top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA


Giliardi Cesconetto Gava, o pároco de Urussanga, foi quem esteve recentemente no Vaticano e teve a oportunidade de cumprimentar o Papa Francisco.

Padre Giliardi, representando Urussanga, acompanhou o prefeito Roberto Padrin e a comitiva de longaroneses, os quais foram recebidos pelo pontífice para uma benção, em evento dentro da programação alusiva aos 60 anos da tragédia do Vajont.


Os 15 mais

Segundo dados divulgados esta semana pelo Sebrae/SC, este é o ranking dos 15 municípios mais empreendedores em Santa Catarina e o percentual de empresas por habitantes:

1º Balneário Camboriú - 23,61%

2º Itapema - 21,12%

3º Florianópolis - 20,32%

4º Biguaçu - 17,39%

5º Porto Belo - 17,23%

6º Bombinhas - 17,21%

7º Itajaí - 17,09%

8º Penha - 16,99%

9º Garopaba - 16,96%

10º Xanxerê - 16,62%

11º Blumenau - 16,33%

12º Balneário Piçarras - 16,22%

13º Timbó - 15,95%

14º Ascurra - 15,93%

15º Imbituba - 15,64%.

Como se pode verificar, nenhum da região da AMREC. Qual será o parâmetro utilizado para este ranking?


Uva ou melancia?

O prefeito de Jaguaruna - Laerte Silva, comemorou os cerca de 45 mil visitantes que participaram da 2ª Festa da Melancia em seu município na segunda quinzena de janeiro.

Por aqui, para ninguém ter congestão, colheita da uva Goethe com sua Vindima aconteceu em vários municípios.


Paz I

Prefeito de Urussanga- Gustavo Cancellier, que assumiu a presidência da AMREC, diz que pretende reunificar esta associação que, atualmente, conta com cinco municípios afastados.


Paz II

Enfrentando muitos problemas na Benedetta, com várias obras aguardando conclusão e o povo colocando a boca no trombone em redes sociais, prefeito Gustavo deverá ter pouco tempo para se dedicar aos problemas regionais neste último ano de seu mandato.


Falácia

Muita falácia e pouca ação é o que se percebe da atual administração pública urussanguense. Um quadro sombrio e de poucas realizações.

Problemas se avolumam em todos os setores e a impressão que fica é que há quem não esteja nem aí para as reais carências de uma comunidade que vê as coisas chegarem ao fundo do poço.


Irresponsabilidade

No meu entendimento, a situação em que se encontra o trecho da rodovia entre Urussanga e Criciúma, é da inteira responsabilidade do governo estadual anterior.

A impressão que ficou é que, na ânsia de uma reeleição, sobraram ordens de serviço com pouco dinheiro em caixa.

E assim, estamos com valas abertas ao lado da SC 108 sendo inundadas a cada chuva, desde antes que Moises descesse do monte na capital barriga-verde.


Queda na produção

Queda de produção e qualidade. Esta é a frase que o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urussanga e Cocal do Sul, Adefonso Baesso, profetizou para a safra próxima agrícola.

Baesso não esconde as dificuldades dos setores produtivos da agricultura, especialmente local, e é enfático quando se refere à quebra de safra e à baixa qualidade do que está sendo produzido.

Segundo o presidente do Sindicado, há produtores que falam em quebra de safra entre 40 e até 60% , devido a fenômenos climáticos que certamente estão associados ao El Ninõ.

Já as conversas que este jornalista teve com produtores de uva e vitivinicultores, as perdas iniciaram ainda na florada com variações das temperaturas e nos meses seguintes quando chuvas, calor e umidade levaram a um comprometimento da quantidade e da própria qualidade da uva com parreirais simplesmente produzindo (migalhas), em relação a nos anteriores. Também para a uva, há quem diga que está terminando a colheita das várias variedades plantadas contabilizando prejuízos de 60% em relação as expectativas de safra.


Honraria

Ex-prefeito urussanguense Ruberval Francisco Pilotto é quem já está com bilhetes aéreos comprados para a próxima decolagem internacional, juntamente com a esposa Cristina. Em maio, Pilotto vai receber mais uma honraria internacional e desta vez com o título de Cidadão Longaronese através da concessão do Conselho Comunale daquele Município.


Prometendo

A Esplanada Beach será palco de mais um Galo do Meio Dia, evento este criado pelo casal Georgia e Jhonny Felippe, os quais recebem convidados em sua residência de verão para uma confraternização carnavalesca.

Este colunista agradece o convite.


Denúncia

A falta de identificação em veículos da municipalidade, fato que dificulta o controle por parte dos munícipes e está em desacordo com a legislação vigente, foi motivo de denúncia contra o prefeito Gustavo Cancellier esta semana.

Caso está no Ministério Público da comarca de Urussanga.


Fuxico I

Nos bastidores, a informação é que o trabalho legislativo dos edis urussanguenses deve reiniciar pegando fogo. Isso porque estão falando de uma lista de servidores do Executivo que tem parentes de vereadores e que será exposta para todos.


Fuxico II

Enquanto há quem esteja soltando raios e trovões com gratificação de 100% dada no Samae, há também quem esteja querendo transformar a “cachoeira” do terminal rodoviário Dionísio Pilotto em ponto turístico da Benedetta.

É, água também causa desequilíbrios e quedas.


Contagem regressiva

A partir de agora os prefeitos iniciam sua contagem regressiva para o final de mandato. Os que podem se candidatar a uma reeleição ganham força na busca de apoios e na formação de coligações. Já os que definitivamente levantarão da cadeira de Chefe do Executivo, esta iniciada a luta para fazer o sucessor.


Epidemia

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, informou que foram registrados seis óbitos este ano em virtude da dengue, e que outras 24 mortes estão sob investigação. Segundo ela, há uma epidemia de dengue na capital federal.




Comments


bottom of page