top of page

SÉRGIO MAESTRELLI

NO ESPAÇO RURAL


Seminário de Desenvolvimento Rural reuniu técnicos, agências bancárias e agricultores no Centro de Pastoral da Matriz no último dia 27. A abertura foi efetuada pelo gerente da Epagri de Criciúma Edson Borba Teixeira. Na ocasião ele forneceu uma excelente notícia para Urussanga. A Epagri vai disponibilizar até julho dois novos extensionistas para reforçar a equipe local. Já o vice-prefeito Renato Bez Fontana afirmou que a prefeitura colocará à disposição do futuro trio, uma funcionária para a área administrativa. O vice prefeito elogiou as ações nos dois meses do secretário municipal de agricultura Genivaldo Cardoso, o Vardinho, afirmando que se pode dizer não ao cidadão por “n” motivos, mas é preciso atender bem. É necessário acreditar na agricultura, nos agricultores e nos projetos novos. Funcionários da Cresol, Banco do Brasil e Sicredi expuseram para os presentes as linhas de crédito para o setor rural. Sobre o apoio à classe rural o gerente do BB Fábio Vinicius de Moraes afirmou que ‘é o momento de se afiar o machado”. O engenheiro agrônomo e extensionista local Henrique Viana e Silva colocou par a os presentes o panorama do agro em Urussanga, com suas propriedades com produção diversificada, envolvendo cerca de 1200 famílias. Já Edilene Steinwandther em sua palestra sobre conhecimento e agricultura afirmou que o caminho do agricultor é inovação tecnológica e agregação de valor aos produtos. Estes aspectos s nos faz ser diferentes em termos de Brasil e nos faz ser destaque, mesmo com apenas 1,1% do território nacional. Temos agricultores empreendedores e com mão de obra qualificada. A agricultura é um mundo de oportunidades, mas nem tudo é para todo mundo. É preciso se especializar. Os técnicos Léo Teobaldo Kroth e Osvaldo Viana dos Santos com exposição de todas as modalidades que a Secretaria de Agricultura do Estado possui para apoiar a produção e o agricultor catarinense. O seminário também foi apoiado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adefonso Baesso. Ele foi encerrado e passou-se para o delicioso café colonial a cargo de Débora Rodrigues Schuch da Coofasul. O evento foi encerrado na hora certa, evitando que o café esfriasse ou o suco de abacaxi e limão esquentasse. Na imagem, o secretário municipal de agricultura Vardinho, o ex-gerente regional Renato Bez Fontana, o atual gerente Edson Borba Teixeira e o extensionista responsável pelo Escritório local da Epagri de Urussanga, Henrique Viana e Silva.


PÍLULAS


  • Já tínhamos ouvido com relação à Urussanga as frases: “Acorda Mesopotâmia Nostra”, “Acorda Babilônia Nostra, e agora na 4ª feira de cinzas, o Pe. Miro no programa Alvorada do Cristão lascou esta: “Acorda Jerusalém”. Em suma são todos sinônimos para o “Acorda Urussanga”. Acorda Urussanga porque agora o ano começou nesta segunda feira, dia 10. A 4ª feira de cinzas marcou o fim da folia e o início dos 40 dias da Quaresma, que será concluída com a Semana Santa envolvendo Domingo de Ramos e a Ressurreição do Senhor.

  • Março foi o mês escolhido pelo engenheiro agrônomo Emílio Della Bruna para o seu “stop”. Pesquisador com forte viés extensionista, ex-chefe da Estação Experimental da Epagri, vice prefeito e peça chave na implantação do Projeto Cirsures vai oficializar a sua aposentadoria. Aposentadoria “em xeque” porque ele já está com olhar voltado para inúmeros projetos, agora na Serra Catarinense. Avanços significativos nas culturas do pêssego, ameixa, nectarina e uva se deve ao trabalho deste profissional com raízes profundas em Azambuja e Urussanga. Herdou a genética de Fernando Della Bruna, seu pai, com relação à disposição e determinação pelo trabalho da “matina bonora ao anoitecer”.

  • Elon Musk não é apenas o dono da Tesla do X e que tem o ministro Alexandre de Moraes na mirra. Ele é o homem que fez o foguete dar marcha a ré.

  • Ao definir a posição geográfica da Agência do Banco do Brasil, o gerente Fábio afirmou textualmente “O Banco do Brasil está ao lado da Igreja”. O Padre Giliard deve ter gostado dessa informação. Trata-se evidentemente de uma grande parceria. O bom humor faz girar melhor as engrenagens da vida.

  • Em tempos idos, quando o ministro da Fazenda era o Simonsen, o chuchu, o popular machuco foi considerado como o vilão responsável da inflação. Agora o vilão parecia que seria a picanha, mas quem levou a melhor foi o ovo. Agora o vilão da disparada inflacionária é ovo. Todos: de galinha, de pata, de codorna. Que coisa!

  • Correto a posição do vereador Caio De Noni ao afirmar que a fiscalização do DEPLAN precisa ser antecipada em relação as obras de conclusão da Rodovia do Trevisano. É preciso chegar antes ou no momento. Chegar depois das obras mal concluídas não resolve mais nada. É preciso se antecipar, caro mio.

  • Segundo o vereador Ivan Vieira, a duplicação da SC 108 neste momento é um desperdício de dinheiro. Nessa muitos políticos do sul juntamente com o Carlos Moisés viajaram na maionese, pisaram na casaca da banana e enfiaram o pé na jaca. Com 300 milhões na conta, teríamos aqui no Sul inúmeras obras que beneficiariam a população. Foi delírio eleitoral para pescar o voto do eleitor. Deu tudo errado.

  • Vereadora Meri Mafra registrando que estava ocorrendo falta de água em alguns postos de saúde. Falta de medicamentos já tínhamos ouvido falar. Agora falta de água não. Afirmou também que no feriado de carnaval foram realizadas mais de 100 consultas, então não houve atendimento para o vento. Registrou também falta de manutenção nos banheiros da Rodoviária Dionísio Pilotto. Se este banheiro público com pouco fluxo de pessoas está assim, imagine você um banheiro público na praça com uso intensivo. Salve-se quem puder e não quem quiser. Antes de se pensar num banheiro público no entorno da praça, ou seja, nas ruas adjacentes, é preciso anunciar para a população o servidor que atuará 7 dias por semana no equipamento.

  • O vereador Ademir Bonomi era só sorrisos e satisfação na última sessão legislativa. Anunciou o início da construção da ponte na Coxia Rica, as obras finais da Capela Mortuária a ser inaugurada brevemente. Não sei se apenas com as autoridades ou com algum provável velório. Informou também o início das obras do Poliesportivo de Rio América, localidade com perfil nos esportes.

  • Última rua de chão batido de Santana será pavimentada. A informação foi do vereador Barreto. Por acaso, seria a Rua da Farofa, a mais histórica da comunidade?

  • Vereador Luan voltou para o Poder Legislativo e disse ele que era com muita alegria que voltava à casa, seu segundo lar. Disse sair da Secretaria de Saúde com a cabeça erguida e deste período enumerou as principais ações implantadas. Mantendo seu perfil procurou utilizar todos os minutos disponíveis. Com ele sempre o 226 de um minuto para as conclusões finais.

  • HNSC agora com bebedouro para os pacientes. Fim da água quente ou morna. Agora é água fresca ou geladinha. O equipamento foi resultado de uma ação da vereadora Meri Mafra.

  • Vereador Zé Bis insistindo com esse tema e solicitou ao Poder Executivo que viabilize a recuperação da água do Rio Urussanga visando a sua transformação em água potável. Sobre isso o que dizer? Que milagres demoram anos e casos impossíveis no momento, décadas. Não será ação da nossa geração.

  • Nos enviaram essa nota para publicação ou para deletar, a nosso critério. Então, resolvemos publicar. Amigo meu afirmando que Ellon Musch com seus foguetes vai chegar a Marte e Urussanga não conseguirá concluir as reformas da Escola Alda Brognoli Marcon na localidade de Rio Caeté. Caso a ser estudado pelos mais renomados parapsicólogos. Há algo de sobrenatural por lá. Então como diria o jornalista Sérgio Costa “acalmati popoli”.

  • “Precisamos transformar a cidade como um espaço de nossa própria casa. Cuidado máximo”. Vereada Teba ao solicitar o empenho maior da prefeitura na limpeza da praça e de inúmeras ruais centrais.

  • Surgiu na Benedetta, mais uma teoria sobre o aquecimento global. Segundo um meteorologista amador de Rio Carvão, a onda de calor intenso dos últimos dias tem um motivo. É bem provável que o sol desceu uns 4 km no céu disse ele. Por isso o calor excessivo. Precisamos confirmar essa possibilidade com os especialistas e também com o Brizola.

  • Vereador Tidinho e seus comentários sobre as Redes Sociais. Um instrumento de rapidez na divulgação de notícias, porém quando mal utilizada, é uma máquina perfeita para destruir carreias e reputação. E que o servidor público precisa ter equilíbrio e saber lidar e conviver com críticas. Ser servidor público significa estar exposto a críticas e este não pode se abalar, se o que for publicado nas redes é improcedente.


ATTENTI RAGAZZI

Como afirmou a Dirce em seu blog sobre assuntos e avisos paroquiais: É preferível um burro que te carrega do que um cavalo garanhão que te dá coice.





Beto Bez Birollo, Archimedes Costa, Renato Damian no mercado gastando grande parte da aposentadoria. O trio foi flagrado em discussões aprofundadas sobre os rumos da economia nacional. Foi preciso até um mediador.




Um Oi para a OI - A sede da antiga Telesc em Urussanga localizada na Rua Cesar Mariot foi construída na gestão do ex-prefeito Altair Giordani. No Governo de Vanderlei Olívio Rosso foi instalada a torre celular, sendo o primeiro aparelho adquirido por ele e o terceiro pelo jornalista Sérgio Costa. Em nossa mente a “OI” virou um “ai-ai-ai”. Atualmente, o local virou área verde de preservação permanente, longe de ser uma atração turística. Roçadeira nela, Secretaria de Obras.

bottom of page