SÉRGIO COSTA

Turismo I

Ex-candidata a prefeita em Criciúma, a advogada Júlia Zanatta e atual coordenadora da Embratur na Região Sul, esteve no legislativo urussanguense esta semana falando sobre turismo.

Com objetividade, conseguiu cumprir seu papel radiografando a instituição e discutindo pontualmente temas e possiblidades que podem alavancar o turismo, como agregação de trabalho, renda e desenvolvimento.


Turismo II

Enquanto a coordenadora da Embratur vem, oportunidades de movimentar o turismo local se vão. Uma delas é o passeio de trem de Tubarão a Urussanga que, infelizmente, parece não engrenar de jeito nenhum.

Tá faltando organização ou interesse em facilitar a participação das pessoas. Se a empresa ferroviária que promove o passeio não tem condições de fazer o trajeto iniciando em Urussanga, que se organize o aluguel de veículo pequeno ou de ônibus para levar os interessados até a Cidade Azul. Muitos não participam porque não tem como ir a Tubarão e, na maioria das vezes, só ficam sabendo dos passeios depois que aconteceram.

Andiamo! Avanti, popolo di Dio!”


Questionada

Parceria da Secretaria de Saúde de Urussanga com empresa urussanguense, divulgada em redes sociais da internet e também em evento na Praça Anita Garibaldi nesta quinta-feira 14/10, gerou falatório na cidade.

E não foi pouco. Questionamentos feitos a este colunista sobre os métodos de escolha dos parceiros, deixou nítido que houve quem se sentiu discriminado pela PMU.

Reclamantes dizem que administração pública acabou dando visibilidade publicitária a uma empresa particular, desrespeitosamente, em detrimento das outras. Além disso, há quem considere correto, para evitar descontentamentos, que as parcerias da PMU sejam feitas apenas com entidades representativas da sociedade, a exemplo de ACIU, CDL, Clubes de Serviço e ONGS. Afinal, se for pra fazer o bem não precisa aparecer o nome da empresa que está ajudando e, se for para aparecer e usar a estrutura municipal para isso, que seja de algo representativo. Attenti, funzionari comunali!


Pegou mal

ONG Amigas do Peito, que há anos vem fazendo um exemplar trabalho orientativo na prevenção do câncer de mama, sequer foi lembrada para participar de eventos relativos ao Outubro Rosa.

Presidente da associação, ex-vereadora Maria Pinheiro, que aliás é exemplo de superação desta doença, informou a este jornalista que não recebeu convite até o momento. E fica a pergunta: seria esquecimento do trabalho desta ONG ou seria somente picuinha político partidária com a presidente que é do MDB?


Primo atto

Enquanto no palco há quem queira transmitir tranquilidade, o som dos bastidores invade o local da plateia e indica que os problemas continuam existindo e são grandes.

Um deles é o caso dos R$ 80 mil recebidos pelo prefeito afastado Gustavo Cancellier.

Notícia desta semana dá conta de que Ministério Público solicitou, para a Câmara de Veradores, cópia da Lei que autorizou esta indenização ao Prefeito.

Por outro lado, o Tribunal de Contas do Estado já enviou ofício para a Prefeitura de Urussanga, informando que abriu processo sobre os R$ 80 mil que o prefeito recebeu como indenização por férias.


Secondo atto

Outra notícia que cria grande espectativa quanto ao futuro do ocupante da cadeira de Chefe do Executivo na Benedetta foi a negativa do Ministério Público Federal quanto ao retorno do prefeito Gustavo ao cargo.

Notícia que circulou na mídia durante a semana, é de que os advogados de Cancellier tentariam sua volta ao cargo no STJ, em Brasília/DF.


Laranjada

Nos senadinhos da Benedetta, parece que ninguém mais quer beber suco de laranja. A preocupação é quanto ao perigo de ser confundido com coletores do pomar alheio e que podem estar sendo rastreados por suas vultosas movimentações econômicas.

Nem sempre vitamina C faz bem, o excesso pode levar à complicações graves na saúde. Seja ela física, mental ou financeira.


Acontecendo I

MDB de Urussanga promove, neste sábado 16/10, um encontro no sítio do presidente da sigla - Vanderlei Olívio Rosso. Programação é de confraternização entre ex-candidatos, militantes e Executiva, e também filiações.


Acontecendo II

Este colunista agradece o convite da jovem candidata a deputada estadual, Karen Moura ( foto ao lado) que, neste sábado, também participará do encontro MDBista em Urussanga, quando deverá se filiar ao partido.

É bom ver nossa juventude ocupando espaço na política e buscando fazer o bem.

Votos de sucesso!


Secando o poço

Não quero acreditar que sejam verdadeiros os buxixos sobre tentativa de privatização do Samae urussanguense.

Uma autarquia que sempre prestou bons serviços à comunidade não pode correr o risco de servir a interesses, à primeira vista, escusos e de poucos. Informação repassada a este colunista é de que duas empresas particulares estiveram na cidade bisbilhotando o potencial do nosso Samae. O povo tá de olho!

Aliás, como e onde anda aquela Lei que permitiria o prefeito Jair Nandi exonerar os aposentados desta autarquia? Já foi votada?


Mineração

Pagando o preço da roubalheira e desmandos no governo federal há anos, o Brasil vive agora uma crise energética por falta de investimentos neste setor e que, para piorar, é agravada pela falta de chuva.

Se de um lado está ruim, ao menos no Sul catarinense este problema pode trazer algo positivo: não serão perdidos os mais de 20 mil empregos que o setor carbonífero e a usina termelétrica Jorge Lacerda garantem para a região.


Bonito de ver

Foi a bênção que o Padre Miro deu nos veículos que participaram da procissão em honra a Nossa Sra. Aparecida, padroeira do Bairro da Estação, no último dia 12/10. Festa bonita organizada por esta comunidade católica. Parabéns!