top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

Faraó sulcocalense

Prefeito de Cocal do Sul - Fernando de Fáveri Marcelino ganhou novo apelido: faraó Tutmés Favri Linus I. O motivo?

A recente inauguração de um obelisco no valor de mais de R$ 110 mil, projeto criado ainda em 2010, numa Praça que custou R$744 mil no total. Alguns não entenderam e perguntaram porque fazer um monumento totalmente dispensável e caro só para pendurar placas com nomes. Outros querem saber porque não reverteram este valor em exames e remédios para a população.


Ainda da festa

Muitos foram os que estranharam o silêncio no dia do aniversário de Urussanga, no último 26 de maio. O dia foi sem a costumeira alvorada, sem o emocionante repique dos sinos da matriz, sem bolo para a população, sem flores no monumento aos imigrantes ou colonizadores, sem desfile e sem o já tradicional Tombo da Polenta dos Amici na Praça.

Bolo foi aparecer no dia 29, na missa que finalizava a programação dos 30 anos de Gemellaggio. O povo nota, e fala!


Sem foto

Após ver as fotos da convenção do PP, vereador tucano Fabiano De Bona desafiou Odilon Barbosa - Casca, que se intitula presidente do PSDB em Urussanga, a mostrar as fotos e os registros da convenção que elegeu Casca como Presidente da sigla.


Divisão

Conforme começa a afunilar o processo eleitoral deste ano, as divisões dentro dos partidos vão se tornando mais visíveis.

Vídeo do prefeito de Orleans Jorge Koch retrata o que acontece em nível estadual nesta sigla ao afirmar que “ MDB pode se acabar”.

Após 82 prefeitos, 28 vice-prefeitos, 10 deputados e dois ex-governadores MDBistas terem ido ao Palácio oferecer apoio ao governador Moisés na sua tentativa de reeleição, agora, por birra de dois ou três, afirmou Jorge, o MDB pode perder espaço no contexto político estadual. O impasse deve ser resolvido em reunião no próximo dia 11/06. Ou não, como diria Caetano Veloso.


Frase

“Se queres prever o futuro,

estuda o passado.”

Confúcio


Bom trabalho

Jovem Leonardo Felippe - Presidente da CDL Urussanga é quem vem fazendo um bom trabalho na referida instituição.

Entusiasmado e sempre buscando parcerias, ele fez da palavra dinamismo o sinônimo do sucesso nos eventos na Praça que levam a assinatura dos lojistas locais. Parabéns, garoto!


Tio Ike




Pré-estreia do documentário sobre a trajetória do ex-governador e ex-senador Luiz Henrique da Silveira aconteceu na última quarta-feira 1º/06 no CineShow do BeiraMar Shopping, em Florianópolis. O documentário, produzido pela Ocotea Filmes e dirigido por Anderson Dresch e Fábio Cabral, conta a história vitoriosa de um dos renomados políticos de Santa Catarina. Sinto orgulho de ter sido convidado por ele para ser seu Gerente de Imprensa na Secretaria de Comunicação do Estado por quatro anos. Saudades do Tio Ike, como todos o chamavam.


Homenageado


Radialista Geraldo Custódio foi quem recebeu uma Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa pelos seus mais de 25 anos na Fundação Marconi e sua trajetória no rádio. Moção foi entregue pelo deputado estadual José Milton Scheffer aqui na Benedetta. Parabéns!


Agradecendo

Ao Padre Valdemar Carminatti que, na Rádio Marconi e na missa de encerramento do Gemellaggio, elogiou o trabalho deste jornalista, do Jornal Panorama e da escritora Marcia Marques Costa na preservação das tradições italianas na cidade, da história de Urussanga e do próprio Gemellaggio. Obrigado !


E tá difícil

Mesmo com a Lei da Ficha Limpa, é de não se acreditar o que tem de político com vários processos nas costas desfilando por aí pedindo apoio para continuar no poder. E o pior: ao lado de gente que se intitula do bem!


Sem puxadinho

Presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga - vereador Elson Roberto Ramos, Beto Cabeludo, foi quem assinou Requerimento solicitando para a PMU as informações referentes ao processo de contratação da produtora responsável pelo filme dos 30 anos do Gemellaggio, fato que virou questionamento por parte de um cineasta de Urussanga e também notícia que ganhou espaço nas mídias nacionais e até internacional, além do apoio do Instituto Catarinense de Cinema e do Sindicato da classe. Afirmando que colocará sua responsabilidade como vereador e fiscalizador do dinheiro público acima de tudo, Beto reforçou as palavras de seu correligionário e colega de bancada, Luan Varnier, de que o Poder Legislativo não é um “puxadinho da Prefeitura” e que tudo que precisar ser fiscalizado, será.

Independente de quem seja!


Saúde I

Depoimento da urussanguense Simone Marcolino ao Jornal Panorama esta semana, queixando-se da falta de atendimento ao pedido para levar familiares ao hospital de Sombrio, repercutiu nas redes sociais e trouxe à tona um problema vivido pelas famílias daqueles que necessitam de transporte para pacientes .

Secretária de Saúde Robertina Goulart Nunes afirmou, em áudio enviado ao Panorama, que a cidadã estava falando a verdade e que ela, como Gestora de Saúde, estava tomando as providências para resolver o problema e vencer as dificuldades para poder atender a todos.


Saúde II

Mas vamos ser sinceros, questionamentos quanto ao setor de saúde e Hospital em Urussanga, estão nas pautas das reclamações já faz tempo. Inclusive muitos foram feitos na administração passada, quando Urussanga ganhou notoriedade em nível nacional. E isso precisa mudar. Saúde tem que ser prioridade sempre, em qualquer governo de qualquer partido, e não se pode usar desta fragilidade humana para contabilizar ponto político partidário.


Eleições

Enquanto em Urussanga se discute a possível cassação do vereador Rozemar Sebastião (PDT), nos municípios catarinenses de Porto Belo e Presidente Castello Branco, estão marcadas para este domingo, dia 5 de junho, novas eleições para Prefeito e Vice-Prefeito.

Presidente Castello Branco terá nova eleição porque a Justiça catarinense confirmou a cassação dos diplomas de Tarcilio Secco e Ademir Pedro Tonielo, eleitos respectivamente prefeito e vice-prefeito em 2020. Eles foram condenados por terem ofertado dinheiro a eleitores para não votarem no dia do pleito.

Já Porto Belo terá nova eleição porque o prefeito e o vice decidiram renunciar aos cargos para os quais foram eleitos em 2020. Emerson Stein deixou o posto de prefeito para concorrer a deputado estadual e Elias Cabral, seu vice, optou por não assumir o comando do município retomando a carreira na Rede Estadual de Ensino, onde é servidor efetivo.




Quem esteve visitando a imprensa urussanguense e lideranças locais, se apresentando como pré-candidato a deputado estadual, foi o ex-prefeito de Turvo - Tiago Zilli .

Vereador Luan Varnier foi quem ciceroneou o correligionário pela Benedetta.

Com o agora deputado Luiz Fernando Vampiro afirmando que só disputará uma vaga para a Câmara Federal, Zilli resolveu tentar colocar seu nome no espaço aberto na região.


Comments


bottom of page