top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI

VINÍCOLA CADORIN


A arquiteta e urbanista Virgínia Gomes de Luca apresentou para a Associação ProGoethe no fechar das cortinas do ano de 2023, o projeto de Restauro Emergencial da Cantina Cadorin.

Além dos associados da ProGoethe, a presença de membros da família Cadorin: Luciana, Oderi e Orladi Cadorin, o Pingo.

O referido projeto envolve a quantia de um milhão e quinhentos mil reais. Virgínia encerrou a sua brilhante apresentação com um “Obrigado” na tela do computador.

Na realidade, Virgínia, quem tem que dizer obrigado somos nós e não você. É Urussanga que deve dizer obrigado. Que este projeto siga em frente e com velocidade. Precisamos correr contra o tempo.

Datas de 1927 e 1953 são datas importantes para a antiga Cantina que levou o nome de Urussanga para todo o país. Quem sabe em 2024 não seja o ano emblemático para a restauração de parte de nossa história. Por enquanto “niente” e silêncio de quem compete o problema resolver.





Sob o mini parreiral de uva Goethe, a dupla “Tiago e Letícia”. Tiago nasceu nos Estados Unidos onde foi desenvolvida a variedade Goethe e a Letícia é da terra onde o vinho da uva Goethe conquistou ouro.


SALVE A DEMOCRACIA BRASILEIRA


Salve a cara democracia brasileira.

É a ideal para os políticos que em conluio com pequenos, médios ou grandes empresários, com licitações e terceirizações pessimamente elaboradas, fazem a festa com o dinheiro do povo. Além disso, os desvios em plena luz do dia.

Vejam o exemplo do Eurípides, que foragido, recentemente se entregou à PF. Eurípedes é acusado de desviar a bagatela milionária de 36 milhões de reais do partido. Sua filha usufruindo de viagens internacionais e bolsas de estudo, além de cargos pagos com dinheiro desviado. Vida incompatível com seus rendimentos, dizem os investigadores.

É por isso e por outras que falta dinheiro para saúde, educação, infraestrutura, cultura. E como sempre os advogados de defesa enchendo os bolsos e dizendo que a inocência do cliente será provada na Justiça.

Envolvidos no affair, os partidos “Solidariedade e PROS”.

Como se vê, temos os Prós e os Contras. O Eurípedes é suspeito também de ter desviado verbas do fundo partidário e de ter adquirido um helicóptero para os deslocamentos dele, dos amigos e achegados. Ele era o presidente do Partido Solidariedade. E bota solidariedade nisso, leitor. Agora solicitou licença da presidência da legenda por prazo indeterminado. Grande coisa, pedir licença. O novo presidente do partido, o Paulinho da Força, indagado por uma repórter da CNN Brasil, afirmou que o caso tem impacto próximo de zero.

É deboche estratosférico endereçado ao cidadão honesto.

E o STF processando e julgando as centenas de “bagrinhos” envolvidos no episódio do “8 de Janeiro” por atentado ao Estado Democrático de Direito. Atentado ao Estado Democrático de Direito mesmo é essa roubalheira de dinheiro do povo, patrocinado por políticos corruptos e empresários do mesmo naipe, que presos, logo estarão em casa com tornozeleira eletrônica e usufruindo das benesses do lar doce lar.

Minha amiga tem razão. Esses corruptos cometem atentados mais graves à democracia. Para eles, a democracia brasileira funciona como um relógio suíço, porque para o povo só tem a cesta básica e vales outros.

E o que dizer daquele desembargador do TJ-SP e advogados acusados pela PF de negociarem a venda e a compra de supostas sentenças na chamada “Operação Churrascada”? Além da suposta venda de decisões judiciais, há também a forte suspeita de propina e da rentável rachadinha, diz a PF.

Por enquanto, o acusado foi afastado por um ano de suas funções. Se for constatado que o desembargador é culpado, sabe qual será a pena? Aposentadoria compulsória. Aposentadoria compulsória é presente dos deuses. Ou seja, em casa, no lar doce lar e com os vencimentos até que a morte os separe. E aí, isso sim que é atentado ao Estado Democrático de Direito.

E salve a democracia brasileira, a um custo de bilhões de reais a ser torrado pelos partidos nas eleições municipais, fora da conta as emendas cinzentas. Se esse dinheiro público fosse direcionado para a Educação, Saúde e Infraestrutura, que salto o país não daria, hein!

Quando o povo começar a ser mais lobo e menos ovelha, a coisa muda. Por enquanto, ficamos naquela do “quando o jacaré fechar a boca, talvez algo mude. Fecha a boca jacaré. Fecha a boca. Como o jacaré não fecha a boca, a cena por enquanto não muda”.


ESSE LULA!

“Quem achar que o Lulinha está cansado, pergunte para Janja”, disse Lula durante evento em São Paulo. Presidente afirmou que tem “energia de 30, tesão de 20”, e que a primeira-dama é testemunha. Lula, 78 anos, ainda convidou pessoas que o criticam a fazerem agenda com ele. “Eu sou vocês. Isso que dá força para gente consertar esse país”, disse o presidente.


PÍLULAS

  • O Rotary Club de Urussanga expressa gratidão a todos os convidados que se fizeram presentes para celebrar com ótima comida e excelente música os 65 anos de fundação do clube. O calor da presença de vocês renova e fortalece o compromisso dos rotarianos com suas bandeiras fincadas no voluntariado junto à comunidade. Aos sócios fundadores e a todos os rotarianos que fizeram parte desta história de mais de seis décadas, o nosso agradecimento. Seguiremos em frente com os ideais do clube, cujo lema é: “Servir”. Palavras do presidente Everaldo Savi Mondo, o presidente de número 55 da história deste clube de serviço urussanguense.

  • “Mais importante que os partidos são as pessoas”. Fabrício Trevisol,candidato a prefeito de Urussanga pelo PT.

  • Não é uma questão de lombada e sim de depressão. Algumas ruas estão com grandes depressões que andam provocando danos na suspensão e nos para-choques dos veículos. Uma dessas está na Travessa da Imigração, defronte ao gabinete do síndaco e outra na Rua Jorge Lacerda, esquina com a Rua 26 de maio. Fomos informados que tais reparos já estão no radar da Secretaria de Obras. Então esperamos que logo elas, como assunto resolvido, saiam desse radar.

  • Como diria a Sheila Magalhães da Band – “Tô bem, tô bem. Tô bem medicada”. Fui...

  • E veio o frio nella nostra Benedetta, um horror. Para mim inverno rima com inferno. E a Igreja Católica está errada ao definir o inferno como um lugar quente demais. O inferno deve ser um lugar frio demais, e ainda por cima, com todos pelados e nada de pantufa nos pés e luvinha nas mãos. E ainda por cima um pingo d’água caindo do chuveiro na cabeça. Se tu diz....

  • No estádio Heriberto Hülse na semana passada, Criciúma E.C. 1 x 0 Cruzeiro. O tigre matou a raposa. O tigre como mascote do Criciúma se deve ao fato do mesmo representar as cores da equipe, amarelo e preto. Já a raposa, como mascote oficial do Cruzeiro, foi criada pelo chargista Mangabeira em 1945, para simbolizar a astúcia e a rapidez. Já na Bahia, o Criciúma enfrentando o Vitória, encontrou em seu caminho a Derrota.

  • “Não tem nada melhor do que não fazer nada e depois descansar no banco do jardim da Praça Anita. Agora é só pastel do Bar do Emílio, antes era o pastel da Dona Edite”. De um aposentado que realmente parece que se aposentou. Temos que ter cuidado, pois podemos passar pela vida ou a vida simplesmente passar por nós. Cabe a nós a decisão.

  • No jantar comemorativo dos 65 anos do Rotary Club de Urussanga, além do “The Beatles”, e do Mario Pacheco, o som das canções interpretadas pela Banda Campari com Betinho Contessi, (José Roberto) Suele Tibes, Iraí Manduca e Homerinho De Bona caiu suave nos ouvidos dos convidados. Já quem caiu com força no prato foi o peixinho frito de tilápia. Impossível comer um pedacinho só.

  • “Alexandre De Morais, Alexandre De Morais: o que você me “faiz”? – Do Beto Simão, irreverente humorista brasileiro.

  • Excelente ideia essa do Pe. Miro, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bairro da Estação, de colocar crianças da catequese nas leituras das missas. Produzindo frutos no presente e pavimentando o futuro. Pe. Miro, ele que vive a “ponte aérea” de Urussanga/Treviso semanalmente.

  • Há duas classes profissionais neste planeta Terra que nasceram sem a genética do bom senso. Representantes de uma delas se acham deuses, e representantes da outra tem certeza disso. Esses deuses habitam o Olimpo. O Olimpo é um lugar muito alto, portanto quanto maior a altura, maior o tombo. Quais seriam as ditas cujas? Você arrisca um palpite, dois palpites?

  • Depois do anúncio da retomada das obras da duplicação da SC-108, por lá circulamos duas vezes e faça sol ou faça chuva, apenas observamos dois equipamentos no pretenso lavoro. Nesse ritmo, caro mio, “o meu neto vai casá e a duplicação não vai chegá”. Pelo menos a Urussanga.

  • Uma seleção e um técnico que não empolgam. Assim sendo, ela se afogou nas águas rasas da Copa América. Imagine nas águas profundas de uma Eurocopa ou Copa do Mundo. Bons tempos aqueles em que o torcedor sabia de cor e salteado o grupo dos 11. Hoje ele sabe apenas, na ponta da língua, os onze do STF. A camisa amarela não assusta mais ninguém, nem mesmo um combinado da Coxia Rica-São Donato-Belvedere. E nossos batedores de pênaltis? Balé na frente da bola para chutar na trave ou na mão do goleiro. Enquanto isso, nossos adversários mandando petardos em que o goleiro nem chega a ver se a bola é redonda, oval ou quadrada.

  • Enquanto alguns se trumbicam, outros vão além, se estrumbicam, tanto na cidade como no campo, afirmava o Marcolino Trombim em seu programa “Cidade e Campo”.

  • “De quem é este carro novo aqui mal estacionado na Praça Anita?”, gritou um sujeito irritado. Nisso apareceu alguém com 1,93m e disse: “É meu, por quê?” “Por nada, cuida bem dele, não é fácil comprar outro.” Ou seja: dizem que tamanho não é documento. Nessa situação e em outras mais, é. Não sei se tu me entendes, diria o Manezinho da Ilha.

  • “A oração é a fraqueza de Deus e a fortaleza do ser humano”. Padre Valdemar Carminati acordando a cidade e o interior no Programa “Alvorada do Cristão”.

  • PSDB comemorou os 93 anos de FHC, segundo os tucanos de SC, um estadista, um orgulho para o partido. Há controvérsias. Embora se reconheça como sendo o presidente que implantou o Real e estabilizou a economia do país, FHC também foi o mentor do Instituto da Reeleição que potencializou ao máximo outro instituto, o já aquecido instituto da corrupção. Nessa realidade política, o político usa o primeiro mandato para conchavos e acertos visando a sua permanência no poder e os interesses da população ficam sempre em segundo plano. O próprio FHC, em recente entrevista, reconheceu o erro.

  • Na VII Ritorno Alle Origini ocorrida em maio de 2001, relatórios evidenciavam a presença de 39 entidades envolvidas no evento nos diversos campos de atuação. Atualmente deve haver algo em torno de 20. Ou seja, em 25 anos, 50% de entidades da sociedade civil encerraram suas atividades. Hoje à noite na Casa do Colono, no Parque Municipal, ocorre uma reunião envolvendo Secretaria de Cultura, Conselho e Entidades. Em pauta, discutir a isenção ou não, ou definir percentuais de cobranças nos eventos e demais assuntos correlatos fora dos padrões da inflacionada Comissão Xixo, comissão essa que funcionou como um poder paralelo ao lado da CCO da última Festa do Vinho.


ATTENTI RAGAZZI

Como diria aquela, “esse assunto já tá me dando nos nervo”. Quando é que os telefones da prefeitura (3465-1313, 3465-1503 e 3465-6238) vão dizer novamente o tradicional “Alô, bom dia, boa tarde”?

コメント


bottom of page