top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA



Agendada para o próximo dia 15 de maio, a eleição para nova Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urussanga e Cocal do Sul.

Embora não exista chapa de oposição, o candidato a reeleição Adefonso Baesso tem mostrado seu respeito aos associados com suas jornadas de visitas a todas as comunidades e famílias que fazem parte do Sindicato.

Esta semana, durante visitas às famílias sulco calenses associadas ao Sindicato, o atual presidente procurou ouvir opiniões em relação a manutenção ou não de um posto de atendimento naquele município que foi desativado.


Condolências

Em nome da Família Panorama, registro sinceras condolências aos familiares de Marcelina Bez Fontana Canever e Caroline Bez Birolo Costa, falecidas esta semana deixando muita tristeza.

Marcelina, esposa de Narciso Canever, falecida aos 66 anos vítima de câncer, foi uma entusiasta na divulgação das tradições italianas, sempre presente nas festas Ritorno Alle Origini e do Vinho como voluntária na Associação Friulana.

Caroline, filha dos grandes amigos Zulma Bez Birolo e Giovani Costa, nos deixou no explendor da juventude, aos 29 anos.

Que Deus as receba em seu Reino e conforte o coração daqueles que tiveram o privilégio de compartilhar de suas vidas neste plano.


Colocando freios

Vereadora de Cocal do Sul - Maria Luiza Darolt (Malu), vem sendo a pedra no sapato do prefeito do obelisco.

Enquanto vereador emedebista Vicervânio Bez Fontana, o Toco, claramente defende o alcaide sulcocalense em seus pronunciamentos no legislativo, Malu diz que é preciso “puxar o freio de mão do Executivo, pois se continuar assim não teremos dinheiro para fechar o ano novamente”.

Além disso, ela quer saber os gastos da administração com sonorização porque, só com som na Cocalfest de 2023, foi gasto mais de R$ 200 mil.


Sem coronel

Enquanto vereador Fabiano De Bona defende instalação de escola militar em Urussanga, há quem acredite já haver capitão e coronel demais na política da nossa Benedetta.

E eu, parodiando outro De Bona, nosso sempre respeitado Omero, digo: “uma cousa é uma cousa e outra cousa é outra cousa!”.


Em se plantando dá

Vereador urussanguense foi pedir cerca de R$ 600 mil na Secretaria de Agricultura, na Ilha da Magia, e voltou com uma caixa de pacotes de sementes de hortaliças. Resposta do Secretário foi que há mais 240 municípios querendo dinheiro. Agora só resta ao nobre vereador seguir o conselho de Pero Vaz de Caminha: “ em se plantando, tudo dá”.


Postura

Presidente do recém criado partido Republicanos - Hélio Florentino, informou à redação deste semanário que encaminhou ao Diretório Regional, ofício solicitando orientações sobre como deve proceder o partido em Urussanga com a prisão do vereador Elson Roberto Ramos- Beto Cabeludo. Hélio disse que está aguardando um posicionamento e tomou esta atitude assim que soube da prisão do vereador que se filou ao Republicanos.


Regalia

Prisão dos vereadores e prefeito de Urussanga levou-me a pensar num fato que considero errado. Ou seja, quando alguém sem estudos é preso, normalmente é amontoado com outros detentos, sem nenhuma regalia. Já para quem tem estudo em nível superior, há o benefício até de cela especial. No meu entender, deveria ser ao contrário. Quem teve oportunidade de adquirir conhecimentos e diploma em nível superior, deveria ter menos privilégios, pois é conhecedor, com maior propriedade, dos caminhos que pode percorrer .

Diferente de quem já vive na marginalidade por falta de opções e falta da presença do Estado.




Vereador e ex-presidente do Legislativo - Daniel Reges Morais, é o que se pode convencionar de companheiro e fiel escudeiro do atual prefeito Jair Nandi.

Presença constante no Paço Municipal e dando sua contribuição na sugestão de encaminhamentos, Daniel, que é também do PSD, tem ajudado a reforçar a equipe que está sendo montada com o objetivo de reverter o marasmo, o descrédito e a falta de eficiência junto com demais problemas no caos que o prefeito Gustavo Cancellier, agora preso, deixou o município.


Definição por pesquisa

Questionado por radialista criciumense sobre candidatura e coligação entre MDB e PSD, o pré-candidato emedebista a prefeito Johnny Felippe, afirmou que seu partido apoiará o atual governo municipal no legislativo, mas não quer nenhum cargo na administração. Quanto à composição da chapa majoritária, Johnny disse que concorda com uma pesquisa para definir quem será o candidato a Prefeito de uma possível coligação.


Renúncia

Até o fechamento desta edição, na manhã desta quinta-feira 25/04, informações extra-oficiais davam conta de que Gustavo Cancellier poderia renunciar ao cargo de prefeito de Urussanga a qualquer momento. Preso, abandonado pelo seu próprio partido e prestes a ser cassado pelos vereadores, pode ser que renuncie para tentar não perder os direitos políticos.


Trabalhando


Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Urussanga - Eriqui Niclele está se reunindo com vários segmentos da sociedade urussanguense para conversar sobre as carências neste setor e buscando sugestões de como resolvê-las.

No dia seguinte a sua posse, Eriqui reuniu-se com a Diretoria da CDL local, oportunidade em que foram discutidas várias ações para implementar uma programação de eventos que possam servir de integração para a comunidade e como mecanismo de alavancar as vendas do comércio urussanguense.

Presidente da CDL- Leonardo Felippe disse que ficou satisfeito com a iniciativa do novo Secretário, pois demonstra uma vontade forte de trabalhar em conjunto pelo bem de Urussanga.

Comments


bottom of page