SÉRGIO COSTA

Mais de “milhão”

Esta semana deparei me com o prefeito Jair Nandi nitidamente concentrado em seu gabinete diante de uma tela de computador e sorridente com o que estava vendo.

Tratava-se na verdade da visualização de todos os investimentos em obras de infraestrutura que estão ou serão executadas durante este 2022. Até o momento o valor locado para tudo isto é superior a R$ 9 milhões e esta não deixa de ser uma boa notícia, aliás em que tempos ela é dada a conhecer já que Nandi e sua equipe lutam contra o manto de desilusões provocados pelos fatos políticos e suas repercussões até mesmo nas pessoas que parece em grande parte estão céticas com quase tudo na Benedetta.


Hackeado

Feito até agora desconhecido entre os que detém cargos de representação política em Urussanga era o hackeamento de contas em redes sociais. Era! Porque esta semana o prefeito Jair Nandi precisou gravar um vídeo para alertar a população que sua conta no instagram havia sido hackeada e estavam vendendo eletrodomésticos em nome dele.


Subterrânea

Santa Catarina está sobre dois dos mais importantes reservatórios de águas subterrâneas do país, os sistemas aquíferos Guarani e Serra Geral. Segundo um levantamento publicado em 2018, dos 295 municípios catarinenses, 158 estão em cima dos sistemas aquíferos Guarani e Serra Geral e, cerca de 80% deles dependem das águas subterrâneas para o abastecimento urbano. As informações são do estudo Águas Subterrâneas, um Patrimônio Catarinense.


Preço bom

Produtores catarinenses de arroz, feijão, soja, milho e trigo comemoram a boa nova com a elevação dos preços da safra 2022e cujos reflexos estão fazendo bem também a economia catarinense. Com as colheitas de cebola e alho encerradas, Santa Catarina registra crescimento nestas produções, em relação à safra passada e somando-se a tudo isto o aumento expressivo nas exportações da banana e o baixo impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia para as exportações de carnes.


Água recuperada

Após um curto período no trabalho de equacionamento do operacional do Samae urussanguense, Magaly Bonetti Mazzucco não esconde sua alegria em falar sobre a recuperação administrativa entre despesas, investimentos, faturamento e perspectivas para os próximos meses em relação a referida autarquia.

“sim ainda convivemos com dificuldades e limitações de caixa frente ao que é preciso ser feito, mas vislumbramos que tudo estará bem nos próximos meses de trabalho com uma equipe comprometida com a qualidade, quantidade e com uma prestação de serviços de qualidade que é uma marca registrada do “nosso” Samae”, completa Magaly.


Tocando bem

Outro setor que também vem merecendo elogios é o tocado pelo atual diretor de Transporte da Secretaria de Educação do município, Patrik Frasson da Silva. Profissional com graduação em agronomia, vem mostrando que competência e humildade fazem a diferença. e imprimindo um ritmo considerado excelente quanto a estrutura do transporte escolar.


Grande perda

Grande perda para o associativismo de Urussanga e região foi o falecimento do presidente da Associação dos Aposentados de Urussanga- Paulo Albino de Oliveira, o Paulinho, que por mais de 30 anos se manteve na presidência da referida associação. Homem simples e de grande visão, Paulinho liderou o movimento que criou um espaço visando prestar serviços na área de saúde para todos os associados e seus dependentes. Que Deus o receba em seu Reino e conforte seus familiares.


Tutto lo stesso

Desde 21 de dezembro de 2006 , quando o Decreto Estadual nº 4.934 criou o comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, ouço falar em estudos, seminários e projetos. Infelizmente, em 16 anos de atividades, esses Comitês de Gerenciamentos não tiveram força para trazer resultados efetivos ou visíveis na despoluição de mananciais na região. Bocas de minas abandonadas continuam por aí, bem como outras fontes poluentes. Pra não dizer que está tutto lo stesso, agora há reuniões virtuais dos Conselheiros. Acho que é muito conselho e pouca gente querendo ser aconselhada.


Ataque

Vereador Rosemar Sebastião-Taliano não poupou palavras na tentativa de desqualificar a imagem do ex-prefeito Vanderlei Rosso, que foi quem assinou a representação em nome do MDB local para formação da Comissão Processante que pode cassar-lhe o mandato. Vale lembrar aos envolvidos em denúncias, inquéritos policiais e Comissões Processantes que, diante da Polícia, da Justiça e de quem analisará os casos nas Comissões Processantes, o que vale são explicações que provem inocência.


Bola redonda

O mundo é mesmo uma bola redonda, como diriam os tropeiros para explicar que toda ação gera uma reação e nem sempre é aquela que esperamos. Pois o proprietário das Lojas Havan, o Hang que quer ser senador e que cresceu comercialmente atulhando suas lojas de produtos Made in China e sendo parte da desestruturação e enfraquecimento da indústria nacional, agora está liderando um movimento para criar lei que impeça os brasileiros de fazer compras na China através de sites na internet. Ele alega que isso é “contrabando digital”, concorrência desleal e desestímulo à indústria nacional. Conta outra!


Se a moda pega

Esta semana, na cidade de Querência MT, o vereador Neiriberto Erthal (PSC), sacou uma arma e ameaçou o vereador Edmar Batista (PDT), durante uma sessão na Câmara Municipal.

Mas o ocorrido na querência dos valentões no Brasil repercutiu, e um pedido de cassação de mandato do vereador foi enviado à Câmara Municipal na quarta-feira (23) pelo deputado estadual Ulysses Moraes (PSL).



Contagem regressiva

Falta menos de um mês para a Páscoa.

Coelhinho deve chegar em 17 de abril sem ovos e menos saltitante devido aos altos preços dos produtos pascalinos nos supermercados. Aliás, tá demorando pra colocar a cara nas ruas!


Frase


“Ao término do jogo, o rei e o peão voltam para a mesma caixa.”

Provérbio italiano