top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

Nova geração


É muito bom ver a nova geração assumindo responsabilidades, chegando com garra para fazer a diferença e com vontade de tornar o mundo melhor para todos.

Ao jovem presidente da CDL urussanguense- Leonardo Felippe (visto na foto ao lado com seu pai e ex-prefeito Jhonny) e para a presidente da CDL Jovem Kamilla Fretta, nossos votos de sucesso.


Padre Daniel Pagani, pároco em Urussanga, é quem irá comemorar seus dez anos de sacerdócio. Missas em ação de graças acontecerão em Treviso no dia 27/02 e em Urussanga no dia 28/02.

Nossos cumprimentos ao Padre Daniel com votos de que a providência divina garanta muita saúde para trilhar o caminho da evangelização.


Mais embaixo I

Vejo com preocupação o futuro do abastecimento na região, e não sinto uma mobilização política forte e efetiva em torno deste assunto que seja capaz de garantir água potável para todos. Enquanto isso, em Içara, a prefeita Dalvânia Cardoso (que já foi secretária de administração da PMU) decretou esta semana situação de emergência por causa da estiagem. Os prejuízos na agricultura já superam R$ 21 milhões e há também falta água para consumo humano.


Mais embaixo II

Parece estar mais que na hora de olhar-se além do próprio nariz e iniciarmos projetos para recuperação de rios, para maior aproveitamento da água da chuva e, também, armazenamento de água em represas e barragens que garantirão segurança hídrica às próximas gerações.

Afinal, se não for todo mundo trabalhar na Europa e esvaziar as cidades da AMREC, água no futuro será algo muito mais difícil de conseguir do que o cumprimento das atuais promessas políticas para pavimentar estradas. Attenti, ragazzi!


Questão posta I

Depoimento do urussanguense Zé Gaiola sobre cães que atacam motociclistas no centro de Urussanga, deu o que falar na rede social do Jornal Panorama na internet. Foi bom.

Levantou uma questão que não pode mais ser levada de barriga, com o número de cães abandonados nas ruas dos municípios da região aumentando a cada dia que passa, formando verdadeiras matilhas que acabam atacando pedestres, ciclistas e motociclistas.

Prefeitos devem parar de fazer que não enxergam o problema e atuarem de forma efetiva.

Seja na criação de normas na comercialização de pets até a punição de quem abandona os animais a sua própria sorte nas ruas. Não dá para continuar jogando a responsabilidade sobre Ongs e Tias Marias .Pra começar, se ainda não existe esta lei, todo local que vende filhotes deve vendê-los já com microchip de identificação do dono. Só isso já evitaria um monte de abandono.


Questão posta II

Enquanto uns reclamam dos cães, outros reclamam dos ciclistas que utilizam os passeios públicos (calçadas) para pedalar. Alguns em velocidade inadequada e ocasionando riscos para quem está dentro das lojas e sai sem se preocupar com este comportamento inadequado.

Não seria hora de se pensar em projetar também ciclovias para nossos ciclistas?


Extinção

O que se sentiu nos senadinhos da Benedetta é que a votação que aprovou a extinção da FAMU em Urussanga, na reunião do COMDEMA - Conselho Municipal do Meio Ambiente esta semana, foi bem aceita por populares.

Envolvida em inquéritos policiais, esta fundação está desacreditada perante a opinião pública e é vista como um órgão susceptível a ingerências externas com interesses que nada tem com a preservação do meio ambiente. Próximo passo será dado no legislativo, onde o assunto será analisado pelos vereadores.


Na defesa I

Na tarde desta quinta-feira 24/02, o juiz da 2ª Vara da Comarca de Urussanga - Roque Lopedote mandou suspender os trabalhos da Comissão Processante que analisaria se os vereadores Odivaldo Bonetti (Bonettinho), Rosemar Sebastião e Fabiano De Bonna teriam quebrado o decoro parlamentar, em virtude das suspeitas em envolvimentos de irregulalridades apuradas na Operação Hera.

Quem entrou com um Mandado de Segurança foi o vereador Odivaldo Bonetti, e como a Comissão julgava os três, o juiz achou por bem que parasse tudo até que o mérito seja julgado.


Na defesa II

Quanto ao prefeito Gustavo Cancellier, afastado há mais de dez meses e agora também enfrentando uma Comissão Processante, nada se soube sobre o assunto.

O sigilo é absoluto por envolver material que está sob segredo de Justiça e ninguém quer se comprometer com vazamento de qualquer tipo.


Assumindo

Antonio Carlos Reis Couto (foto), foi quem assumiu a presidência do Amici Della Benedetta.

Narciso De Lorenzi Canever será o responsável pelos euros e reais na prestação de contas do grupo e Emerson de Lima, que é o novo Secretário, já mostrou sua eficiência ao entregar em mãos, à imprensa, a nominata da nova Diretoria.


Frase da semana


"É preciso toda uma vida para entender que não é

preciso entender tudo."

Autor desconhecido"

Comments


bottom of page