SÉRGIO COSTA

Participando


Vereador Erotides Borges - Tidinho (foto) assumindo seu lugar no legislativo após as cirurgias feitas no quadril e que o impossibilitaram de marcar presença na Casa do Povo.


Nova eleição

Acontecerá no próximo 30 de outubro, as eleições aos cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Canoinhas, no Norte catarinense. A votação ocorrerá concomitantemente com o pleito de eventual segundo turno das eleições gerais deste ano.

A decisão foi tomada pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina na sessão da segunda-feira 25/07.

O prefeito eleito de Canoinhas, Gilberto Passos, renunciou ao cargo no dia 5 de abril de 2022, horas antes de a Câmara de Vereadores votar sobre o impeachment do chefe do executivo municipal.

Todavia, na ocasião, mesmo com a renúncia, a Câmara legislativa municipal votou o pedido para instaurar o processo de impeachment de Passos e do vice, Renato Gurstinski. A solicitação de procedimento para cassação dos mandatos foi aprovada por unanimidade, em virtude de improbidade administrativa. Portanto, essa cassação dos mandatos não decorreu de questões eleitorais, mas sim de ilícitos de natureza político-administrativa.


Enquanto isso

Em Urussanga os trabalhos da Comissão Processante contra o prefeito Gustavo Cancellier seguem em ritmo esperado. Ou seja, com a defesa do Prefeito buscando prorrogar o prazo por intermédio de liminares e pedidos de vistas e o Presidente da CIP dando os passos necessários para a continuidade dos trabalhos que tem prazo para encerrar até o mês de setembro.


Enfraquecendo

A desistência da jovem Karen Moura a uma candidatura para a assembleia legislativa catarinense pelo MDB, no meu entender, é profundamente lamentável .

Sem ninguém que fale verdadeiramente por Urussanga, como aconteceria se Karen chegasse lá, assistiremos a continuidade da descida que iniciou quando os últimos moicanos da Benedetta aposentaram as armas.


Enfraquecendo II

Aliás, Karen era a única urussanguense, entre todos os partidos aqui existentes, que colocou seu nome à disposição para uma candidatura à deputada estadual.

Ela se afasta do processo por ser fiel ao candidato que apoiava e que havia sido escolhido para ser vice de Moisés - o Antídio Lunelli. O mesmo que viu seu tapete ser puxado na convenção da semana passada, quando Udo Döhler acabou sendo eleito como candidato do MDB para composição da chapa majoritária com os Republicanos.


Não será fácil

Enquanto a cúpula se ajeita em Florianópolis e convoca as lideranças para trabalharem nos municípios, a aproximação do MDB com o governador Moisés vai dar trabalho até mesmo dentro do partido.

Aqui em Urussanga não são poucos do clã russo-nero que me afirmaram ser contra esta união. Aguardemos.


Vinde A...min


Senador Esperidião Amin, do PP, é o candidatos dos progressistas catarinenses para ocupar o Palácio da Agronômica.

Quer dizer, nem todos.

Pois o prefeito de Pedras Grandes - Agnaldo Felipe e o de Tubarão Joarez Ponticelli, que haviam sido convidados para coordenar a campanha já manifestaram na imprensa regional o apoio a Moisés. E agora?

Felipe e Ponticelli dirão Vinde A...min, saem do PP ou trabalham contra seu próprio partido?




Mello

Outro candidato ao governo catarinense é o atual senador Jorginho Mello, que tem apoio do presidente da República - Jair Bolsonaro.

Nos bastidores, as conversas são de que pode acontecer uma composição entre o PP de Amin e o PL de Jorginho. Só não se sabe ainda quem encabeçaria a chapa. Mas que também o PP apoiará a candidatura de Bolsonaro, isso já foi dito por Amin esta semana ao Presidente que busca a reeleição.


Feira de Adoção

Neste sábado 30/07 acontece mais uma edição da Feira de Adoção Animal em Urussanga que, desta feita, traz o slogan “Amigo não se compra. Adote!”.

O evento ocorre na Praça Anita Garibaldi, das 8 às 13 horas e busca encontrar um novo lar para os animais.


Almoço especial

Nesta sexta-feira 29/07, a APAE de Cocal do Sul estará participando da Feira da Agricultura Familiar, onde estará comercializando um delicioso almoço pelo valor de R$ 25 cada. O prato pronto contará com dobradinha, língua recheada, carne ensopada, arroz e saladas.

As porções podem ser retiradas na feira, localizada ao lado do Paço Municipal, das 11h30 às 13h, mas a APAE estará no evento a partir das 9h vendendo os tickets para o almoço.

Presidente da instituição, Pedro Bertan convida todos a participarem.


Forte

Foi o discurso da Procuradora Regional da República- Ana Luísa Chiodelli Von Mendgen durante audiência de recebimento da denúncia no TRF4, e apresentado no legislativo pelo vereador Elson Roberto Ramos .

Mulher falou com todas as letras que havia uma organização criminosa instalada na PMU e com delegações de funções para desvio de dinheiro do Finisa.


Samae I

A falta de água em vários pontos de Urussanga no final de semana passado e na segunda-feira desta semana, foi assunto para os vereadores Luan Varnier e Fabiano De Bonna na sessão da última terça-feira 26/07. Ambos criticaram a falta de ação imediata da autarquia no rompimento da adutora e também as gratificações de 68% e 100% para dois servidores que, coincidentemente, fazem parte da sindicância que analisa o processo administrativo disciplinar aberto contra o vereador e servidor do Samae -Fabiano de Bona.


Samae II

E eu digo: isso não pode acontecer. Além do incômodo causado à população por falta da convocação de uma equipe para trabalhar rapidamente na solução do problema, temos ainda a questão de desperdício de milhões de litros de água tratada. E tratada com nosso dinheiro.


De não acreditar

Pois meninas, tomem cuidado ao ir aos shoppings. Na quarta-feira 27/07, um homem foi preso no shopping em Criciúma após ser denunciado por uma adolescente de 14 anos por importunação sexual. Segundo as filmagens, ficou confirmado que ele se inclinando para trás da adolescente com a câmera do celular aberta. Porém, as filmagens não mostram ele com o celular por baixo da saia, como ela suspeitava.

De qualquer forma, é bom se estar sempre atento a tudo, pois a maldade anda solta por aí.