top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA


Presidente da ACIU - Joelma Fornasa e o presidente da CDL - Leonardo Felippe participando do UNI Experience, que é o segundo evento de negócios e inovação para empresas conectadas com um novo modelo de gestão. Evento aconteceu na quarta 18/10 e estiveram presentes grandes referências de inovação e do cenário de negócios, trazendo as novas tendências e tecnologias, proporcionando, além de conhecimento, uma experiência transformadora.


Balancete

Protocolada às 13h da última terça-feira (17), na Secretaria da Câmara, a prestação de contas incompleta sobre a Festa do Vinho 2023, sequer foi apreciada durante a sessão daquele dia.

Presidente da Câmara solicitou para a Comissão o mínimo dos mínimos, que é um relatório de acordo com o que determina a regulamentação relativa ao assunto.

Verificação inicial feita por uma assessora de uma das bancadas, dava conta que o furo da bala pode ser mais embaixo do que se imagina e do que foi dado como resultado da aplicação dos recursos públicos. Traduzindo para português fácil de entender, significa dizer que novos documentos podem alterar valores e o prejuízo pode chegar a casa do meio milhão. Aguardemos.


Prima il vino

Representação feita no Ministério Público contra a administração municipal de Urussanga por causa dos recursos para cultura, teve uma assinatura que pode parecer estranha: a de Gilmar Trevisol. Isso porque há pouco tempo Trevisol assumiu o cargo de vereador pelo PP, partido do prefeito Gustavo, na vaga do atual Chefe de Gabinete Thiago Mutini.

Vitivinicultor e presidente da Associação ProGoethe, certamente Gilmar colocou as questões comunitárias e projetos de desenvolvimento da cidade acima das preferências político partidárias e tomou o lado dos produtores e do movimento cultural e turístico da Benedetta.

Há quem critique e há quem aplauda. Nada anormal na terra em que vivemos.


Semana pesada

A manifestação de moradores do bairro Bom Jesus na Câmara de Vereadores e o grau da revolta demonstrada na oportunidade, deram a entender que o povo não quer mais saber de enrolação e vai gritar mesmo quando se sentir prejudicado por falta de ação dos poderes constituídos. Mulherada deu de relho nos pronunciamentos e mostrou ter coragem para enfrentar o sistema. Foi-se o tempo em que político era respeitado somente pela sua representatividade ou temido pelo seu poder. Agora, promete e não cumpre o pau come!

Bem na foto

Se teve alguém que saiu com moral desta história de manifesto no legislativo foi o vereador Luan Varnier (MDB). Chegou a ser aplaudido por sempre estar ao lado dos moradores e ter sido chamado pelo vereador Zé Bis de “desequilibrado”. Aí o bicho pegou!


Frase

“Só vou voltar a fazer meu título de eleitor quando vocês tomarem uma atitude...”

Moradora do bairro Bom Jesus, dizendo estar decepcionada com os políticos que nada fazem pelo povo e sem estímulo para votar.


Sem paz nem Nobel

Governo brasileiro viu a sua resolução sobre a guerra entre o Hamas e Israel ser reprovada no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). O texto foi vetado pelos Estados Unidos porque não reconhecia o direito de Israel de se defender da agressão terrorista iniciada no último dia 7.

É, se o presidente Lula estiver realmente em busca do Nobel da Paz como muitos afirmam, acho que terá primeiro que acabar com o PCC e o terrorismo cotidiano da insegurança pública no Brasil.


Capital do Talian

Enquanto em Urussanga o Movimento Cultural precisa entrar com representação no MP para não perder R$ 200 mil que veio do Governo Federal para projetos nesta área, Nova Erechim fez esta semana o lançamento da Rota do Turismo. Esta cidade do oeste catarinense com pouco mais de cinco mil habitantes, é a Capital do Talian, um dialeto nascido dos imigrantes italianos no Brasil e usado naquela região.


Sem sorriso

Boa Esperança do Norte é o mais novo município brasileiro - o de número 5.569, desmembrado das cidades de Nova Ubiratã e Sorriso no estado de Mato Grosso.


Mal assessorado

Prefeito Gustavo Cancellier parece estar sendo mal assessorado ou vivendo numa bolha que pode explodir a qualquer momento. É a conclusão a que se pode chegar quando na página do Facebook da PMU há uma notícia dizendo que a Rádio Marconi inventou uma mentira sobre o pagamento aos árbitros do campeonato da LUD.

Além de a Prefeitura ser desmentida pelo próprio presidente da LUD, que afirmou ter tirado até do seu bolso o dinheiro para pagar os árbitros, a PMU ainda corre o risco de um processo por abalo moral, calúnia e difamação.

E adivinha quem irá pagar mais esta conta?


Aqui é a Benedetta!

Quem está pensando que na terra da polêmica e da polenta pode fazer o que bem quiser, se engana. Embora não se ouça mais tiro de garrucha como antigamente, aqui a voz ecoa forte quando os urussanguenses querem se fazer ouvir. Porque o chumbo pode ser proibido, mas a mira continua certeira. “Eita nóis”!


No aguardo


Rozemar Sebastião- Taliano, que aguarda julgamento do dia 9 de novembro próximo, diz que está esperançoso que seja anulada a CIP que cassou o seu mandato no legislativo urussanguense.

“Estou tranquilo, se for pra voltar tudo bem. Se não for, continuo com meu projeto na TV e vida que segue” afirmou Taliano a este jornalista enquanto se preparava para saborear um prato bem caprichado em restaurante da nossa Benedetta.





Acompanhando a presidente da Acafe e reitora da Unesc - Luciane Bisognin Ceretta na cerimônia do legislativo esta semana, esteve o urussanguense José Otávio Feltrin (Bimba), que é o vice-reitor da Unesc. Orgulho para a Benedetta ter um filho seu em cargo de tamanha importância para a nossa região e para a educação e desenvolvimento do estado catarinense. Parabéns, Bimba!

Comments


bottom of page