top of page

SÉRGIO COSTA

Foto do escritor: MARCIA MARQUES COSTAMARCIA MARQUES COSTA

Bem na fita

Ex- prefeito Jhonny Felippe, um dos nomes mais falados para retornar ao Paço Municipal como Chefe do Executivo na Benedetta, esteve muito à vontade ao ser entrevistado pelo jornalista e apresentador Nei Lopes durante evento em homenagem ao Padre Carlos Weck no final de semana passado.


Boa circulação

Atual vice-prefeito de Urussanga - Jair Nandi, que é visto em peregrinação por todos os bairros do Município, mostrou que é respeitado pelo povo. Sem medo de circular no centro comunitário, Nandi cumprimentou e foi muito cumprimentado pelos presentes ao jantar em homenagem ao Padre Carlos. Garoto tem tudo para levar o PSD a compor chapa majoritária com MDB. Seria a dupla JJ - Jhonny e Jair.


Produção menor

O engenheiro agrônomo PhD da Epagri, Márcio Sônego informou, em sua participação no Seminário do Arroz Irrigado em Forquilhinha, que o Super El Niño está em formação e deve afetar a produtividade do arroz na próxima safra em Santa Catarina.

“Quando houve o El Niño na safra de 2015 / 2016 e 2018 / 2019, a produtividade do arroz diminuiu em Forquilhinha, segundo os dados da Epagri. E esse ano indica que vamos ter um Super El Niño, o que não é muito favorável ao arroz por falta de sol. Frio não vamos ter, somente o excesso de chuva”, destacou Márcio.


Confirmado

Como eu havia anunciado na edição anterior, realmente o ex-presidente Jair Bolsonaro esteve em Santa Catarina no final de semana passado, juntamente com a esposa Michele, participando do encontro de Mulheres do PL.

Homem foi ovacionado, não com chuva de ovos, mas com aplausos e pedidos para selfies.


Treinando

Muito bom é ouvir a garotada do Barão do Rio Branco treinando para que a Fanfarra fação bonito no 7 de Setembro. Começaram cedo este ano. Parabéns!


Assumindo


Ele é presidente da ProGoethe, presidente do Comtur, membro do Conselho de Cultura, do Rotary, socio-administrador da vinícola Trevisol e agora assumiu a vereança no legislativo urussanguense.

Falo de Gilmar Trevisol (PP), que obteve 199 votos para vereador na eleição passada e, certamente, deve estar se preparando para a disputa eleitoral em 2024.

Agora, se ele vier querendo lançar a idéia de emancipação política de Rio Caeté, serei seu ferrenho opositor. Chega de divisionismo!

Brincadeiras à parte, votos de sucesso ao Trevisol neste período de suplência.


Mapeando

Notícias na imprensa nacional dão conta de que o Governo Federal já mapeou um grande número de imóveis federais que poderão ter destinações sociais ou entrega aos municípios. Enquanto isso, na pacata Benedetta a antiga LBA já passou para a iniciativa privada e o prédio do SUS, em área nobre e que poderia abrigar toda a estrutura da área da saúde, também deve seguir a mesma rota.

E a pergunta que fica: há falta de interesse ou é demonstração de pouca força política mesmo?


Não é só pau I

Esta semana soube que alguém disse: “nossa, mas este jornalista tá criticando até um pedaço de madeira do Parque?” Fiquei feliz.

E sabe por que? Porque tive a certeza que minha crítica sobre o destino do tronco de pau-brasil, abriu espaço para discussão sobre a possibilidade de transmitirmos conhecimento sobre nosso patrimônio histórico com um pedaço de madeira. O galho que foi cortado no início deste ano no Parque Municipal de Urussanga e posteriormente fui informado que não estava desaparecido e, sim, ao relento, não é apenas madeira. Ele simboliza o início do Parque que abriga nossas maiores festas culturais e é parte da árvore que foi plantada por orientação do paisagista Roberto Burle Marx, autor de espaços famosos como o Parque do Ibirapuera em São Paulo e os Jardins do Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro. Ela foi plantada no tempo em que o Parque Municipal se chamava Retiro Pamir e alí residia a família de João Gabriel Macari (pai do falecido deputado Rivaldo Macari).


Não é só pau II

Além disso, esta madeira é da árvore que dá nome ao nosso próprio país - o Brasil.

Eu pergunto: em quantas cidades da nossa região há a possibilidade de alunos conhecerem, através de uma madeira exposta nas escolas, esta história de seu Parque Municipal ? Em quantos municípios da região alunos podem ter um pedaço de pau-brasil para verem e tocarem a madeira que dá nome ao seu país?

Sinceramente, desejo que melhor destino seja dado ao referido tronco.


Sem leões nem domadoras

Executivo de Urussanga encaminhou para a Câmara um projeto pedindo alteração na Lei de Defesa Civil. A referida alteração, aprovada pelos vereadores, promove a exclusão do Lions Clube do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). Conforme a justificativa do Executivo, a exclusão da representação do Lions se deve ao fato de que a entidade já integra diversos conselhos municipais e não dispõe mais de membros para nomear. Enfim, não haverá leões nem domadoras na floresta quando as intempéries chegarem na Benedetta.


Só para outubro

Julgamento sobre a nulidade dos trabalhos da CIP que cassou o vereador Rozemar Sebastião - Taliano (PDT), aconteceu no Tribunal de Justiça de Santa Catarina na tarde desta quinta-feira 3/08, mas nada foi decidido.

Desembargadora Vera Copetti fez um pedido de vistas para que possa analisar melhor o caso e a próxima sessão foi anunciada para o dia 5 do mês de outubro.


No aguardo

Na opinião deste jornalista, que assistiu o julgamento da corte do TJSC, Rozemar Sebastião- Taliano, tem grandes chances de sentar em sua cadeira no plenário da Câmara novamente. E ainda este ano.



Frase


“Os piores escravos são os que servem as sua próprias paixões.”


Diogenes, o grego


bottom of page