![](https://static.wixstatic.com/media/e0d4f9_537fdb3408814d57b867b3f53eea5a78~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/e0d4f9_537fdb3408814d57b867b3f53eea5a78~mv2.jpg)
Terezinha Magagnin Angulski, nossa amiga e vizinha, há anos atuando como a mais dedicada jardineira da nossa rua César Mariot. Seu lema é “Jardim é comigo”. O trabalho é da Terezinha e a sorte é da Regina e do Luizinho.
PÍLULAS
Acompanhamos algumas reuniões envolvendo dirigentes atuais da prefeitura e membros da Equipe de Transição.
Preciso registrar a atenção, a educação, a paciência, a polidez e o comportamento do futuro vice-prefeito Renato Bez Fontana.
Centrado e sensato. A ele, nesse processo, pode ser aplicado a máxima: “Ele está rouco de tanto ouvir”. Ouvindo mais se erra menos. Se utilizar os valores e a metodologia da Epagri, não temos dúvida que será um vice-prefeito super atuante.
Como diria o Pe. Miro lá pelas bandas do Bairro da Estação e sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, “vamo que vamo!”, principalmente agora que dizem que ele acabou de ser sorteado com 10 mil reais.
Um olé. O Pachuca machuca o Botafogo. Trata-se do time de futebol mexicano “Pachuca de Soto” que deu aquela patchucada no Botafogo. Lá nas “Arábias”, o time mexicano simplesmente retirou todo o fogo do Botafogo e o mandou de volta ao Brasil. Nesta questão esportiva, ao contrário das questões jurídicas, não há recurso.
A vida como ela é. E ela é assim mesmo. Enquanto uns derrapam com bicicleta, tropeçam nas escadarias, outros despencam de escadas e outros caem do cavalo. E após a queda, a ordem é levantar.
Cinco vereadores na semana passada, com relação à imprensa falada e escrita, optaram pela máxima consagrada do Zé Catarina: “Eu fora”. O que teve de político na semana se escondendo atrás da moita... quase que faltou moita. Ouvi muitos afirmando que eles fugiram da imprensa. Estavam sempre em zona sem sinal, fora de área ou celular desligado. Eu já penso diferente. Eles não fugiram da imprensa, eles fugiram sim de dar explicações à comunidade que os elegeu. A imprensa é apenas um instrumento. Relembrando que não combato pessoas e sim ideias.
“Exonerafest”, mais um evento divertido e com tons de humor nella Nostra Benedetta. Por enquanto, o evento ainda não está inserido no calendário oficial. Será que teremos edições apenas em fim de mandato ou no desenrolar do mesmo?
“Tem gente que acha que o negócio é somente soltar terneiro no pasto e esquecer, enquanto ele ganha peso. Vai nessa que você vai bem”, disse o Pierino, um de nossos pequenos pecuaristas.
“É Maestrelli, siamo tutti persi quá. Me fa fin paura. Tutti matti, senza vergonha. Ma far que?” Comentário da dupla MPP e TDN, dupla folclórica de nossa Benedetta. “Vamos ver se você publica essa aqui.” Então tá aí. “Si tu diz...” É, foi uma semana em que as vassouras de palha ou de nylon varreram bastante. Foi a semana de recitar a oração “Santa Clara, clareai”. Foi a semana do “atocha, Rocha e não afrouxa”.
O mundo está polarizado no binômio “Nós e Eles”. A política brasileira aqui ou em Brasília também está polarizada. Depois de constatar uma coluna de um colega jornalista denominada “Cruzado de Direita”, agora vão surgir outras duas colunas: A coluna “Cruzado de Esquerda” e na sequência a coluna “Cruzado de Centro”. É cruzado para todos os lados e para todos os gostos ou paixões.
Os nossos vereadores ultimamente quiseram legislar fora da realidade, fora da “casinha” em dois projetos.
Todos dois venenosos. Segundo algumas más línguas, um dos motivos para tal comportamento seria o fato de nossos edis estarem indo muito para Brasília e foram contaminados pelo ambiente de lá, onde calmamente reina conchavos e falcatruas de modo natural e fluente.
Se procede ou não, não sei, mas não custa nada investigar.
Ouviu-se de alguém: “dezembro é o mês em que a gente ganha o dobro e gasta o triplo.”
Na semana de erupção do Vesúvio, enquanto seis vereadores pensavam em amolecer, a população mandou um recado. É para endurecer. E pelo que se constatou na última sessão legislativa, a coisa endureceu.
Autoridades chegando atrasadas a eventos é algo genuinamente nacional. Muitos chegam atrasados apenas para serem notados. Mas conheci uma autoridade pública que nunca chegou tarde a um evento, pelo simples motivo de que o ego chegava uma hora antes. “Si tu dizes...”, tá dito. A ironia é a mais inteligente das formas de crítica e análise.
Pelo que se denota na união no Poder Legislativo entre MDB e PP, nos episódios de “afrouxar leis e aumentar cargos”, os estrategistas de ambos os partidos estavam apenas preocupados e obcecados com a obtenção dos fins e absolutamente nada preocupados com relação aos meios. Foi mais um clássico caso de que os fins justificavam os meios, prática já registrada lá pelos anos de 1500 por. Niccolò di Bernardo dei Machiavelli;
Fomos cobrados e questionados e, portanto, também vamos cobrar e questionar. Nos causou surpresa e estranheza o fato de não observar o logotipo da Epagri nos materiais promocionais da 17ª Festa Vindima Goethe. Logo a Epagri que foi esteio, coluna e alicerce juntamente como Sebrae e UFSC no processo da IG Vales da Uva Goethe.
A Vindima Goethe nasceu de uma ideia conjunta entre o enólogo da EEUR Stevan Grützmann Arcari e este colunista, ideia esta que foi abraçada pelo então vereador Jucemar Sangaletti que mediante projeto, instituiu o Dia Municipal da Uva e do Vinho Goethe, hoje fazendo parte do calendário oficial dos eventos do município. Alguma coisa houve neste deslize. Ou o rato roeu ou o gato comeu. Alguém ou alguns cochilaram, dormiram ou hibernaram. Mas sem pânico ou sobressaltos. Falhas podem ocorrer com os outros e também podem ocorrer com a gente. Então, tutto a posto, tutto bene.
Os últimos acontecimentos na Benedetta nos induzem que devemos acreditar somente no Menino Jesus nesse período natalino e em mais ninguém. É algo muito temerário.
Dizem que desde a semana passada, a venda e o consumo de Rivotril aumentou em todas as farmácias da Benedetta. O medicamento é indicado para ansiedade, transtorno de humor, síndrome das pernas inquietas, vertigem, síndrome da boca ardente e distúrbio de equilíbrio corporal ou mental. Segundo um farmacêutico amigo meu, é o medicamento mais utilizado pelos políticos em Brasília nos momentos de tensão. Laboratórios a todo vapor na produção.
Que investigações envolvendo acidentes aéreos levam meses para a sua conclusão é algo perfeitamente entendível, pela complexidade dos casos. Agora que a perícia da Prefeitura em Criciúma vai precisar de 30 dias para determinar o que provocou a queda do telhado de uma cancha de bocha é demais. Até entendemos que há o recesso de final de ano ou que talvez as madeiras devam passar por testes finais na NASA. Sabe de uma coisa: chamem o Ilmo Alves do Alto Rio Molha, o mestre dos telhados, e tudo será resolvido numa manhã, Salvaro.
Rodovia dos Mineiros e obras na SC 108, a única coisa que por lá se movimenta são as folhas das árvores. Tutto resto fermato. Nesse ritmo as obras serão inauguradas no ano em que a Seleção Brasileira conquistar o hepta campeonato mundial e com a nossa seleção atual, vai demorar muito caro mio.
“Éramos seis” foi uma novela brasileira global, muitas vezes reprisada e refilmada, baseada no livro de autoria de Maria José Dupré. Sucesso absoluto. E quem diria? Neste mês, Urussanga também teve a sua versão de “Éramos Seis”. Mais uma da série “A turma são fogo”.
Como em janeiro, a princípio, não teremos edições, precisamos antecipar esta pílula e lembrar a todos os políticos do Executivo e do Legislativo, dos candidatos que sonham novamente em disputar as eleições. Registra-se que as festas dos padroeiros em nosso interior ocorrem todos os anos e não somente em ano e no período eleitoral. Janeiro deve começar com Santo Antônio do Fogo. A comunidade aguarda todos ansiosamente. Sua presença ou ausência será notada. Pronto, então atendido o pedido das diversas CAEPs.
ATTENTI RAGAZZI
2024 - 2025... Jornal Panorama afirmando em sua mensagem de final de ano que “o maior presente é estar presente”. Então, que em 2025 estejamos todos presentes. Acenda a tua luz, alarga tua tenda e acolhe quem precisa neste Natal e nos demais dias do ano. Não sepulte os seus talentos. Utilize-os em seu próprio benefício e em benefício da comunidade. Assim procedendo, sua conta sempre terá saldo positivo, seja ela bancária ou não.
![](https://static.wixstatic.com/media/e0d4f9_644aecaaa29c4d169df9197ad251ca72~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/e0d4f9_644aecaaa29c4d169df9197ad251ca72~mv2.jpg)
Derdi Maestrelli aproveitando o início do recesso de final de ano para afiar as pedras da atafona visando ampliar a produção da farinha de Milho “Salute di Trento”. Ele é o fornecedor oficial do produto para o grupo Amici Della Polenta, para os amici della polenta avulsos e para o Clube da Polenta 2 do Vicentinho. Tudo na Rua do Sapo. Então que 2025 seja o ano da birra, do vinho, da polenta, do queijo, da puína,do salame e do torresmo. Depois disso, você vai querer mais o quê? Ah! Foram tantos piques e marteladas na pedra durante à noite, que teve até reclamação dos vizinhos por perturbação do sono alheio.
![](https://static.wixstatic.com/media/e0d4f9_65bdece6a5bf4707bbc4df7655037d77~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1307,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/e0d4f9_65bdece6a5bf4707bbc4df7655037d77~mv2.jpg)
Numa das madrugadas quando estávamos escrevemos o livro “Do Parreiral à Taça”, o vinho através da história, nos veio à mente de como teria sido sublime o momento em que o imigrante italiano, colhendo uvas em terras americanas, produziu a primeira safra de vinho e virou o primeiro copo ou a primeira caneca. Quanto deve ter sido carregada essa cena de satisfação, desejo e emoção. Então, com o vinho do passado ou com o vinho do presente, torcemos para que assim como o vinho, 2025 seja um ano suave para todos.