SÉRGIO COSTA

Presidindo

Com a ausência do presidente e vice-presidente da Mesa Diretora, o secretário Elson Roberto Ramos foi quem presidiu a sessão legislativa na terça-feira desta semana em Urussanga.

Presidente Odivaldo Bonetti, Vice-presidente Rozemar Sebastião mais os vereadores Jaison Vieira e Luan Varnier, estiveram em Brasília-DF, de segunda a quinta-feira em busca de recursos.



Se não mudar a maré

Se tudo caminhar como o combinado e nada de extraordinário acontecer (e na política tudo é passível de acontecer), Daniel Reges Morais (PSD) deverá ser eleito presidente da Mesa Diretora do legislativo urussanguense para 2022. Na verdade Nel, como é mais conhecido, parece ser unanimidade não só no acordo feito na bancada de situação e pode chegar a este cargo contando também com votos do MDB.


“Viver, a Melhor Escolha”

Deputado estadual Ismael dos Santos foi quem participou da sessão da Câmara de Urussanga esta semana. A convite do vereador Fabiano De Bona, o deputado que é Doutor em Literatura e tem mais de 50 livros publicados, fez um alerta sobre os fatores relacionados a depressão e ao suicídio e as formas de manter a saúde mental e o equilíbrio emocional.

Na mesma sessão, Ismael entregou ao vereador Fabiano e ao prefeito em exercício Jair Nandi, o documento que oficializa a destinação dos R$ 350 mil para Urussanga.

Os recursos estarão disponíveis a partir de janeiro de 2022 e segundo o vereador serão usados na compra de um caminhão basculante para o SAMAE.


Chocante

Foi o testemunho do vereador Fabiano De Bona na sessão desta semana, quando afirmou já ter tentado tirar a própria vida aos 22 anos de idade, em virtude de uma forte desilusão.

Fabiano afirmou que chegou a engatilhar uma espingarda contra a própria cabeça, e hoje agradece a Deus por não ter dado fim a sua vida e poder testemunhar sobre o quanto a depressão pode ser fatal na vida das pessoas. Realmente, depressão é algo bastante preocupante e o número de casos só cresce.


Jogando na cara

Governado Carlos Moisés, que foi participar da Conferência do Clima da ONU, a COP26, em Glasgow, na Escócia, parece ter seguido o exemplo de várias autoridades brasileiras quando o assunto é responsabilidade na redução das emissões de gás carbônico e de uma transição energética sustentável. Explicando que Santa Catarina é um estado que respeita o meio ambiente, Moisés disse que os europeus precisam vir à montanha para ajudar na recuperação das áreas degradadas pela atividade extrativista. Para exemplificar, informou a todos que a extração do carvão que deixou regiões com alto índice de poluição ambiental, iniciou em Santa Catarina por ação de uma empresa inglesa.


Aliás

Chega a ser hilário ver países que poucos séculos passados usavam sua força naval para se apossar das terras em vários continentes, escravizando ou exterminando civilizações para extrair as riquezas sem a menor consciência social ou ambiental, hoje falarem em preservação. Pior que isso, só saber que preservaram pouco ou quase nada da natureza em seus países.


Oportunidade

Urussanguenses que tiverem produtos eletrônicos que desejam descartar, devem se programar para levá-los ao Parque Municipal, na Casa do Colono, de terça a sexta-feira da próxima semana. FAMU se encarregará de dar uma destinação ambientalmente adequada.

A oportunidade está aí, vamos esperar que o povo que gosta de jogar TVs, rádios e outras coisas do gênero nas lixeiras da cidade aproveite este esforço do poder público em facilitar a vida alheia.


Pensamento

“Está impossível colocar qualquer pensamento em rede social. A intolerância reina nestes ambientes, indo desde a aparência das pessoas até suas convicções políticas ou religiosas”.

Leitor do Panorama SC falando sobre comentários de internautas em redes sociais.


Aprendendo para servir

Adefonso Baesso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urussanga e Cocal do Sul participa, nesta sexta-feira, junto com sua equipe, de curso de capacitação via vídeo conferência. O objetivo é poder oferecer aos Associados serviços de cadastramento dos produtores junto ao eSocial, CAEPF e EFDReinf.

Comprimento pela iniciativa e pela variada gama de serviços prestados aos associados.








Almoço no gabinete da deputada Ada de Luca reuniu, esta semana, o ex-governador de SC e atual diretor do BRDE Eduardo Moreira, presidente do MDB de Içara Max Mello, coordenador regional JMDB e presidente da JMDB de Urussanga Leonardo Felippe e Eduardo Sorato. Na pauta: recursos para Urussanga e Içara e eleições 2022.