Presidente do Sindicato dos Agricultores e Agricultoras de Urussanga e Cocal do Sul - Adefonso Baesso e sua Diretoria, comemoraram a aprovação por unanimidade das contas do exercício 2023 em assembleia ocorrida esta semana.
A assembleia terminou em clima festivo, quando o Parabéns a Você foi cantado para a aniversariante do dia - Albertina De Noni.
Invasões em Urussanga
Enquanto o prefeito de Criciúma - Clesio Salvaro está fazendo um trabalho com o pessoal que invade edificações sem uso ou vive nas ruas, oferecendo apoio e trabalho para todos, evitando o caos social que termina em violência generalizada e até desestimulando que estas pessoas fiquem na Capital do Carvão; aqui em Urussanga algo inédito na história de 146 anos do município está acontecendo.
Residências temporariamente sem uso começaram a serem invadidas e os proprietários se tornaram reféns dos amigos do alheio que, a cada dia, tornam-se mais ousados e sem respeito às leis e instituições. Preocupante. Situação que exige ação forte dos poderes constituídos.
Se a moda pega, este pessoal que passa três meses na Esplanada veraneando, pode chegar em Urussanga e encontrar inquilinos indesejados em suas residências.
E por falar
Em invasão, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, na semana passada, um canal na internet onde os brasileiros podem fazer denúncias sobre invasão de terras agrícolas.
É só entrar no link http://cnabrasil.org.br/invasaodeterras e preencher as informações sobre o imóvel invadido. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
Manto preto
Se os dados apresentados pelo vereador Thiago Mutini refletem a realidade, chega-se à conclusão de que asfaltar ruas e avenidas não é requisito primordial para promover o desenvolvimento econômico de uma cidade.
Segundo Mutini, em praticamente oito anos a administração municipal colocou pavimentação asfáltica em 30 km de rodovias municipais.
E as perguntas que ficam: quantas indústrias vieram para Urussanga por causa disso? Quantos empregos foram gerados pelo manto negro? E o mais importante: quantos desses quilômetros ainda estão em boas condições?
Sucateados
É voz corrente que o péssimo estado de conservação das máquinas e equipamentos públicos em Urussanga é de “causar inveja”.
A frota de máquinas e caminhões está reduzida a quase zero desde motoniveladoras, pás carregadeiras, caminhões, tratores agrícolas e uma série de outros bens públicos literalmente sucateados.
Sem confeito
“Urussanguense já não quer mais saber desta história de vestido novo em velho manequim.”
Frase ouvida por este jornalista esta semana quando a conversa era sobre novos partidos na Benedetta. Coisa para os líderes analisarem com atenção. Afinal, não adianta mudar o confeito do bolo de chocolate, ele continuará sendo bolo e de chocolate.
Prisão na Benedetta
Operação Publicanos, realizada pelo Gaeco na última segunda-feira 26/02, que resultou em prisão em Urussanga, continua com desdobramentos e poucas informações sobre o caso.
A semana iniciou movimentada na cidade, especialmente no bairro Nova Itália e à margem da SC 108, em uma Transportadora ali instalada. Também foram alvo da Operação Publicanos uma farmácia localizada no Nova Itália e uma revenda de veículos no Bairro das Damas (apenas como referência).
Até o fechamento desta edição, as informações eram de que um empresário urussanguense continuava detido em prisão em Criciúma.
Criação de empresas em nome de terceiros (laranjas), movimentação bancária atípica, créditos de ICMS de empresas de fachada são alguns dos itens nos quais o empresário está supostamente envolvido, entre outras pessoas que operavam o esquema fraudulento.
Trabalhando
De forma discreta mas bastante intensa, Jhonny Felippe vem trabalhando muito nas articulações para sensibilizar lideranças de seu partido e de outros próximos com objetivo de alinhavar alianças e candidaturas a Câmara Municipal Segundo ele, o MDB apresentará uma nominata bastante diversa de postulantes, com ascendência até reconhecida na comunidade.
Saindo
Ex-diretor do Samae de Urussanga - Vilmar Tadeu Bonetti, o Bonettão, que atualmente vive entre Balneário Rincão e Barra do Camacho, informou a este jornalista que entregará sua carta de desfiliação do MDB até a próxima semana.
Sem falar os motivos, ele afirmou haver descontentamentos com a sigla.
Mas, para alguns especialistas em política com os quais conversei, a causa desta saída pode ser a aproximação que se vê entre MDB e PSD urussanguense para o próximo pleito eleitoral. Isso porque foi no recente governo interino do PSD em Urussanga que Bonettão foi exonerado do Samae, juntamente com outros funcionários, quando foi executado o plano de enxugamento da máquina para evitar a insolvência desta autarquia.
Agradecendo
Ao casal Solange Fornaza e Luiz Ricardo Bonetti, proprietários do Bar Bonetti, os agradecimentos da Família Panorama SC pela parceria que há anos vem sendo mantida.
Bar do Bonetti,onde vários exemplares de Panorama são vendidos semanalmente, fica ao lado do Açougue Bendo e defronte ao Altoff, e é parada obrigatória para quem aprecia um café gostoso e de ser bem atendido.
Obrigado, amigos!