top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

Pioneiro


Foi lançado na quarta-feira 13/09, o novo programa de telemedicina em Pedras Grandes. “Somos o primeiro município da Amurel a disponibilizar para a população este serviço que utiliza a tecnologia. Compartilho mais esta conquista com o Vice-prefeito Adriano de Souza, secretária de Saúde Patricia Mendes de Souza e vereadores Rafael Bressan, Marcelo Marcon, Rodrigo Felippe e a toda população de Pedras Grandes” afirmou o prefeito Agnaldo Filippi.


Confirmando

O que havia sido anunciado por este jornalista na edição anterior, PP de Urussanga realmente lançou os vereadores Odivaldo Bonetti e José Carlos José como pré-candidatos a prefeito pelo partido, e também o presidente da Executiva Gilson Casagrande e ainda a secretária de Assistência Social Lete Vieira.

Progressistas saem na frente com a divulgação de nomes que, a partir de agora, devem trabalhar para se destacarem e merecerem a indicação do partido para o pleito 2024.


Mais ricos

Santa Catarina ocupa o terceiro lugar no ranking com mais bilionários do país, de acordo com a lista da Forbes, divulgada no início deste mês. São 35 integrantes, incluindo Luciano Hang, fundador da Havan. Os acionistas da Weg (WEGE3) continuam marcando presença de forma significativa na lista. Ao todo, os bilionários acumulam R$ 130,7 bilhões em fortuna.

Hang lidera a lista de bilionários de Santa Catarina com fortuna de R$ 16,3 bilhões. Apesar da riqueza, ele perdeu patrimônio em relação ao ranking de 2022 e caiu da 8ª para a 17ª posição nacional.


Frase


“Quando os que comandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito”.


Verador Erotides Borges Filho



Na foto acima, parte da comitiva urussanguense que participou de encontro do MDB da AMREC no último final de semana.

Agora, a turma do 15 na Benedetta se reúne nesta sexta-feira 15/09, no centro pastoral de Rio Carvão Baixo, evento em que serão prestadas homenagens aos que fizeram parte da história do partido. E não foi pouca gente que já está no plano superior e que ajudou a escrever esta história. Ex-governador Paulo Afonso é aguardado para prestigiar o evento.


Conferência de Missões


Vereador Fabiano De Bona convidou a população para participar da Conferência de Missões, evento promovido pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Urussanga, que iniciou na quinta-feira 14/09 e se estende até este domingo 17/09.

“Não se destina apenas aos membros da igreja, mas a todos os moradores de Urussanga e região. O objetivo dessa Conferência é cumprir o ‘ide’ do evangelho de Jesus, convidando pessoas a ouvirem louvores, pregação da palavra das sagradas escrituras e tudo quanto mais o Espírito Santo de Deus quiser operar”, afirmou Fabiano.



Condolências


É com imenso pesar que registramos o falecimento de Zulma Maestrelli Fontanella, ocorrido esta semana aos 83 anos.

Esposa do saudoso Rubens Fontanella, Dona Zulma foi uma mulher forte, que soube conquistar amigos e deixa emplo de dedicação à família.

Aos seus familiares, as nossas sinceras condolências e o desejo de que o Pai Celestial a acolha em seu Reino.





60 anos

Há quase 60 anos, exatamente no dia 9 de outubro de 1963, uma onda oriunda de um deslizamento de terra na represa Vajont, causou a morte de quase dois mil cidadãos italianos, muitos deles com parentes no Brasil, inclusive em Urussanga. O desastre do Vajont enlutou Longarone, Erto e Casso e localidades vizinhas. Data deve ser lembrada em Urussanga.


39 anos

Vereador José Carlos José- Zé Bis, lembrou dos 39 anos do acidente na mina em Santana que vitimou 31 mineiros na manhã do dia 10 de setembro de 1984. Ele leu um relato do irmão, José Roberto José, que no dia trabalhava no painel 7 desde a 1h. Por volta das 5h, ele iria para o painel 6, onde ocorreu o acidente, mas o carro não pegou. Uma mancha de sangue na história da mineração em Urussanga e que, certamente, jamais será apagada.


Mês de tragédias

E setembro parece fadado a se firmar como mês de tragédias. Há 22 anos, num dia 11 de setembro, um atentado terrorista que derrubou as Torres Gêmeas em Nova Iorque-EUA, vitimaram mais de 3 mil pessoas.

Agora em 2023, somente nesta primeira quinzena, cidades do Rio Grande do Sul foram devastadas por uma enchente com muitas pessoas desaparecidas , quase 50 mortos e muitos desabrigados.

No outro lado do mundo, um terremoto em Marrocos no dia 8/09, destruiu várias cidades, matando quase 3 mil pessoas e ferindo mais de 25, mil cidadãos marroquinos.

No domingo 10/09, uma tempestade causou enchente na Líbia matando quase 6 mil pessoas e deixando mais de 10 mil desaparecidas.

Na China, as fortes chuvas inundaram ruas e subestações de metrô e, além das dificuldades provocadas pelas inundações, chineses tiveram que ficar em estado de alerta no último final de semana com os cerca de 70 crocodilos que fugiram de um criatório comercial.

Comments


bottom of page