SÉRGIO COSTA

Fraco

É um dos integrantes da poderosa WEG - o catarinense Diether Werninghaus, que adquiriu pela bagatela de R$ 45 milhões a mansão da artista Xuxa Meneghel no Rio de Janeiro.


Dois pesos

Prefeito Clesio Salvaro que não queria “ viadagem” nas escolas criciumenses e exonerou professor que apresentou vídeo do cantor Criolo, acabou virando notícia nacional e colocando em polvorosa todos que querem a liberdade para suas escolhas, sejam sexuais ou não.

Todavia, após mostrar-se um conservador disposto a tomar medidas fortes para fazer valer suas convicções, imprensa noticia que Salvaro foi visitar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite - um gay assumido que pretende ser presidente do Brasil, e declarar seu apoio junto com outros tucanos da região carbonífera.

Parece que o prefeito criciumense precisa se decidir sobre o que é “viadagem”. Ou será que só político pode?


Manifesto

Está sendo organizado em Urussanga uma manifestação pelos direitos democráticos, liberdade de expressão e voto auditável, no dia 7 de Setembro, próxima terça-feira. Organizadores informam que é proibido levar bandeiras ou qualquer material publicitário de partidos políticos. Somente bandeira do Brasil e adereços em verde e amarelo serão permitidos para a passeata que sairá do Bairro da Estação por volta das 10 horas da manhã em direção à Praça Anita Garibaldi, e finalizando no Parque Municipal.


Em curso

Na tarde da última segunda-feira 30/8, mais quatro servidores do Samae foram ouvidos pelo delegado da comarca de Urussanga, Dr.Ulisses Gabriel, em relação ao inquérito que apura conduta do ex-diretor Vanderlei Marcírio. Só pra lembrar, Deco foi exonerado do cargo após denúncias, inclusive de utilização de forma irregular de um veículo da referida autarquia.


Preço I

Prefeito afastado Gustavo Cancellier ficará na história administrativa do município de Urussanga como o primeiro a ser afastado do cargo por decisão judicial.

Também ficará com o título de ser o 1º e único a receber 4 salários a mais alegando ter direito a férias. Isso porque vereadores já estão modificando a Lei Orgânica para que nenhum outro Prefeito se ache no direito de ter 13 salários por ano.

Mas, tudo isso terá um preço para Cancellier: o enorme desgaste que poderá impedir a evolução do que, antes de todos estes acontecimentos, era uma promissora carreira política.


Preço II

Também se inserindo no mundo do desgaste político, o Partido Progressista de Urussanga que, até o momento, não tomou decisão pública sobre o que fará com relação ao Prefeito afastado de seu partido - Gustavo Cancellier.

Há, nos bastidores, burburinhos que é grande o movimento para expulsar Cancellier da lista de filiados do PP local. Mas esta ação, que pode ser considerada bastante radical, encontra resistência dentro do próprio mundo azul da Benedetta. Aguardemos.


Dinheiro nosso I

Triste ver tantos políticos locais na busca de recursos para obras e aquisição de equipamentos destinados a população e, ao mesmo tempo, perceber o desleixo e a irresponsabilidade com que são tratados bens públicos.

Um exemplo gritante é o estado deplorável de uma retroescavadeira Hyundai ano 2013 jogada no Parque Municipal, que poderia estar funcionando e prestando serviços. Ao invés disto, ela está sendo alvo de ação da Polícia Civil , a qual está investindo tempo e trabalho para elucidar o sumiço do motor daquele equipamento. Além da gravidade de ter sumido, o valor não é baixo e deve girar na casa dos R$ 80 mil .Cumprimentos ao prefeito Jair Nandi por buscar respostas para o furto e parabéns ao delegado Ulisses Gabriel que já entrou em ação para desvendar o mistério do motor do Parque.


Dinheiro nosso II

E por falar recursos públicos, o pente fino vem sendo passado nas autorizações para aquisição de peças e equipamentos para a frota de máquinas e veículos da PMU. Este colunista ficou sabendo que há itens com preços muito, mas muito acima dos preços de mercado. Pra se acabá!

Rota Turística

O Governo de Forquilhinha lançou esta semana a Consulta Pública para que os moradores possam sugerir o nome para a Rota Turística, que será construída junto ao projeto de revitalização da Avenida 25 de Julho, no centro da cidade. O objetivo é obter a participação popular, para que as pessoas se sintam integrantes do projeto.


Palco

Já em Cocal do Sul, há quem não gostou nem um pouco da novidade de construir uma Praça Coberta ao lado da igreja matriz. Enquanto prefeito Fernando De Fáveri anuncia a obra como incentivo ao turismo, há quem esteja preocupado com a poluição visual, haja vista que o espaço para a Praça é pequeno e mais uma edificação poluiria a beleza da matriz em honra à Nossa Sra. da Natividade.

Em guerra

Administração municipal precisa enviar seus soldados ao campo de batalha das luzes noturnas, onde se enfrentam lâmpadas e reatores.

Quando não é um, é o outro que não quer funcionar em vários pontos da cidade.


Conquista

Enquanto no Parque uma retro apodrece com o motor furtado e é alvo de inquérito policial, o prefeito interino Jair Nandi marca mais um ponto expondo a conquista de seu partido na manhã desta quinta-feira no Paço Municipal: uma retro zerada para ajudar o nosso povo da agricultura. Parabéns!


Sem graça

Vídeo de vereadores de Nova Veneza rindo da lista de produtos de uma rifa de escola, viralizou nas redes sociais e muita gente achou engraçado porque os prêmios eram de animais domésticos e produtos coloniais. Eu não achei graça nenhuma.

Pelo contrário, achei um despreparo dos vereadores que vivem na Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, já acostumada com estes ares de “Fazendinha”, e muito mais por mostrarem desrespeito às famílias neovenezianas que tiraram de seu próprio patrimônio algo para ajudar a escola que, no meu entender, é de responsabiliade dos governos.

Ao invés de se colocarem ao lado do povo exigindo ações do Governo para auxiliar a escola, riram dos produtos doados pela população.


Apoiando

Presidente da Juventude do MDB de Urussanga - Leonardo Felippe, recebeu telefonema de Eduardo Moreira e confidenciou a este jornalista que já manifestou seu irrestrito apoio ao ex-governador que disputará uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina no próximo pleito. “Estou fechadíssimo com ele e não tenho dúvida de que se elegerá, fruto de seu trânsito e prestígio não só dentro do MDB”, afirmou Leonardo.

Leilão

Prefeito Jair Nandi designou dois servidores para procederem o Laudo Técnico de baixa de bens do patrimônio público, sendo eles Jakson Vieira Teixeira e Marcio Wessler Roque. Trocando em miúdos, serão eles que darão parecer sobre o que será considerado inservível e, portanto, disponível para integrar os lotes do futuro leilão através do qual a PMU venderá os restos mortais de tudo o que está amontoado pelos cantos e, lamentavelmente, semidestruído.