top of page

SÉRGIO COSTA

Presidente do Sindicato diz que Agricultores merecem respeito e serem ouvidos


Em entrevista concedida ao Panorama e a este colunista, o presidente do Sindicato dos Agricultores e Agricultoras de Urussanga- Adefonso Baesso disse que ficou muito entristecido com o modo que recebeu a notícia que precisaria fazer adequações nas áreas do Sindicato onde são feitos os atendimentos odontológicos e médicos. Segundo ele, a abordagem poderia ter sido mais humanizada e com aconselhamento sobre o melhor caminho a ser tomado. Principalmente porque o Sindicato prestou, somente neste ano de 2022, cerca de 567 atendimentos dentários e 230 médicos.

Para Baesso, essa é uma ajuda muito grande para a PMU , colaborando para desafogar nos Postos de Saúde e no SUS.

Além disso, o presidente do Sindicato reclamou da falta de respeito com a instituição dizendo que já em várias administrações municipais só foram procurados quando era hora de eleição, mas depois ninguém apareceu para falar sobre projetos ou querer saber das carências e ideias.


Recorde

Segundo observadores de plantão, a festa em honra a Santo Antônio na localidade de Rio Caeté, tida entre as mais tradicionais da comunidade urussanguense, bateu recorde de público este ano.

Não foi diferente do evento promovido pela Escola Barão do Rio Branco, no sábado anterior (4), nas dependências do Centro de Eventos da Matriz Nossa Senhora da Conceição.

O Espegalo, em Rancho dos Bugres, também na tarde do sábado (4), reuniu mais de 400 participantes e assim a vida segue.

Não fale em crise, divirta-se.

Continuam reclamações

Persistem as reclamações em relação aos cães de rua em Urussanga. Especialmente em três pontos da cidade,onde eles correm atrás de motociclistas, ciclistas e pedestres. É uma questão que não se pode dar as costas, fingir que está tudo bem e que são apenas comentários maldosos. Não, não é assim e as pessoas de bom senso observam cotidianamente este problema.

A solução não é fácil, mas precisa ser encontrada. Para o bem das pessoas e dos animais .


Não pegou bem








A atitude de levar a imagem de São José no colo para colocar no Gabinete do Prefeito e a invocação do ex-vereador Gilson Casagrande aos céus durante a chegada do prefeito Gustavo Cancellier na Prefeitura de Urussanga após mais de um ano de afastamento, não foi vista com bons olhos.

Nos senadinhos da Benedetta, a mistura de política com religião não foi nem um pouco admirada e os comentários circulantes eram de que a abertura do sigilo do processo no TRF4, em que Gustavo e mais 11 pessoas sãos réus, pode ter sido a resposta do plano superior. Será?


Direitos iguais

Em todo setor público que se vai, é normal encontrar cartazes anunciando que é crime desacatar funcionário público.

E quando é o servidor público que desacata a paciência dos pobres mortais não dando a necessária atenção e não cumprindo com seus deveres nos locais em que estão lotados?

“ Eis a questão” diria o famoso William Shakespeare.


Chega pra lá

Prefeito Gustavo Cancellier volta ao seu cargo aparentemente isolado das lideranças com cargos eletivos de outros partidos no município.

Com o chega pra lá dado por seu vice Jair Nandi, o qual não compareceu nem na transmissão de cargo, já se tem noção do tamanho do desafeto entre antigos aliados.

E a batalha que surge no horizonte dos PPistas urussanguenses não será nada fácil. Além de ter um Prefeito que responde no TRF4 por desvio de mais de R$ 600 mil em duas obras na cidade, assistirão a formação de mais uma Comissão Processante na Câmara de Vereadores e, desta feita, com liberdade para expor para toda a população os motivos que levaram ao pedido de cassação.


Redução

A pandemia da Covid-19 provocou uma queda no número de nascimentos em Santa Catarina. Em 2021, houve uma redução de 5,2% no número de nascidos vivos no estado.

A queda é a maior registrada desde 2001, conforme a série histórica analisada pelo Observatório FIESC com base em dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de SC.


Os “TT” do PDT

Enquanto seu advogado de defesa anunciou aos quatros cantos que Rosemar Sebastião- Taliano voltará para o legislativo urussanguense após ter seu mandato cassado, um outro vereador do PDT cujo apelido também começa com a letra “T”, o Tidinho - Erotides Borges Filho , já assumiu seu posto no legislativo e promete honrar os votos recebidos e a memória de seu pai - que também foi vereador pelo Bairro da Estação.


Saindo

Já no PSD, vereador Daniel Moraes se licencia por dois meses e dá lugar para o suplente Jaison Vieira, que assume pela segunda vez representando Santana.


Sem UTI de novo

Enquanto ainda não está bem explicado onde foram parar aqueles R$ 33 milhões desviados da saúde com a compra de respiradores em Santa Catarina, a população novamente enfrenta o grave problema de falta de leitos nas UTIs nos hospitais, mesmo o Sindicato dos Médicos do Estado tendo alertado para o problema que aconteceria com a chegada do inverno.

Segundo o painel da Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualizado na quarta-feira 15/06, a taxa de ocupação de UTIs pediátricas no Estado é de 93,94%. Em relação aos leitos neonatal, 96,59% das 176 vagas estão ocupadas.


Morrendo aos poucos

Várias tradições religiosas trazidas pelos colonizadores da Benedetta vão desaparecendo aos poucos. Um exemplo é o tapete de Corpus Christi que ficou no imaginário nas escadarias da igreja matriz. Quando o povo não quer, é difícil preservar.


Indefinição

Comissão da XX Festa do Vinho nomeada pelo interino Jair Nandi, que ao menos no jornal Panorama não deu o ar de sua graça, foi exonerada. Uma nova deve ser nomeada pelo prefeito Gustavo Cancellier.Só Urussanga para resistir a todos este ventos mutantes.



bottom of page