top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

"Bosalvaro"

Prefeito Clesio Salvaro, que pela sua popularidade dizem ser o Bolsonaro da região, tem marcado presença constante na estação ferroviária de Urussanga, acompanhando os grupos da Afasc que fazem o passeio de trem.

Esta semana, levou para casa o limoncelo feito pela Neneca Biz e, certamente, ajudará a divulgar mais um produto Made in Benedetta.

Parabéns ao “Bosalvaro” por prestigiar Urussanga e os produtores da cidade, trazendo para cá centenas de pessoas todas as semanas.

Projeto segue até setembro e nós, com humildade, só temos a dizer: obrigado!


Acertando

Em Urussanga, ao menos até o fechamento desta edição, a informação de bastidores era de que não estava definido com quem ficaria o comando geral do partido União Brasil na cidade. Dizem que as tratativas sobre o assunto já chegaram na Capital Federal.

É um povo unido!


Pesquisa

Consulta informal, do gênero pesquisa, recém feita em Urussanga, já sinaliza que muitos não serão os escolhidos e que há gente que se surpreendeu com os números obtidos.


Apreensão

Polícia apreendeu esta semana na BR 101, uma carga de 145 garrafas de vinho da Argentina. Segundo os proprietários, elas seriam para uso particular da família. A polícia até pode ter acreditado, pois duas garrafas sendo consumidas todo dia, em dois meses e meio praticamente o vinho acabaria.

Todavia, as normas do Ministério da Fazenda são de que uma pessoa pode entrar no país com, no máximo, 12 litros de bebidas alcoólicas por mês.


Mais de milhão

Dados divulgados esta semana, mostram que a cidade de Gramado - RS recebeu cerca de 768 mil turistas no mês de julho passado, representando um aumento de 9,5% em relação ao ano de 2022. Já quando a soma são dos sete meses deste ano de 2023, a informação é que a cidade já recebeu 4,6 milhões de visitantes.

A expectativa é ultrapassar os 8 milhões de turistas em 2023, meta que está muito próxima de se concretizar, acredita o prefeito Nestor Tissot.


Gritaçada

Preços cobrados das entidades para aluguel de stands no Parque Municipal deu o que falar.

E tomara que o tempo colabore e São Pedro mantenha as torneiras da chuva fechadas. Senão o griteiro será maior ainda.



Tristeza


A tristeza da semana foi a partida do nosso vizinho Moacir Simas, o Malária. Gente boa, que cumpriu com responsabilidade seu papel como servidor público, sendo exemplo de honestidade e de alma sempre pronta a ajudar o próximo.

Que Deus o acolha em seu Reino. Aos familiares, os sinceros sentimentos da Família Panorama.




Meio por meio

Vereador Erotides Borges Filho - Tidinho, que assumiu a vaga do PDT, criada após a cassação do vereador Rozemar Sebastião - Taliano, diz que está tranquilo com relação ao julgamento que acontecerá no TJSC em 5 de outubro e vai continuar fazendo seu trabalho até que lhe seja permitido. “ A questão está em 50% de chance para cada lado, o vereador Taliano pode voltar ou não”, afirmou Tidinho.


Julgamento I

Vários urussanguenses que manifestaram sua visão sobre este assunto a este jornalista, consideram preocupante a decisão sobre a cassação ou não do vereador Rozemar Sebastião estar sob a responsabilidade do Judiciário, no TJSC.

Isso porque o que está sendo julgado lá não é a inocência ou não do ex-vereador Taliano (que já é réu na Justiça em outro processo) e, sim, o modo como foi conduzido o trabalho da Comissão Processante dentro da Câmara Municipal.

Para estes urussanguenses, não há o que ser questionado. Afinal, não se justifica afirmar que houve perseguição política dentro da Comissão quando a própria suplente de Taliano - a saudosa Rosane De Brida Benedet (falecida pouco tempo depois), votou pela cassação e não tinha interesse próprio, uma vez que não seria ela a nova vereadora a ocupar o cargo. Além disso, os trabalhos da Comissão Processante, em tese, acabaram sendo avalizados por todos os vereadores presentes na votação em plenário. Tenham eles votado a favor ou contra a cassação.


Julgamento II

Se Desembargadores não aceitarem o veredito do plenário da Câmara e do juiz da Comarca de Urussanga, que vive a realidade local e já afirmou em decisão judicial não haver erros nos trabalhos da Comissão que possam ter prejudicado Taliano, e votarem pela anulação da cassação, será criado um precedente jurídico perigoso. Estaríamos, então, com o Judiciário interferindo em outro Poder, criando uma situação em que o Legislativo perderá sua autonomia. Ou seja, a Câmara pode cassar segundo a legislação vigente e o Judiciário depois “descassar” também utilizando a legislação vigente.

Mas o que o povo que não tem voz nos tribunais pensa é uma coisa, e o que as Leis e suas interpretações permitem ou não, é outra coisa. No final, estava certo nosso sempre vereador Omero De Bonna: “ uma cousa é uma cousa, outra cousa é outra cousa!”.

Aguardemos o desenrolar desta história.


Pegou mal

Falta de respeito. Assim foi vista a gafe do cerimonial na abertura da Festa do Vinho, que convidou todos os vereadores para a dita “ Mesa de Autoridades” e esqueceu do vice- prefeito Jair Nandi, presente ao evento.

Povo quer saber, agora, se foi esquecimento ou proposital.



José Catarina, o Zé do grupo Amici della Polenta, foi quem recebeu um agradecimento especial da prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso.

Aliás, os Amici estão com a agenda cheia e levando o nome de Urussanga para várias cidades da região e do estado catarinense.

Vale lembrar que Dalvânia foi Secretária de Administração em Urussanga quando Zé Catatrina ainda estava na atividade como servidor público na PMU.



Comments


bottom of page