Anísia Vendrame Fabris registrando a história de Urussanga através da arte.
A tela por ela pintada retrata a Casa Preta em Rio Carvão, a casa dos Nonnos Ângelo Lucietti e Ema Vendrame.
Ângelo Lucietti foi o maior “giusta ossi” da história da imigração italiana no Sul Catarinense, o nosso primeiro ortopedista.
Com ele “tutto a posto” em termos de ossos. Urussanga, 146 anos de fundação. Ainda muitos fatos e história para registrar. A tela fez parte da exposição “Vivências Culturais”.
PÍLULAS
Agradecendo ao casal da imprensa, Sérgio e Márcia Marques Costa, pela deferência concedida a este colunista para receber a Medalha do Mérito de Urussanga concedida pela Câmara Municipal em solenidade inserida na programação oficial dos 146 anos de Fundação de Urussanga. Jornal Panorama SC, o semanário mais longevo da imprensa urussanguense, há mais de três décadas registrando o dia a dia e também a noite “Della Nostra Benedetta, della Mesopotâmia Nostra”.
Nesta história, estamos inseridos em 745 edições. Panorama sempre presente, seja na polenta ou seja na polêmica, na crença ou na descrença. A família é Costa, mas enfrenta as notícias e os fatos sempre de frente.
Não resvala para o lado.
Essa é de Florianópolis – Dois caminhões do Exército saindo da capital catarinense com destino ao RS “se perderam”. Um foi para o Bairro de Coqueiros e outro para o Bairro Abraão, este último com ruas sem saída.
Que fase, hein, Janguinha?
Esses dias sucessivos de chuva: Dias de fritar bolinho na banha e rosetar cavaquinho ao lado do fogão à lenha. Dia de roçar pasto. Dia de casalzinho novo. São as observações na linguagem dos antigos.
Urussanga, 146 anos - “É, La Nostra Benedetta já e uma noninha”. Geraldo Custódio, editor do Tibes, antes de ser radialista, foi motorista de um Mercedes 1113 e agora num bitrem, acho que não consegue engatar mais a marcha. Antes em um retrovisor de um caminhão embaçado em dias de chuva, hoje com o seu programa “Retrovisor” pela Marconi com os sucessos do passado e com elevada audiência.
“Às vezes é bom a gente fechar os olhos para não ouvir certas coisas”. Ex-vereador Vânio Comin, em comentário procedente e hilariante.
Disse uma devota na igreja - Os três anjos são: Miguel, Rafael e Joel. Não, corrigiu outra. É Miguel, Gabriel e Rafael. Miguel, o comandante dos exércitos celestes, Gabriel, o anjo do “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” e Rafael, o anjo do “Deus te cura”. Joel não foi anjo. Foi um profeta do Antigo Testamento que disse: “E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
O Espírito Santo Paráclito. Palavra de origem grega que significa aquele que fala por nós. Coloque Deus em seu mundo que a confusão se dissipa, ou seja, some, se dilui, desaparece, não é mesmo, Pe. Giliard?
Youtube, Facebook e Instagram – Ivan Vieira, oficial às 8 horas das manhãs de sábado com o seu programa “Pela Vida, Contra às Drogas”, momentaneamente suspenso pela rádio devido à legislação eleitoral, pois o mesmo é pré-candidato a vereador pelo PL. Ivan vem trazendo em seus contatos com deputados algumas emendas para Urussanga. Já saiu na casa dos mil e está na casa do milhão.
Com todas essas liberações de recursos para o povo, não se iluda. O Governo distribui dinheiro e depois pega tudo de volta com taxas e impostos sem fim. Se você diz, então tá.
Ebrahim Raisi, presidente do Irã, morreu em queda de helicóptero. Foi eleito em 2021 para presidente numa eleição com abstenção recorde e com adversários impedidos de participar. No poder, ele participou das chamadas Comissões da Morte que levaram à execução de cerca de 5 mil opositores. No episódio da jovem que morreu após ser presa por não usar adequadamente o véu em local público, foram mortos mais de 500 manifestantes nos protestos por sua ordem. Ebrahim vai chegar aos céus com uma ficha pesada. Quem com fogo fere, com fogo será ferido, ou neste caso, quem com fogo mata, com fogo será morto.
Como diria aquele iniciando um recente discurso: “Cumprimentando o alemão, cumprimento todos os italianos aqui presentes”. O nervosismo faz coisas.
Há anos passados alguém da família Pilon nos procurou dizendo: “Maestrelli, o senhor foi o presidente da VII Ritorno Alle Origini em 2001. Nós podemos usar a imagem do cartaz da festa como propaganda em nossa sorveteria aqui e na Esplanada?”
Eu fiquei desconcertado no momento e surpreso sem saber o que dizer. Eu autorizar? Vocês é que são os donos da imagem, magnificamente clicada pelo amigo Suele Tibes. E na semana passada, tive um bom momento ao ler a reportagem do Panorama sobre a Mecânica Pilon, com Antoni Pilon, um dos mecânicos proprietários. Para quem desconhece, Antoni Pilon foi o menino de boné que sentando nos ombros do passado, nos ombros do nonno João Pilon e da nonna Lúcia, olhava para o futuro.
Paiolon, ele que desceu das montanhas de Belvedere para fazer o bom barulho, inovando: agora está sorteando em seu programa radiofônico, uma omeleteira plus. A capacidade deve ser aquela de dois ovos por vez.
Cada um com seus sonhos. Teve um que disse: Eu estava sonhando que estava acordado e aí acordei e eu estava dormindo.
Um registro dos tempos da COVID-19. Com o isolamento total, foi feito um cronograma para o recolhimento do lixo. Cada dia, um morador. Quando chegou a vez dela, ela, depois de semanas confinada, confidenciou a uma amiga pelo ZAP: “Querida, amanhã será o meu dia de levar o lixo do edifício até a lixeira da esquina. Estou tão emocionada que nem sei com que roupa eu vou”.
O que é um pingo na cabeça para aquele que já está todo encharcado? Não é mesmo, amigo Pingo?
ATTENTI RAGAZZI
Não se preocupe com quem conhece o caminho. Se preocupe sim com aquele que conhece o atalho, porque aí ele chega antes.
O perigo mora aí.
“É aí que eu dizia”, diria o amigo Tóni Fornasa.