SÉRGIO COSTA

Reeleito

Chegando direto da Itália a informação de que Luigino Olivier (foto ao lado) foi reeleito presidente da Associazione “Amici di Urussanga” di Longarone (BL). A eleição aconteceu no último 26/03 e a nova Diretoria ficou com Luigino na presidência e com a participação dos conselheiros Campus Marco, Croce Giovanni, Danielis Giovanni e Olivier Claudio. Sucesso!







Câmara I

Descontentamento é a palavra que melhor traduz as opiniões que ouvi esta semana de populares, sobre a sessão legislativa da última terça-feira 29/03. Comportamento dos vereadores Thiago Mutini e Odivaldo Bonetti foi tema das conversas nos senadinhos e rodas sociais da Benedetta.


Câmara II

E, pelo que ouvi sobre este assunto, se o objetivo da bancada do PP, que foi toda para Floripa na segunda-feira 28/03, era tentar desmoralizar o presidente da Mesa Diretora - Elson Roberto Ramos diante da população e se vitimizar alegando retaliação política por não ter ganho diárias e o carro da Câmara para ir até a Capital falar com dois deputados de seu próprio partido, o tiro parece ter saído pela culatra.

A maioria dos que falei, não gostou da gritaria para “exigir direitos” e mostrou que já está de saco cheio de pagar diárias para fazer o que pode ser solucionado até por conferência pelo whatsapp.


Câmara III

Eu sou contra o excesso destas andanças de políticos que são pagas com dinheiro do povo e já escrevi anteriormente sobre isto nesta coluna. Chega desta história de ir “visitar gabinetes” e “raspar o tacho”. Hoje existe algo que se chama INTERNET- possibilitando desde o envio imediato de correspondências com a qualidade do PDF e assinatura digital, até ligações por vídeo para falar cara a cara com quem quer que seja.

Só para dar exemplo do que me leva a pensar deste modo e ser contra estas viagens parlamentares, digo que eu já vi vereador ir a Brasília/DF dias antes de o deputado para o qual ele foi pedir apoio, recursos e visitou o gabinete no Congresso, vir para Urussanga entregar “presente” para a comunidade.

Me senti um otário que, em tese, pagou o passeio de um e a campanha eleitoral de outro.


Câmara IV

Nesta discussão sobre direitos de diárias aos vereadores, o que realmente deve merecer destaque é o entendimento do que é uma diária e qual o limite para sua concessão.

Legislativo não é empresa de transporte para levar vereador e assessor pelas SCs e BRs toda semana para gabinetes de políticos ou eventos, e nem máquina de acumular bônus para aumentar salário. Antes de colocar as despesas de diárias na conta do povo, é preciso analisar a importância do assunto, se há outro modo de resolvê-lo e minimizar o máximo possível os gastos. Principalmente porque, para fazerem o trabalho de vereadores, todos já são bem pagos mensalmente.


Paradigma

Já, na quarta-feira 30/03, o boato que corria através do “zap zap” era de que vereadores do PP e o do PDT, entrariam com pedido para criar Lei proibindo a concessão de diária para todos os agentes políticos, desde vereador até prefeito e vice. Na manhã desta quinta, a intenção foi oficializada através da emissora de rádio local.

Se esta Lei for realmente aprovada, Urussanga se tornará exemplo a ser seguido no Brasil.

Mas, gostem ou não, queiram ou não, o nome do vereador Elson Roberto Ramos é que ficará na história do legislativo como o Presidente da Câmara que, negando diárias, criou o clima de revolta visto na sessão da terça-feira e que pode acabar numa mudança de paradigma na Benedetta. Aguardemos o próximo ato.


E por falar

Em mudanças e direitos, houve até quem sugerisse que os vereadores usassem a ambulância oferecida pelo Município para levar pacientes a Florianópolis, quando quisessem ir para a capital. E foram além, sugeriram que os vereadores pagassem seus próprios lanches, como acontece com pessoas que vão em busca de tratamento médico e, alguns dos quais, não tem dinheiro nem para comer. Uma boa oportunidade para vereadores fazerem reflexão sobre direitos e também prioridades.


Postura

“Fazer o certo” foram as palavras que marcaram a postura do vereador Fabiano De Bonna ao informar que também teve pedido negado e ao se posicionar contra o pagamento das diárias aos vereadores PPistas.

Fabiano achou que era gente demais para pedir recursos em Florianópolis e acabou sendo atacado pelo vereador Thiago Mutini, o qual publicamente mostrou querer influenciar na decisão e no voto de seu colega de parlamento.


Nota de Repúdio

Elaboração e publicação de Nota de Repúdio da população contra o Legislativo, também foi assunto discutido em alto e bom tom em ambiente público nesta terra do PP, ou seja, da Polenta e da Polêmica. E, só para informar, pensamento surgiu de fortes lideranças PPistas na cidade até pouco tempo atrás.


NOVO I

Trilhar novos caminhos. Esta é a decisão do advogado Eraldinho Silva, que deixou a assessoria da bancada do MDB na Câmara de Urussanga, para ingressar no mundo do Ministério Público de Santa Catarina.

É muito bom ver um jovem construindo bases sólidas através do esforço e da competência. Ao nosso ex-colunista de esporte nos tempos de estudante de Direito, nossos votos de sucesso. Você merece!


NOVO II

Também novo foi o momento vivido por moradores que não cumpriram as determinações para evitar poluir a água do rio Caeté no Bairro da Estação, e tiveram os esgotos de suas residências lacrados esta semana.

Não se pode dizer que a exigência de fossas sépticas está errada, quando se almeja reavivar nossos rios. Muito menos negar que cabe aos proprietários efetuarem as mudanças necessárias, ficando para a PMU a devida fiscalização.

Mas gostaria de ver ação semelhante nas bocas de minas abandonadas, com multas pesadas às carboníferas que continuarem ignorando o material poluente que jorra no solo, no ar e na água desta Benedetta terra urussanguense.


Muito elogiados


Só quem participou do ato inaugural da rede de energia da Coopercocal em Rio Molha pode ter a extensão da alegria dos moradores locais.

Numa parceria entre a Coopercocal e a PMU, eles ganharam uma rede nova, iluminação e de gorjeta internet de fibra óptica.

Resultado: Altair Lorival Melo- o Belha, aumentou o enxame de admiradores que sua administração tem somado junto aos consumidores e associados, e o prefeito Jair Nandi recebeu muitos agradecimentos por efetivar uma parceria que levou benefícios às familias da localidade.

Não faltaram mãos para aplaudir Belha quando este anunciou que, durante os 4 anos de seu mandato, a Coopercocal não cobrará aluguel pela utilização do posteamento ao longo de mais de 1km.