top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI

14ª VINDIMA GOETHE NA PENEIRA


No último dia 7, Fernanda De Pellegrin, mais uma vez na condição de anfitriã, recebeu um grande grupo na Pousada Vale dos Figos, para passar numa peneira de avaliação os erros e acertos da última Vindima Goethe. Foi um grande grupo que envolveu vitivinicultores, técnicos da Epagri, produtores de uva, proprietários de hotéis, pousadas e restaurantes, Diretoria de Turismo, guias turísticos, agências de viagens... Alguns problemas que prejudicaram o evento foram elencados, como a Covid-19 e a necessária suspensão dos eventos na Praça Anita, bem como os 15 dias de calor excessivo. Como pontos a melhorar foram arrolados a divulgação tardia do evento e é precioso antecipá-la. Nas conquista se constata o aumento do número de visitantes; O incentivo da Epagri nos cursos da indústria artesanal e na ampliação dos parreirais; Pic nic, a colheita e a pisa das uvas são diferenciais; o número de dias em que os turistas permanecem em nosso meio aumentou. (dado importante salientado pelo “Dado” - Everaldo Savi Monto). Foi consenso do grupo que a vindima está em ascensão e que assim seja. Patrícia Mazon Freitas coordenou a reunião com boa didática, permitindo que todos emitissem suas opiniões. E a conclusão final ficou nas palavras de Jeser Batista, natural de Indaial, no Médio Vale do Itajaí: “A Festa do Vinho é a Oktoberfest dos italianos do Sul. E A Pérola de Urussanga e Azambuja é o vinho Goethe”. E nós complementamos. “O Vinho Goethe é o motor do nosso turismo, é a nossa carteira de identidade”. (FOTO)


COMTUR SOB “NOVA DIREÇÃO



Membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) estiveram reunidos na Casa do Colono, no Parque Municipal. Na oportunidade, Willian de Rezende anunciou a sua saída da Diretoria de Turismo, em virtude de compromissos particulares. Willian desempenhava esta função desde maio do ano passado, imprimindo uma dose de dinamismo e recebendo o reconhecimento dos membros presentes.

Ele sai da diretoria municipal e passa a integrar a nova diretoria do COMTUR, , tendo William Marques como vice-presidente e Renata Savi Mondo como Secretária. O Conselho atua como órgão consultivo ou, dependendo da questão, como deliberativo. É formado pelos segmentos que integram o turismo e tem o dever de puxar as ações que visem desenvolver cada vez mais o nosso tão cantado e decantado potencial turístico. Não deve ser um órgão que apenas reza, ou seja, que apenas sugere, mas, sim, que cobre da iniciativa pública ou privada ações efetivas. Na ocasião, o prefeito municipal Jair Nandi anunciou o novo diretor da área, Luiz Eduardo e necessárias. Mutzberg, da empresa Exithum. Temos história, temos cultura. Temos a faca, o queijo, o salame, o torresmo e o vinho nas mãos. Precisamos degustar e fazer com que os nossos visitantes degustem bem mais do que nós. Essa é a missão do Turismo. Atrair visitantes para conhecer as preciosidades “della Nostra Benedetta”. Que os novos integrantes puxem o processo e que os demais segmentos da sociedade o empurrem.


DO ALMANAQUE SADOL

Alamaque Renascin, o Almanaque Sadol, ano 77. Há praticamente oito décadas, no balcão das farmácias no final do ano. Tem de tudo, o também conhecido Almanaque Biotônico. Tem de propaganda do melagrião contra a tosse, para dicas de alimentação, pensamentos, eclipses, fases da lua, calendário de pesca, horóscopo, dicas de agricultura, receitas de bolo, piadas doces ou picantes, Seção do advinha o que é, curiosidades. Trata-se de uma publicação do Laboratório Catarinense, empresa da “Cidade dos Príncipes” Joinville. Seu nonno leu, sua mãe também, e seu tio idem. Nesta semana, passei por uma farmácia e peguei o meu, a edição 2022. Quem da velha geração não passou pela colher da Emulsão de Scott, pelo Maná para purificar o sangue, pelo Biotônico Fontoura do farmacêutico Cândido Fontoura. No Colégio Rainha do Mundo, na década de 70, quando alguém derrapava nas notas, o comentário dos colegas era: “Tá precisando de Biotônico”. Havia também a propaganda do Pertônico, em que uma mulher exaltada e fora de controle gritava e, então, surgia o locutor com sua voz grave afirmando: “Para pessoas nervosas, Pertônico, o tônico do cérebro e dos nervos. Uma colher e tudo se resolve”. E, com o equilíbrio restabelecido, voltava a mulher toda melosa e com voz suave falando: “pois é, como eu ia te dizendo?” Pertônico fazia milagres. Em 1982, a tiragem do almanaque alcançou dezenas de milhões de exemplares. Almanaque tem origem na palavra árabe “Al manak”, significando o lugar onde os árabes nômades se reuniam para rezar e contar experiências de viagens e outras histórias.


PÍLULAS

  • “Um prefeito precisa ter um olhar de 360º” – Prefeito Jair Nandi, em seu pronunciamento na Câmara de Vereadores. Ou seja, tem que ter visão super apurada e estar “attenti” a todos os setores. Só para registrar, o ângulo de visão do ser humano é de 190º. Já os dos cachorros, estudos sugerem que pode chegar a 250º. Alguns pássaros possuem um ângulo de visão de 360º. Uma águia tem uma visão de 270º. De tudo isso, se deduz que um prefeito precisa enxergar muito bem, com ou sem óculos, e ter uma visão melhor do que a visão de uma águia.

  • Se você bebeu demais e na sequência surgiu a ressaca, a ciência explica o porquê desta situação: é que o álcool afeta o sistema nervoso central. E, com os nervos abalados, tudo se descontrola. Mas dizem que não é apenas o álcool que afeta o sistema nervoso. A falta de dinheiro também.

  • Alguns confundem jacú com jacutinga, não é mesmo Paúra?

  • As licitações continuam a produzir obras públicas de péssima qualidade. E os políticos não mudam essa famigerada lei. Se você adivinhar o motivo, poderá ganhar um sorvete de uva Goethe lá do Bar do Miraldo, no Bairro da Estação. Se acertar em parte, poderá adquirir um a preço de custo.

  • “Que a sua voz e a sua garganta não sejam metralhadoras disseminando o mal e sim que sejam mensageiras do bem”. Pe. Daniel Pagani, aos fiéis no dia de São Brás, na cerimônia da benção das velas e da garganta.

  • “Dê poder a uma pessoa e você a conhecerá”.

Essa máxima vem da Antiguidade, vem do longo reinado de Nabucodonosor II, o mais poderoso rei da Babilônia, que libertou os caldeus e destruiu Nínive, conquistou Israel, tomou Jerusalém em 586 a.C.

De cada dez tijolos das ruínas da Babilônia, nove contêm o seu nome inscrito neles.

Reinou por 43 anos a ferro e fogo. Depois, a demência tomou conta dele. Ele ainda tem sucessores em muitos lugares do mundo.

  • Joinville, Itajaí, Florianópolis e Blumenau são os municípios catarinenses que figuram no ranking dos maiores PIBs do Brasil.

Já no cenário econômico catarinense, Criciúma figura na 8º posição. Integram a lista dos dez mais: Joinville, Itajaí, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Jaraguá do Sul Brusque e Balneário Camboriú.


ATTENTI RAGAZZI


Como diria aquele amigo meu: “ninguém quer ser ouvidos. Todo mundo quer ser boca. Todos falam a mesma língua e, mesmo assim, ninguém se entende”.


SEU LÚCIO

Urussanga se despediu na semana passada do comerciante Lúcio Olivier Ghisi, 96 anos. Perdemos um amigo e a cidade perdeu, além de um amigo, um arquivo histórico. Por décadas esteve envolvido em inúmeras ações comunitárias. Era morador e comerciante na Avenida Presidente Vargas com o Armazém Ghisi. Era o último armazém típico do século XX, no centro. Por vários anos, nos finais da tarde, após o expediente da Epagri, participávamos de conversas histórico-culturais praticamente diárias no Açougue Talamini, que reunia Dionysio Damiani, Dr. Genuíno, Rubens Talamini e Armando Bettiol... O passado de Urussanga era “passado a limpo”. Vamos sentir a falta das conversas e da imagem do seu Lúcio na limpeza da rua e do gramado em sua residência. Descanse em paz, meu querido amigo.


Tropo caldo

De acordo com a Epagri/Ciram, por Urussanga e por toda SC, foram 12 dias consecutivos de “se virando não nos 30”, mas acima dos 30, beijando ou ultrapassando os 40ºC, neste início do ano santo de 2022. O pico foi em Caibi/SC, na região Oeste, com 40,87ºC. Num desses calientes, Urussanga cravou 39,28ºC.

Todos correram para o mar, para a serra, para a cachoeira, para o rio, para a lagoa, para a piscina, para o chuveiro, para a torneira e para a mangueira. O verbo a ser conjugado foi o verbo refrescar. Conheça os extremos do clima na Região Sul Catarinense num período de 100 anos, com dados ininterruptos da Estação Meteorológica de Urussanga, que iniciou suas atividades em 11 de dezembro de 1923 e, no final deste ano, completa 100 anos.

O dia mais quente já registrado: 42,2ºC em 03/01/1949. O dia mais frio: 4,6 º C negativos em 01/08/1955. O ano mais chuvoso: 1983- 2.611,8 mm. O ano mais seco: 1948 com 841,7 mm. O mês mais chuvoso: 03/1974 com 742,2 mm. A maior estiagem: 53 dias sem chuva em 1951. Quando você ler ou ouvir que ocorreu, por exemplo, uma precipitação de 19mm, isso significa que choveu 19 litros por metro quadrado de superfície. Dados retirados “Da História da Estação Meteorológica de Urussanga”, do capítulo integrante do livro “A Estação Experimental da Epagri de Urussanga, a Estação do Vinho Goethe”.


71 anos da Voz dos Vinhedos


Nas fotos de Sérgio Costa, que também participou do evento, momentos da comemoração alusiva aos 71 anos da Rádio Marconi. Padre Daniel Pagani foi quem cortou o bolo do café colonial servido para a Diretoria e funcionários na manhã desta quinta-feira 10/02.



Ontem, 10 de Fevereiro, o calendário marcou os 71 anos de Fundação da Rádio Fundação Marconi, “A Voz dos Vinhedos”. A Voz de Urussanga integra o rol das grandes conquistas do Padre Agenor, sempre visionário e sempre a frente de todos nós. Acertou no empreendimento, acertou no nome da emissora e acertou no seu slogan: “A Voz dos Vinhedos”. Para marcar a data, ampliar e consolidar este legado, com o apoio da direção e funcionários, ocorre a construção de sua sede no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, visando cumprir a sua missão de transmitir os nossos maiores eventos culturais. Na imagem, os pedreiros Adilson Bajaque, Jean Jorge, Vilson Amphilóquio ( o Butica). O acompanhamento da obra está a cargo da engenheira civil Kamila Rodrigues da Silva, da empresa KRS e projeto é do arquiteto Fernando Luigi Padoin Fontanella.

Comments


bottom of page