Ajeitando I
Conversa nos bastidores do poder em Urussanga são de que a Resolução que permite servidores da Câmara trabalharem pela internet, surgiu e foi aprovada na terça-feira 19/07 pelo agora chamado Bloco de Oposição, apenas para regularizar a situação de servidora concursada que mudará de estado.
Se for verdade, é muito ruim.
Ajeitando II
A dita resolução foi aprovada na sessão desta semana, com os três vereadores do PP votando contra. Aliás, essa Resolução é um precedente perigoso para o bom funcionamento do serviço público. Afinal, outros podem se achar no direito de cumprirem seus deveres pela internet.
O detalhe, alertou-me um ex-funcionário da Casa, fica por conta de que, na época do concurso que a referida servidora que poderá ser beneficiada passou, não havia no Edital a prerrogativa de que pudesse ser um funcionário virtual. Seria bom conferir.
Nem placa
A insegurança administrativa é tão grande no Paço Municipal em Urussanga que até a decisão do nome do prefeito que irá na placa a ser colocada no portal do Parque Municipal nesta XX Festa do Vinho, tornou-se um problema.
Com uma Comissão Processante em andamento e o risco de a Liminar concedida ao prefeito Gustavo Cancellier cessar a qualquer momento, nome do prefeito deve ser gravado na véspera do evento.
Tensa
Foi a sessão de oitiva das testemunhas de acusação na Comissão Processante contra o prefeito Gustavo Cancellier.
Certamente, esta não é uma situação rotineira na Benedetta e sempre acaba valendo o fato de morarmos numa cidade pequena onde todos se conhecem.
No lance
Turma da defesa do prefeito Gustavo Cancellier não dorme no ponto, marcando tudo no lance da Lei para tentar desestabilizar a acusação e a própria Comissão Processante.
Ansiedade
E essa ansiedade que nasce do mundo político em Urussanga deve acabar em breve, ao menos no âmbito do legislativo municipal, onde há uma Comissão Processante para definir o futuro do Prefeito. Previsão é de que, se tudo transcorrer na normalidade, no vindouro agosto já se terá uma decisão se Gustavo sai ou fica.
Bloco unido
É visível o entendimento entre os vereadores do MDB, do PSDB e do PSD na Câmara de Urussanga, os quais mostram claramente oposição ao prefeito Gustavo Cancellier e formam maioria para decidir sobre votações.
O tira tudo
Vereador Elson Roberto Ramos poderá ser o 1º Presidente da Câmara a presidir sessão de cassação de vereador e de prefeito de Urussanga no mesmo ano.
Líder
Líder nacional na exportação de móveis de madeira, a indústria catarinense alcançou US$ 166,3 milhões em vendas para o exterior no primeiro semestre de 2022, alta de 4,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme análise do Observatório FIESC, o resultado positivo vai na contramão da média nacional, que apresentou queda de 4,0% no período. O Rio Grande do Sul e o Paraná, 2º e 3º colocados no ranking entre os estados exportadores de móveis no Brasil, também apresentaram retração de 12,1% e 19,5%, respectivamente, nas vendas para o exterior.
Noivo indeciso
Governador Moisés, que já havia noivado com o MDB, se aproximou do PP catarinense esta semana para mostrar que se os Manda-Brasas vacilarem no apoio ele, Moisés, não vai ter o menor pudor de se vestir de azul e sair voando com a ajuda dos tucanos.
Será que o homem está com esta bola toda?
Ilha dividida
Aliás, neste sábado 23/07, Florianópolis se dividirá entre MDBistas e PPistas, os quais fazem suas convenções na nossa Ilha da Magia. E, para variar, tudo deve ser como sempre. Os guerreiros se xingam e brigam pelas cores das bandeiras e, depois, quando tudo acabar, comandantes se reúnem para decidir sobre o futuro de todos num camarão a beira-mar.
Pro futuro
Encerrada toda esta situação vivida atualmente na política urussanguense, a previsão nos bastidores dos senadinhos da Benedetta é que o PSD assuma o comando do Executivo e , também, que MDB e PSD caminhem juntos na disputa municipal em 2024.
O que não está muito claro é qual nome do MDB representará o partido nesta junção e, ainda, qual dos dois partidos encabeçará a dita chapa. Encrencas e divisões à vista!
Condolências
Inesperado foi o rápido falecimento da ex-Secretária e assessora do PDT urussanguense- Rosane De Brida Benedet. Nossas sinceras condolências aos familiares e amigos pela imensurável perda. Que Deus a receba em seu Reino, dando seu amor e a paz eterna.
Do baú
Na foto da semana, um momento que marcou a história da Festa do Vinho em Urussanga.
No lago que fica na entrada do Parque Municipal Dr. Ado Cassetari Vieira, um garrafão gigante e uma taça enorme foram colocados para dar destaque à estrela da festa: o vinho urussanguense.
Dr. Ado e sua esposa Ana pensavam grande e foram ousados na busca de tornar Urussanga em referência na cultura e tradições italianas.
Aliás
Se todo o arrojo e investimentos iniciais tivessem tido continuidade, certamente hoje estaríamos ao nível de Pomerode, onde nasceu o segundo Parque de Diversões catarinense.
Com direito até a pista com neve!
E a pergunta do 1º pároco Marzano continua sem respostas. Ele dizia: “se os alemães conseguem, por que os italianos não?”