SÉRGIO COSTA

Apaixonados pelo Sul


Empresário Tiago Zilli estará em Araranguá, no Caverá Country Park, neste sábado 2 de Julho, para o lançamento de sua pré-campanha a Deputado Estadual, de maneira oficial, com a presença de apoiadores de diversos municípios, prefeitos, vereadores, presidentes do seu partido, o MDB. Na oportunidade, deve ganhar corpo o movimento “Apaixonados Pelo Sul”.

Segundo Zilli, o “Movimento Apaixonados pelo Sul surgiu das reuniões, dos encontros, com trabalhadores, com empresários, com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e líderes que sentem a necessidade dessa união para uma luta que só será vencida, se as forças estiverem unidas”. Lideranças de Urussanga já confirmaram presença no evento que iniciará às 10h e deve ir até o meio dia. “Uma coisa é certa, este dia ficará marcado como o pontapé inicial para um novo Sul de Santa Catarina”, conclui o pré-candidato a deputado estadual.


Bem na foto

Jorge Koch - prefeito de Orleans e atual presidente da FECAM, se destacou na última avaliação econômica feita na Amrec e garantiu o 2º lugar para seu município no ranking de geração de empregos nos cinco primeiros meses de 2022. O primeiro lugar é de Criciúma.


Mal na foto

Já Urussanga foi a “ovelha negra da família” regional, emplacando com um saldo negativo de 208 empregos nos primeiros cinco meses deste ano. E pior, foi o único dos 12 municípios a apresentar diminuição na geração de emprego. Até Treviso, o mais novo e menor de todos os municípios da AMREC, teve crescimento.

Certamente, números que merecem atenção e, mais que isso, ação.


Sobrando pro povo

Familiares de detento que foi assassinado dentro do Presídio Regional de Criciúma, serão indenizados. O Estado de Santa Catarina foi condenado, além do pagamento de R$ 100.000 a título de indenização por danos morais, a pensão mensal em favor da companheira do detento no valor de 2/3 do salário mínimo, desde a data da morte – valores acrescidos de juros e correção monetária.

Já sabem quem vai pagar mais esta conta?


Vai ou fica

Nos bastidores políticos de Urussanga, instabilidade é palavra constante. Primeiro porque a conversa é de que o prefeito Gustavo Cancellier, que governa por força de Liminar, pode ser afastado a qualquer momento se for revertida a decisão na Justiça. Segundo porque poucos acreditam que Gustavo escape da cassação na Comissão Processante que foi instaurada na Câmara de Vereadores. Portanto, a expectativa é de que, dentro de não muito tempo, novamente sejam mudados todos os Secretários, Diretores e cargos de confiança dentro e fora do Paço Municipal.


Pondo de lado

Governador Carlos Moisés deu um chega pra lá no pré-candidato do MDB ao governo do Estado - Antídio Lunelli, o qual foi apresentado pela cúpula do partido como Vice na chapa que seria formada pelo MDB e Republicanos.

Decisão entre a turma do Manda-Brasa deve ficar para dia 23 deste friorento Julho, quando Antídio promete disputar candidatura na convenção do partido.


Métrica I

Enquanto em Urussanga o MDB é declaradamente oposição ao governo do prefeito do PP, tendo inclusive feito denúncias e pedido a cassação de Gustavo Cancellier na Câmara de Vereadores em virtude de suspeita de desvio de recursos do Finisa, em nível estadual a métrica é outra bem diferente.

Isso pode ser constatado no caso do julgamento do impeachment de Moisés pelo desaparecimento de R$ 33 milhões dos respiradores que nunca vieram, quando, dos quatro deputados que foram contra a decisão da Justiça, na ocasião representada pelos Desembargadores, um era do MDB e outro do PP. Ou seja, em Urussanga MDB busca a Justiça para elucidar fatos suspeitos da administração do PP. Já no andar de cima, MDB e PP foram juntos contra a decisão desta mesma Justiça e deram seus votos pela absolvição do Republicano que reside na Casa d’Agronômica desde 2019.


Metrica II

E, pelo andar da carruagem, parece que MDB e PP, depois de garantir continuidade de Moisés no Governo, estarão juntos na próxima eleição. Mas enquanto MDB tenta emplacar um Vice, Moisés já convidou os PPistas: prefeito de Tubarão- Joarez Ponticelli e o de Pedras Grandes - Agnaldo Felippe, para a coordenação de sua campanha eleitoral no Sul.

E eu aqui só esperando pra ver quem promoverá uma reunião política com lideranças do PP e MDB urussanguense, com o clima que vivemos hoje, para unir filiados e pedir votos. Acho que não há Tábua da Lei e nem mandamentos do plano superior que dê jeito nisso e leve militantes ao Monte Sinai.


No aguardo

Rozemar Sebastião -Taliano, que teve seu mandato de vereador cassado recentemente, diz que está no aguardo de decisão da Justiça para dar o direcionamento na sua vida política.

Segundo ele, três deputados das esferas estadual e federal, já o convidaram para um cargo de assessor parlamentar.

“Convite eu já recebi, mas quero aguardar para ver como fica a situação, se eu volto ou não para a Câmara. Enquanto isso vou tocando minha vida privada, investindo no ramo de entretenimento e da música que eu tanto gosto” afirmou Taliano a este colunista.






Foto da Semana


Não posso deixar de registrar o arrojo da Equipe do Pet Patas e Pelos, em Urussanga, que no final de semana passado se vestiu a rigor para lembrar São João e promoveu um coquetel com quitutes juninos para os tutores dos pets que lá comparecem semanalmente.

Parabéns aos proprietários Fabiana Fretta e Welington Faquin . Sucesso, amigos!