SÉRGIO COSTA

Mais uma

Aprovada na sessão da terça-feira desta semana 8/03, a Comissão Processante para analisar se houve quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Rosemar Sebastião, já é a terceira de 2022 na Câmara de Urussanga.

Duas estão em andamento e uma paralisada por ordem judicial.


Postura I

Afirmação do vereador Rosemar Sebastião sobre o procedimento da votação que culminou com instauração de Comissão Processante, acabou criando mal estar no plenário.

Ao dizer que o suplente Erotides Borges Filho também deveria estar impedido por, em tese, ter interesse na questão, Taliano pode ter aberto uma tramela dentro do PDT para divisão interna.


Postura II

E a resposta do suplente Erotides não ficou para outro dia. Antes da votação, ele afirmou que estava lá obedecendo a legislação vigente, votando de acordo com seus princípios e que fazia parte do PDT do ex vice-prefeito Décio Silva, o qual não está envolvido em nenhum escândalo e ação judicial por conta de atos administrativos na PMU.


Bendito és tu

Secretário de Infraestrutura Jucemar Sangaletti recebeu esta semana o título de “Benedetto sei tu fra le donne”. Isso porque Sangaletti é o único homem a figurar entre as cinco Secretarias Municipais existentes. As mulheres são maioria absoluta no 1º escalão da administração municipal de Urussanga.


Preocupação

Embora todos tenham medo de uma guerra mundial e do desastroso fim que o planeta pode ter, quem tem parentes vivendo na Europa neste momento sofre com a proximidade de seus entes queridos à zona de conflito entre Rússia e Ucrânia. Muita gente de Urussanga e região vivendo em países próximos de lá.


Modernidade

Eu, que fui criado por professora corrigindo provas à luz de lampião, usava pasta bem forte para carregar o pesado e volumoso material escolar e buscava informações em bibliotecas com grandes prateleiras repletas de livros, fiquei admirado esta semana com o poder de condensação de dados existentes atualmente. Num simples pendrive de poucos centímetros e muitos gigas, é possível hoje manter armazenado ou enviar para uma nuvem, dados contendo décadas de documentos e informações. É uma pena saber que coisas mais maravilhosas ainda estão por serem inventadas pela humanidade, se escaparmos do Armagedon, e muitos de nós não estaremos mais por aqui para ver.


Extinção

Aprovado no legislativo urussanguense o projeto de lei visando a extinção da tão comentada FAMU. Após aprovação dos vereadores, Lei deve ser sancionada pelo prefeito Jair Nandi.


Sucupira do Sul

Prefeito de Cocal do Sul - Fernando de Fáveri, foi comparado ao prefeito da imaginária Sucupira da novela da Rede Globo - Odorico Paraguaçu, por levar autoridades ao cemitério sulcocalense e fazer discurso. Adelor Lessa foi quem promoveu a brincadeira.

Já o povo sulcocalense parece não ter gostado nadinha de ver inserido no seu pós morte mais duas taxas para a família pagar.


Urucânia brasileira

Os brasileiros que estavam com medo do posicionamento do Governo Federal em relação a guerra entre Rússia e Ucrânia, não querendo que o país se envolvesse, devem começar a se preocupar.

Informação foi repassada esta semana a este colunista, por leitor que acha importante informar os inimigos da Ucrânia para não se enganarem quando atirarem mísseis ou bombas nucleares. Isso porque aqui no Brasil existe uma cidade chamada URUCÂNIA, e fica no estado de Minas Gerais.Vai que eles se enganam!


Inédito

Uma ação inédita foi realizada na Câmara de Vereadores de Forquilhinha na sessão da última segunda-feira 7/03.Os sete homens detentores das cadeiras repassaram seus cargos para sete suplentes mulheres que, juntamente com as duas vereadoras titulares, fizeram uma sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.


Assembleia

Cooperativa Cermoful realiza no próximo 25/03 sua Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício de 2021 e o plano de ações e investimentos para 2022. Também será discutida a destinação de recursos do Fates (Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social). Além disso, será realizada a eleição do Conselho Fiscal de 2022.


Impedimento

Entendidos no assunto, falam que o vereador Rosemar Sebastião, além de não poder participar da votação quanto ao resultado da Comissão Processante que o investiga, também corre risco de ficar impedido de participar da votação para cassação ou não do prefeito Gustavo Cancellier. Isso porque, tanto no plenário da Câmara quanto em entrevista na emissora de rádio local, Rosemar afirmou que votará contra a cassação do prefeito ora investigado. Alegação é que Rosemar não pode manifestar publicamente ser a favor ou contra a cassação, sem nem ao menos ter conhecimento do resultado final.


Dois a um

A votação que definiu pela continuidade dos trabalhos da Comissão Processante sobre suspeitas de irregularidades do prefeito Gustavo Cancellier, acabou em 2X1 dos votos de três vereadores.




Administração Municipal esteve reunida na manhã da última quarta-feira (9), com direção do Sindicato dos Servidores Públicos, membros da Comissão de Assuntos da Educação da Câmara- presidida pelo vereador por Luan Varnier entre outros.

Sindicato pleiteia reajuste superior a 33% para o magistério, enquanto prefeito Nandi determina levantamento para ver de que forma a questão pode ser equacionada e qual o percentual de reajuste que os cofres públicos suportam. Primeiras informações são as de que o real a ser proposto ficará bem distante deste índice e que o reajuste poderá ser igualitário no percentual para todo o funcionalismo. Aguardemos.




Armando Bif, Tinto, foi quem reuniu essa semana empresários de Pedras Grandes com o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul- Eduardo Pinho Moreira. Desenvolvimento regional foi a pauta do encontro.