
No Bairro De Brida, pai e filho emprestam seus nomes para a denominação de ruas. Pietro De Brida e Vitalino de Brida. Pai e filho, lado a lado.
PÍLULAS
Em virtude das últimas sessões legislativas, surgiu esse comentário nas escadarias da casa: “Os vereadores do PP que eram azuis, estão mais vermelhos do que os próprios vereadores do MDB.” Então, esse comentário na esquina que os vereadores azuis, ao se misturem com os vermelhos, se transformariam em cor de rosa não procede. É cor ultrapassada. O ditado popular de que água e azeite não se misturam foi para o brejo, para o beleléu, pelo menos na política. Agora o discurso azul é utilizar o termo “a nossa administração”. Ainda não conseguimos definir se tal fato é algo positivo, negativo, trágico ou cômico. Como diria aquele: “eu quero a minha mãe”.
Ouviu-se da Vereadora Mery na questão das vagonetas do mineiro no Pórtico da Estação: “Vamos deixar o que está pronto e fazer o que tem que fazer.” E sobre o trevo do Nova Itália: “Foi mexido, foi quebrado e ficou assim. Vai ser terminado? Porque se mexeu tem que terminar. Não adianta mexer aqui e mexer lá, e não resolver”.
Também ouviu-se na semana passada, numa tradicional loja do comércio de Urussanga na praça Anita, uma atendente preenchendo o cadastro de um cliente de meia idade: nome, sobrenome, CPF, endereço. “E o estado civil?” - questionou ela.
E ele respondeu: “Casado e muito bem casado.” E ela retrucou. “Em mais de dez anos atuando neste setor, nunca havia ouvido algo semelhante. Então nem dá para dizer que bom, e sim temos que dizer que ótimo”.
“Se a sua casa estiver uma bagunça, não receba ou evite receber visitas. Então, primeiro arrume a sua casa. Depois dê atenção às visitas.” Diretora de Turismo Renata Martins Savi Mondo acerca dos anos de nossa cultura e turismo sendo tratados como assunto de terceiro escalão, assunto periférico dentro da Administração Municipal.
“Maestrelli, publica esta, mas não diz que fui eu”. Então atendemos o seu pedido, pois consideramos o mesmo procedente. Disse ele: “Na administração do Jhonny e do Cuíca, o PP sempre se posicionou fortemente contrário a pautas consideradas importantes pelo PMDB.
Agora curiosamente o PP assume essas mesmas pautas, num café requentado, e mudando a opinião na maior, sem o menor constrangimento e pudor. Trocam o sim pelo não e o não pelo sim na maior facilidade, numa facilidade que assusta. Como explicar isso?” Eu não sei meu amigo, mas a política faz coisas que até o próprio diabo questiona e duvida.
Lixo na praça no final de semana. Todos querem se livrar do lixo produzido o mais rápido possível. Se der para descartar às 6 horas da tarde, ele não espera para a hora seguinte ou para o dia seguinte.
Então a solução desse assunto é simples: Que a empresa terceirizada passe a recolher o famigerado lixo do centro nos finais de semana. Simples assim.
Ainda sobre o lixo mal recolhido. Quando a questão do lixo foi terceirizada na administração de Jair Nandi, a empresa começou com moral alta. Além de recolher todo o lixo ensacado, era também recolhido o resíduo não ensacado e assim a lixeira de um dia para o outro amanhecia limpinha da silva. A Marconi e o Jornal Panorama registraram esse detalhe fundamental para o visual da cidade. Mas era tudo uma miragem temporária. Esta cena se manteve no ar apenas nos primeiros quinze dias. Depois tudo voltou a ser como antes e o lixo não ensacado voltou a permanecer na lixeira ou nos arredores dela. Como diz um ditado milenar, vassoura nova varre bem em qualquer terreno. Depois vem o desgaste.
E o vice prefeito e diretor do SAMAE Renato Bez Fontana, mergulhando nas questões líquidas do De Villa, em Rio América e em Santana, mergulhando no mundo da água doce e sem o menor risco de afundar ou se afogar. A missão dele nessa administração, além de supervisionar o governo como um todo juntamente com a prefeita, é a de manter as torneiras jorrando água pura límpida e cristalina.
É de praxe e da linguagem legislativa as indicações dos vereadores sempre sugerindo ao Poder Executivo que determine ao setor competente que... O problema é se realmente existe esse setor competente. Muitos são os setores, alguns incompetentes.
Já estão chamando o vereador mais votado de Urussanga e atual Secretário Municipal da Saúde de “Trump urussanguense”.
ATTENTI RAGAZZI
“Nada de choro, de lamentações ou ai, ai, ai. Vamos transformar os problemas e as dificuldades em conquistas para toda a comunidade. Esse é o meu lema e deve ser o lema de todos os membros de nossa equipe em todas as áreas”. Prefeita Stela dando o tom à sua equipe de trabalho.