top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

Queda

O Julho Amarelo é o mês da campanha que alerta para a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado contra as hepatites virais B e C, consideradas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

De 2015 a 2023, os casos de hepatites tiveram uma queda de 34% em Santa Catarina. A hepatite B reduziu de 1.622 casos em 2015 para 1.045 em 2023. Já os casos de hepatite C tiveram redução de 1.399 para 948. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).


Frase

“Não é momento de comemorar, e sim de reafirmar nosso compromisso com responsabilidade na gestão pública. Este momento nos dá mais serenidade diante do governo e mais responsabilidade para continuar o trabalho que estamos executando”.

Prefeito Jair Nandi na posse no legislativo urussanguense.


Velho Pai

Depois de um período envolvido em um inferno astral que o levou a perda do mandato de vereador, Rosemar Sebastião agora volta com tudo e na versão mundo do lazer. A partir do próximo 15 de julho e todas as quintas-feiras, ele comandará o arrasta pé nas dependências do CTG Herança do Velho Pai, em Morro da Fumaça.


Passando batido

Presidente do PP urussanguense, ex-vereador Gilson Casagrande, mesmo com algumas dificuldades em relação à fluência de linguagem, tem sido bastante corajoso quando fala a respeito de sua sigla. Prega honestidade, mas passa batido sem falar nos escândalos protagonizados pelo prefeito eleito pelo seu partido, hoje afastado e preso lá na penitenciária de Joinville.


Na prisão

Até o fechamento desta edição, a informação era de que o vereador Elson Roberto Ramos (Beto Cabeludo) continuava no presídio Santa Augusta. Burburinho era de que não havia pago a fiança de mais de R$ 50 mil.


Saindo

Enquanto alguns acreditam que o ex-prefeito Gustavo Cancellier renunciou ao cargo para conseguir sua liberdade, haja vista que não poderá influenciar na administração municipal, outros pensam que o motivo foi a iminente cassação que viria na CIP da Câmara.


Homenageado

Quem será homenageado no 15º Encontro de Imprensa Catarinense, em Chapecó, é o jornalista Adelor Lessa. Cerimônia acontece neste sábado 3/07, e mais sete pessoas ligadas à comunicação em Santa Catarina serão homenageadas. Parabéns, Lessa!





Visitando

Informação repassada por nossa Diretora de Cultura - Maria Alice Batista, é de que a cônsul italiana para o Paraná e Santa Catarina - Eugenia Tiziana Berti estará em Urussanga no próximo 13 de julho, quando participará de encontro com Associações, jovens lideranças e o associativismo italiano, na Praça Anita Garibaldi.






Bumerangue

Teoria confirmada: o que sobe, desce. E com mais força. Que o diga o ex-prefeito Gustavo Cancellier, literalmente o executor do procedimento que acabou na demissão do servidor do Samae - Fabiano De Bona. Essa semana Fabiano, na qualidade de presidente do legislativo, foi quem recebeu a carta de renúncia de Gustavo e empossou o vice Jair Nandi.


Pegou mal

Postura do vereador José Carlos José - Zé Bis, não agradou muita gente. Isso porque ele criticou a atual administração pela exoneração de uma diretora de escola, e esqueceu de dizer que o autor da Lei que acabou com eleição para Diretor e deu poderes ao Prefeito para exonerar Diretores, segundo informação de outro vereador na mesma sessão, foi o hoje preso e não mais prefeito Gustavo, que era do partido de Zé Bis, o PP. Aliás, Gustavo chegou a demitir diretora que também havia sido eleita pelos pais da escola.

Menos hipocrisia, por favor.


Distanciamento

É notório o distanciamento entre MDB e PSD de Urussanga. MDB, com a postura de representante da sigla no legislativo, agiliza o afastamento e parece que, salvo melhor juízo, um projeto de coligação que já chegou a ser quase real está  indo ladeira abaixo, abrindo possibilidade para que outra frente se organize.


Afastamentos

PP de Urussanga, entendendo o estrago que a permanência do outrora endeusado prefeito Gustavo Cancellier causava aos partidários e a própria performance do partido, o expulsou da sigla assim que foi preso.

União Brasil, em Urussanga, não titubeou ao mudar de presidente após incidente no legislativo. E o MDB de Cocal do Sul?

O que pensa ou está fazendo com o prefeito Fernando de Fáveri, que também foi preso por possíveis irregularidades e está afastado do cargo?


Vai pro pau

Servidor municipal que utilizou equipamento de uso exclusivo público para tratar de assuntos particulares, pode ser demitido se for apurado que isso realmente ocorreu.

Coisa de não acreditar, usar equipamento da PMU para ofender outra pessoa, só mesmo na Benedetta.


Fechada

MDB de Urussanga já está com sua lista de pré-candidatos ao legislativo completa.

Enquanto isso, há partidos correndo contra o tempo para também fecharem o número de candidatos para compor as suas chapas. E para quem não sabe, vereador puxa votos para o candidato a prefeito e ajuda nas legendas.


Em família

A julgar pelo andar da carruagem, dois irmãos poderão estar disputando uma vaga por cadeira no legislativo urussanguense.

Trata-se da vereadora Izolete Vieira - Lete (PP) e Ivan Vieira - Camisinha que é filiado ao PL.


Pelota

No mundo da política, o lado mais cômodo é o de quem atira pelotas com funda na vidraça alheia. O problema é que a funda e as pelotas podem mudar de mãos, mas as janelas continuarão sendo com vidros. Fica a dica.

A menos que tenha um passado inatacável, antes de ir à luta, é bom lembrar da 3ª Lei de Newton.


Monitoramento

Secretário de Infraestrutura André João, o Dedeca disse esta semana que o momento é de encarar os serviços fazendo frente às maiores carências, e colocando entre as prioridades o patrolamento, colocação de saibro e principalmente a execução de drenagens pluviais e o desentupimento de quase todas as existentes ao longo da malha viária.

“Sem escoamento e, principalmente sem drenagem, não há estrada que resista”, diz Dedeca.

Para colocar ordem na Casa e evitar desvios de cargas de areão, Secretário afirmou que está sendo usado um pente fino em todas as ações de sua secretaria. “Estamos evitando estes tipos de irregularidades com a ficha de carregamento e destinação do material, somado ao controle do rastreamento da frota , através do qual caminhões basculantes, retroescavadeiras e o sistema de carregamento são monitorados”, concluiu Dedeca.

コメント


bottom of page