida na casa da Maria Santíssima com as seguintes palavras: “seja bem-vinda, Ticha! Entre em minha casa e sinta-se em casa, pois agora a minha casa é também a sua casa. Entre!”. A missa de 7º dia será hoje na Igreja Matriz. Vai ser difícil, vai ser esquisito, vai ser estranho passar diariamente durante o entardecer pela rua e não observar mais a Ticha e o Miro sentados na varanda em longas e animadas conversas, ora sozinhos, ora com muitos amigos. Uma homenagem do Jornal Panorama.


Sophia Serafin Couto Menegon, Marlene Ignazio Zannin, Vera Marcelino, Franciele De Bona, as mulheres do álcool em gel, as mulheres da Pastoral da Acolhida da Igreja Matriz N. S. da Conceição neste período da epidemia Covid-19.

Comments


bottom of page