SÉRGIO COSTA

“URUGATE”

Fiquei sabendo de buxixos dando conta de uma possível represália contra este semanário. Eu só tenho a dizer: não estou preocupado com este tipo de ameaça. Só pra lembrar quem se acha Deus na terra, o Panorama tem quase 30 anos, já passou por prefeitos de vários partidos e nunca deixou de circular toda sexta-feira. Até já me chamaram de Neco Pedreira, embora aqui não seja Sucupira e eu não seja o culpado do escândalo de “Urugate”. VÃO SE CATÁ!


Melhor calado

Pronunciamento do prefeito Gustavo Cancellier em entrevista esta semana na rádio Marconi parece ter causado mais espanto do que conquistado apoio.

Talvez tivesse sido melhor ficar calado até a questão ser resolvida. Afinal, tentar se livrar da culpa acusando a Polícia Federal de erros, foi uma atitude bastante ousada e considerada nada inteligente.

Assim como foi também a atitude de desqualificar vereadores urussanguenses, inclusive um que o apoiou até mesmo se afogando num mar de queixas populares.

Pena que o Nazareno do Chico Anísio não estava na Benedetta pra dizer: “Calado!”


Como assim?

Outra colocação do prefeito Gustavo Cancellier em sua entrevista foi quanto ao relacionamento com o PSD, partido do vice-prefeito Jair Nandi, e cujo vereador, o Daniel Moraes, votou a favor da instauração de uma Comissão Processante.

Cá pra nós, se Gustavo considera a instauração da Comissão uma questão político-partidária e uma tentativa de golpe político no “tapetão”, estaria afirmando que o partido de seu vice queria tirá-lo na marra do poder?


Na reserva

Aliás, ao dizer que estava descontente e que iria falar com seus correligionários para decidir como ficaria a situação entre o PP e PSD, prefeito Gustavo deve ter esquecido que seu partido tem a caneta nas mãos mas precisa de ajuda com fornecimento de tinta.

A estas alturas do campeonato, colocar jogador do time oficial no banco de reserva pode favorecer o adversário a marcar muitos gols.

Principalmente quando quem é colocado na reserva, não precisa do emprego e pode escolher em que time jogar.


Sou contra

Notícia de que o governador dos catarinenses irá investir milhões do dinheiro de Santa Catarina na recuperação das rodovias federais, deixou-me indignado. Moisés assumiu uma responsabilidade que não é sua e deixou todas as SCs caindo aos pedaços e com buracos crescendo dentro de buracos.

Na SC 108 e na 445, o descaso com a segurança é grande e os paliativos se resumem em jogar pazadas de asfalto que se desmancham a cada enxurrada.

Parafraseando Bóris Casói: “ Uma Vergonha!”


No Senado

Luciano Hang, o dono da rede Havan, conhecido por usar terno verde bandeira e camisa amarela e também por apoiar o presidente Bolsonaro, foi convocado esta semana para depor na CPI da Covid no Senado brasileiro. Acusação? Suspeita de produzir fake news!

Gente, será que nossos senadores sabem do rombo de R$ 33 milhões das compras de respiradores em Santa Catarina? Eles vivem no Brasil?Algum senador, com tudo que foi divulgado na imprensa nacional, lembrou de convocar os envolvidos neste caso? Fazendo o povo de palhaço, de novo!Não tem mais jeito que dê jeito!



Indignação

Num discurso inflamado e mostrando toda a indignação que sentia pelo comportamento dos vereadores que foram contra a instauração da Comissão Processante, o vereador Luan Varnier disse, em seu pronunciamento na tribuna, que a Câmara deveria fechar suas portas se os vereadores não pudessem cumprir com seu papel.

Afirmando que fiscalizar é papel principal de um vereador, ele tirou o paletó e a gravata enquanto falava, numa demonstração de que sentia-se impotente no cumprimento de seu dever como parlamentar.



Sem tapar a boca

Vereador Elson Roberto Ramos, Beto Cabeludo, colocou para fora todo o seu descontentamento com o comportamento dos vereadores do PP e PDT que, na sessão passada, votaram contra a instauração de uma Comissão Processante.

Utilizando-se da popular frase “Quem não deve, não teme”, Beto disse que tanto os vereadores quanto o prefeito Gustavo perderam a oportunidade de mostrar para a população toda a transparência que pregam. Um dos que fizeram denúncia no Ministério Público sobre suspeita de superfaturamento em obra com recursos do Finisa, Beto disse: “Tapa esta minha boca. Investiga! Eu duvido tapar minha boca, porque o que eu falo é verdade.”


Frase

“Nada como a tecnologia para mostrar quanto ditador tem escondido na imagem de democrata e quanto mentiroso há numa capa de anjo”.

Leitor do Panorama sobre afirmações feitas em grupo fechado e publicadas em rede social na internet.


Dando voltas

Jornalista Edi Carlos De Rezende deve estar feliz em poder dizer que seu profissionalismo vale a faculdade e o diploma.

Depois de ser achincalhado ao vivo pelo prefeito Gustavo Cancellier num passado recente e ter enfrentado o Chefe do Executivo no ar, continuou em seu emprego, muito embora alguns tenham ficado descontentes. Esta semana, foi Rezende que fez a foto da primeira vez que Gustavo falou ao público depois de ter sido indiciado pela PF e ficar mais de 4 meses afastado do cargo.

O mundo gira.


Balela

Discussão em torno de comissão investigativa ou processante no legislativo é só conversa pra boi dormir. Ainda que tivesse sido aprovada uma Comissão Processante, todos sabem que o prefeito Gustavo teria todo o direito de se defender e mostrar as provas de sua inocência.

Menos, gente! O povo não é burro!


Condolências

Aos familiares do amigo Pedro Carniato, falecido esta semana, nossos sentimentos. Grande figura de Rio América e que vai deixar saudades por aqui. Deus o acolha e conforte seus familiares.


Sexta do Idoso

Neste 1º de outubro, nossos cumprimentos a todos que já estão no que chamam de Terceira Idade. Aos companheiros de caminhada, digo: avanti, sempre avanti!