Rotary - mostrando a poluição ambiental através da arte fotográfica


No próximo mês de setembro o Rotary Clube de Urussanga apresentará uma exposição de artes visuais, trazendo ao público obras inéditas com a temática do rio Urussanga.

A exposição “Rastros da Contaminação - Poéticas do Rio Urussanga” adentra em um processo de escuta no território do rio Urussanga, construindo manifestações estéticas concretizadas na exibição de oito obras de arte inéditas, em diversas linguagens instalativas, arte musiva, performance e audiovisual; criadas através de um processo colaborativo envolvendo os artistas Augusto Zanelato, Henry Goulart, Vanessa Lopes e Willian Marques.

Todas as obras foram elaboradas a partir de uma residência artística imersiva, realizada pelo projeto Territórios Sensíveis - Rio Urussanga, coordenado por Walmeri Ribeiro, trabalhando in loco os rastros da contaminação das águas na Bacia do Rio Urussanga, com foco maior nos rios Carvão e Urussanga.

Também foram exploradas diversas áreas de rejeito e bocas de mina na região de Santana.

Os artistas participantes se lançaram neste desafio acreditando na potência da arte enquanto um agente de transformação, capaz de trazer outros pontos de vista para a questão da contaminação das águas e levantando novas perspectivas para compreensão desta dura realidade.

As obras que compõem a coletiva são: “O Dilema da Magnólia” de Vanessa Lopes; “Escuta” de Augusto Zanelato; “Ouro de Tolo 75/25” de Augusto Zanelato e Vanessa Lopes, em colaboração com as Manas Bonetti; “Nascente” de Vanessa Lopes e Willian Marques; “Banquete” de Augusto Zanelato e Henry Goulart; “O Rio que Corre em Nós” de Henry Goulart; “De que rio que tu é?” de Vanessa Lopes, em colaboração com Danilo Doc Lee e “Desperta” de Henry Goulart e Vanessa Lopes, em colaboração com Karla Ribeiro.

A abertura da exposição acontece no dia 28 de agosto, neste sábado, às 20h, em uma solenidade fechada por conta da pandemia da Covid 19. A visitação será aberta ao público, de 30 de agosto a 25 de setembro, de segunda a sexta, das 13h às 18h.

O percurso da galeria será orientado de forma a garantir o distanciamento social, com limitação de público e seguindo todos os protocolos sanitários para a realização de atividades culturais.

Visitas guiadas poderão ser agendada por Escolas no período da manhã. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Incentivo à Cultura Local - Lei Aldir Blanc Urussanga através do Rotary Club de Urussanga.


SAIBA MAIS


Período de visitação: de 30/8 a 25/9, de segunda a sexta, das 13h às 18h

Endereço: Praça Anita Garibaldi, Business Center Rosalindo Damiani, nº 193, Centro, Urussanga


Medidas de segurança: álcool gel, público limitado, distanciamento entre as obras e uso obrigatório de máscara


Visitas guiadas: no período da manhã, para turmas com até 15 estudantes, mediante agendamento prévio através do e-mail: willian.marques@outlook.com


Abaixo, fotos de alguns trabalhos que estarão expostos.